Autor Tópico: 60mm ou 50mm  (Lida 2215 vezes)

Rui Antunes

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ruiantunes.com
Online: 03 de Outubro de 2006, 00:47:51
Encontrei uma Nikkor 60mm macro 2.8D usada por 800 paus, vale mais a pena do que comprar uma Nikkor 50mm 1.4D nova por 929 na recreio???
qual tem a melhor nitidez, cores e etc???
Valeu!!!!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 00:52:22 por Rui Antunes »
Rui Antunes
Sorocaba-SP


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2006, 01:57:08
Rapaz, eu tenho as duas, e comentar a respeito delas é meio complicado. São duas lentes que eu acho muito boas, e que têm características próprias meio difíceis de descrever.

Pra uso geral, é bem possível que a 50 valha mais a pena. A nitidez dela é muito grande em qualquer distância de foco, além de ter a vantagem das aberturas enormes.
Em f/2 ela já é BEM nítida, em f/2.8 já está no limite de resolução dos 6 MP.

Gosto muito de usar a cinqüentinha pra retratos, e em retratos um caráter muito especial que ela tem aparece mais facilmente: ela não é uma lente muito contrastada, então acho bem bacana pra passar uma certa 'suavidade', de certa forma.

Veja como, mesmo na foto abaixo, com uma luz altamente direcional, a lente apresenta boa gradação nas altas luzes. Mas o que eu acho interessante é o microconstraste. A lente captura um montão de detalhe, coisa absurda mesmo, mas esse detalhe todo não salta muito aos olhos, é difícil explicar:

http://sigrist.fotopic.net/p20677888.html

Já a 60 vou adiantando que não é boa pra assuntos distantes, pois ela perde muita nitidez depois dos 2m. Normal, em se tratando de uma macro.

Evidentemente, pra macros ela bate a 50, porque a 50 não é macro, e a 60 faz 1:1. Se você se interessa por macros, a 60 é uma boa passagem pra esse mundo, por não ser tão cara.

Mas eu sou meio do contra e uso a 60 mais pra retratos do que pra macros. Aí que ela mostra algumas características interessantes e difíceis de descrever também.

Em primeiro lugar, ela tem mais contraste que a 50. E satura mais as cores, muito mais. A 50 é notável por não apresentar grande saturação nas cores, mas a 60... :)

A 60 já não é tão nítida em 2.8 quanto a 50, mas isso é normal. Eu diria que a 60 fica bem boa em f/4 e excelente de 5.6 em diante. É incrivelmente nítida mas já não nas grandes aberturas. Pras grandes aberturas, a 50mm é que vai oferecer nitidez.

O microcontraste da 60 é bem maior também: ela captura muito detalhe, como a 50, mas esse detalhe chama mais a atenção, ele salta mais aos olhos, possui uma certa 'mordência' que não aparece com a 50. Isso aparece bem nesta foto:

http://sigrist.fotopic.net/p23548555.html

O interessante é que a segunda foto, mesmo sendo mais fechada que a primeira, já não é tão nítida, e eu diria que na primeira (infelizmente não tenho crops 100% fáceis pra mostrar), captura-se mais detalhes. Só que na segunda foto eles chamam mais a atenção, saltam aos olhos. A maioria das pessoas não gosta de ver tanto detalhe assim na pele, em retratos, mas acho que esse visual da 60mm tem seu charme.

Por enquanto é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa, posto aqui depois!

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Rui Antunes

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ruiantunes.com
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2006, 14:50:52
Valeu Thiago, foi esclarecedor.

Abraço!!!
Rui Antunes
Sorocaba-SP


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 03:03:56
Nota 10 pelo excente relato. Foi um dos melhores que já li. Parabéns.

Deixa eu aproveitar e fazer umas perguntas sobre a 60mm.
Vc disse que a 60 perde nitidez em distâncias maiores que 2 metros. É tão drástica a perda de nitidez assim? Acontece em todas as aberturas ou usando aberturas menores melhora ?
Pergunto isso, pois após seu relato me animei comprar esta lente.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 21:22:26
Citar
Nota 10 pelo excente relato. Foi um dos melhores que já li. Parabéns.

Deixa eu aproveitar e fazer umas perguntas sobre a 60mm.
Vc disse que a 60 perde nitidez em distâncias maiores que 2 metros. É tão drástica a perda de nitidez assim? Acontece em todas as aberturas ou usando aberturas menores melhora ?
Pergunto isso, pois após seu relato me animei comprar esta lente.
Lúzio,

não perde TANTA nitidez assim não. A questão aqui é mais costume de meter o pau nas lentes! :laughing:

Mas... sei lá... conforme o foco se aproxima do infinito, a 60mm deixa de ser uma lente fantástica e passa a ser apenas uma lente comum. As 50mm devem ser mais nítidas do que ela nessa distância de foco, independente da abertura.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta