Autor Tópico: Olympus 12-40 f/2.8 Pro na OMD E-M10  (Lida 10582 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Dezembro de 2014, 21:07:29
Olá,

Como falei em outro tópico, decidi dar mais uma experimentada no MFT (micro 4/3) e comprei a OMD E-M10 com a nova 12-40 f/2.8. Realmente os resultados não têm nada a ver com minhas experiências anteriores com esse formato:

- a Pana GH2 tinha uma construção que considerei excelente, usuário de DSLR. Uma Mini-Rebel... Infelizmente o sensor não estava à altura e, ao constatar que minha Canon T4i com a kit fazia fotos mais nítidas e com mais contraste do que a GH2 com a excelente Lumix 12-35 f/2.8, vendi tudo.

- no início deste ano comprei uma Oly E-PL5 com a 9-18 aqui no fórum e levei para viagem. Mais uma vez o conjunto decepcionou, pois as imagens estavam praticamente iguais às da Sony RX100 III e perdiam feio para a XT-1...

- li bastante sobre a 12-40 f/2.8 e os excelentes resultados dela e decidi aproveitar uma viagem a trabalho semana retrasada e comprá-la com um corpo "bom e quase barato" (já que a lente com a taxa do Estado custava pouco mais de $1000). Optei pela E-M10, principalmente pela opinião positiva do amigo "MarcioK" aqui do fórum. Os resultados foram realmente inesperados, pois o conjunto não tem nada a ver com os anteriores que usei.

Estes exemplos estão comprimidos pelo Flickr, mas dão uma ideia da versatilidade: ela até oferece um macro bastante razoável...

Cliquem na imagem para o tamanho máximo... São JPEGs muito pouco mexidos no LR5 (um pouco de Clarity e Vibrance) e os ISO vão de 200 (fotos claras) a 1600 (escuras) :ok:














« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, 21:11:01 por efilho »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2014, 22:05:30
Maravilha de fotos hein efilho. Também andei lendo coisas boas sobre essa 12-40 PRO. Parece chol mesmo!!
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2014, 22:33:15
efilho, e sobre a M10, o que achou? Gostou?

Você achou esse combo bastante melhor que a RX100III?
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2014, 22:37:36
Parabéns pela aquisição. Eu quase comprei uma OMD E-M5 com essa lente nesta semana mas a retenção de detalhes não me cativa quanto de outros sistemas de sensor maior e isso, pro meu gosto, faz a diferença.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2014, 23:29:38
Eu acho este conjunto fantástico. Estou pensando em vender a xt1 e ficar com a em1. Não achei que a Fuji segura tanta qualidade, ambas perdem para a 5d, neste caso prefiro manter o sistema mais compacto.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2014, 08:23:01
...eu quase comprei uma OMD E-M5 com essa lente nesta semana mas a retenção de detalhes não me cativa quanto de outros sistemas de sensor maior e isso, pro meu gosto, faz a diferença.

O que realmente me impressionou nesse conjunto foram os detalhes: observando as fotos arquivadas de minha (ex-) GH2 com a 12-35 e a E-PL5 com a 9-18 no LR5, percebe-se que falta um pouco de nitidez a 100% (o que é uma exigência meio besta pois ninguém desfruta foto a 100%...), comparando com as que eu tinha feito com outras câmeras digitais (NEX C3 e 6, Canon T4i e 70D e Fuji X100s, X Pro e XT-1).

Olhe para a foto desse encouraçado, cheia de pequenos detalhes: se não colocar lado a lado com uma foto de full-frame, eu duvido que alguém vá dizer "Pena que não usou uma médio formato ou full-frame, aí sim veríamos os detalhes". Com as MFT anteriores que usei percebia que as coisas estavam um pouco menos nítidas... Como sempre me baseei na experiência própria para dar meus pitacos por aqui, fica minha mudança de opinião em relação ao MFT com essas lentes "Pro". Comprei mais a 40-150 para fechar o conjunto, embora não se compare a 100%.

Em termos de usabilidade, eu realmente senti falta dos "menus do lado de fora" da XT-1 (principais ajustes nos diais), mas acabei me acostumando rapidamente à E-M10. Qdo me enrolava um pouco colocava no "iAuto": fazendo "Fine + RAW" os ajustes finais sempre ficam fáceis no pós. O conjunto com a 12-40 fica com a mesma sensação "peso e volume" da XT-1 com a 18-55, curiosamente. O corpo da Oly é bem menor, mas como a lente é maior do que a da Fuji, fica essa sensação de mesma coisa...   :D

A D750 mostrou ser, para meu uso, tiro de canhão em mosca: que conjunto pesado e grande com a 24-120!!!!! Eu fiquei tão acostumado com conjuntos compactos e leves que desinteressei imediatamente: simplesmente não me via carregando aquela coisa, sensação idêntica à da 6D com a 24-105 ano passado na B&H... E entrei na loja para comprá-la!!!!  ;)

Realmente para amadores, é fundamental pegar o conjunto nas mãos e ver se a coisa é prática para uso não remunerado...  :ok:

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 08:26:30 por efilho »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2014, 09:03:55
...e sobre a M10...Gostou?....achou esse combo bastante melhor que a RX100III?

Na verdade quem usa E-M1 ou XT-1 vai achar a E-M10 uma câmera menos resistente, meio frágil, com imagem bastante comparável à Sony se usando com a lente kit. A diferença de imagem da kit para essa 12-40 é notável, por isso eu diria que, se usar uma E-M10 com lente comum (zoom kit, zoom não-Pro), a Sony faz a mesma coisa em nitidez e cor. Em minha opinião, a Sony RX100 III sempre será backup para quem é amador entusiasmado, pois a imagem fica um pouco atrás à de uma Fuji ou à essas MFT com lente Pro...  :ok:


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2014, 09:28:01
Comparando os dois combos diretamente (xt1 18-55 x omd 12-40) qual a sua impressão em relação a imagem entregue?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:03:48
Bacana efilho, obrigado pela avaliação!
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:13:51
Comparando os dois combos diretamente (xt1 18-55 x omd 12-40) qual a sua impressão em relação a imagem entregue?

Eis 2 fotos (clique para tamanho real), o encouraçado com a Olympus e a igreja com a XT-1. Não vejo diferença sob luz clara, apenas a XT-1 dá mais 1 f-stop em baixa luz, em minha opinião. O único "grilo" da Fuji é que vc só obtém a melhor imagem usando PhotoNinja e outros programas específicos. Lightroom ainda não se acertou com o X Trans.



« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 10:18:33 por efilho »


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2014, 10:50:17
"Eu"não vejo diferença. Para mim estão no mesmo nível. Acho que em breve essa xt1 vai estar em Cabo Frio  :assobi: já acendi as velas...  :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2014, 11:29:04
"Eu"não vejo diferença. Para mim estão no mesmo nível. Acho que em breve essa xt1 vai estar em Cabo Frio  :assobi: já acendi as velas...  :D
Claudio, lá vem vc "secar" meu "depósito" :)))

Forte abraço e, quem sabe????


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2014, 12:42:53
marcando para acompanhar.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2014, 15:59:58
....Acho que em breve essa xt1 vai estar em Cabo Frio  :assobi: já acendi as velas...  :D

Aliás, a E-PL5 que comprei aqui parece que já havia passado por vc, e a 9-18 foi sua também. Com que equipo você está agora, hombre?????   :shock:

Vc tem é que comprar uma caixa estanque e fazer fotosub aí nessa água porreta pós-frente fria (antes de frente fria fica verde turvo, uma porcaria para foto). Já fiz fotosub aí há uns 20 anos atrás, Nikonos V com 35mm (que também é uma porqueira, pois tem que usar wide mesmo...) e SB-103...

Abração...
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 16:03:20 por efilho »


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2014, 16:42:43
Aliás, a E-PL5 que comprei aqui parece que já havia passado por vc, e a 9-18 foi sua também. Com que equipo você está agora, hombre?????   :shock:

Vc tem é que comprar uma caixa estanque e fazer fotosub aí nessa água porreta pós-frente fria (antes de frente fria fica verde turvo, uma porcaria para foto). Já fiz fotosub aí há uns 20 anos atrás, Nikonos V com 35mm (que também é uma porqueira, pois tem que usar wide mesmo...) e SB-103...

Abração...
Pois é Edric. E eu gostava da 9 18 e vc não...Duas lentes do sistema que acho fantásticas são: 45mm 1.8 e a 75mm 1.8

Eu dentro d'água? Rapaz, eu dentro d'água  sou igual a peixe: se ninguém me tirar eu não consigo sair  sozinho não :no:

Agora estou com uma a6000. Muito boa câmera. Mas ela só está esquentando o lugar enquanto uma XT1 que andou pela França, tirou foto da Monalisa, dançou o Kam Kam no Moulin Rouge vim para estas bandas :assobi: