Autor Tópico: Imagem Nikon melhor que Canon ?  (Lida 10680 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Dezembro de 2014, 23:17:13
Então,

Outro dia comentaram em outro fórum que a D7100 tinha melhor qualidade de imagem que a 6D. Na hora achei difícil acreditar, mas dando uma pesquisada por alto, realmente parece ser verdade. A única vantagem da 6D seria somente menor ruído em ISO alto.
E se formos comparar FF com FF aí então que parece que a vantagem é maior ainda.
Como eu disse, não fiz uma pesquisa mais detalhada, mais aprofundada, mas a primeira impressão foi essa.

Resumindo: A qualidade da imagem da Nikon é superior que a da Canon ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2014, 06:57:07
Muita coisa misturada aqui nesse tópico.

1. A qualidade de imagem está diretamente associada à técnica da pessoa
2. Uma pós bem elaborada em uma foto bem fotometrada e clicada pode fazer diferenças que você nem imagina.
3. Lente top em corpos de sensores menores podem se sobressair sobre lentes porcarias em sensores maiores.
4. Partindo do princípio de que iremos comparar as duas câmeras APS-C vs FF com as 3 primeiras condições equivalentes, FF sempre trará maior retenção de detalhes (maior nitidez), ruído mais agradável, etc....

É preciso separar a sua dúvida entre FF vs APS-C e Canon vs Nikon. Sabemos que para a segunda dúvida os sensores Nikon são melhores mas não a ponto de ser percebida a diferença por 99% da população.
Eu me mantive em Canon pelo fato da ergonomia, preços e opções de lentes e WB/cores para retratos me agradarem mais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2014, 07:41:44
Eu admito estar entre esses 99% que não consegue distinguir uma captura feita com C ou N. Mesmo que seja "foto bruta".
Se ,tiver Pós produção, aí é que não distingo mesmo!

Eu optei por Canon por causa do preço e porque, na época, me pareceu existir maior oferta, no Brasil, de lentes e acessórios, nem sei se isso é mesmo verdade, mas foi a impressão que fiquei há cerca de um ano.

Já vi fotos soberbas com ambas as marcas. Já vi (e fiz) fotos medianas, medíocres e ruins, também com ambas as marcas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:28:46
A Sony tem, disparada, o melhor sensor da atualidade.
Nikon usa sensor Sony.
Nikon está melhor que a Canon, sem choro.

PS: Uso Canon mas não sou fanboy.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:29:57
Na prática é realmente difícil comparar e visualizar. Teria que ser um teste "em laboratório", sob as mesmas condições para ambas as câmeras.
Sei que essa discussão Canon x Nikon é bem amadora, mas como li alguns review em que a qualidade da Nikon seria MUITO superior que as da Canon, fiquei curioso.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:42:20
Na prática é realmente difícil comparar e visualizar. Teria que ser um teste "em laboratório", sob as mesmas condições para ambas as câmeras.
Sei que essa discussão Canon x Nikon é bem amadora, mas como li alguns review em que a qualidade da Nikon seria MUITO superior que as da Canon, fiquei curioso.

A recuperação de sombras e a retenção de detalhes em iso altos nos sensores sony é assombrosa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:46:35
A qualidade de imagem da Nikon geralmente é superior sim, mas é algo que só é perceptível em testes em laboratórios (como sites e revistas especializadas fazem). A olho nú e sem grandes ampliações da imagem, não fazem muita diferença PARA MIM.
Talvez a diferença perceptível seja na saturação de algumas cores.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:21:46
Esse negocio ai vai de geração, de tempos em tempos um fabricante consegue fazer um sensor melhor que os outros. Na atual geração de sensores, a sony conseguiu um projeto campeão, os sensores Sony estão atualmente equipando câmeras da Sony, Nikon (acho tbm que Pentax e Leica). A geração atual de sensores Canon é inferior aos Sony principalmente em dois quesitos, profundidade de cores e range dinâmico.
Pra quem quiser se afundar nessas medições tem o site DxOmark, que faz testes de laboratório e apresenta os resultados na web, ali pode-se fazer comparações. Mas é preciso lembrar que a câmera é um conjunto lente sensor, ou seja, uma câmera com um super sensor pode ter um resultado medíocre se estiver usando uma lente meia boca.
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2014, 11:40:34
Para mim o set de lentes é que define a escolha da marca mas hoje o sensor da Sony é muito bom mesmo.

D3300
D750
D810

Acredito que a Canon deva estar preparando algo pois a Nikon colocou câmeras em segmentos diferentes de altíssima qualidade de imagem.

O que gosto da Canon é o sistema de foco, tons de pele e lentes.

Tenho milhares de arquivos RAW da D7000 comigo, naquela época a recuperação das sombras já era algo muito bom, latitude se vê na prática em ISO nativo, depois disso os EV's vão caindo.

Se eu fosse comprar para mim uma câmera hoje seriam estas:

Entrada: D3300
FF: D810 ou D750
APS-C: 7D Mark II

Abraço!  :ok:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:24:06
A qualidade de imagem da Nikon geralmente é superior sim, mas é algo que só é perceptível em testes em laboratórios (como sites e revistas especializadas fazem). A olho nú e sem grandes ampliações da imagem, não fazem muita diferença PARA MIM.
Talvez a diferença perceptível seja na saturação de algumas cores.

Usando ISO baixo com o sensor Sony é possível subexpor para depois levantar as sombras
enquanto com o sensor Canon fica ruim...
Isto é muito útil em cenas de alto contraste para preservar as altas luzes.
https://photographylife.com/nikon-vs-canon-dynamic-range
http://www.fredmiranda.com/5DIII-D800/index_controlled-tests.html







Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:29:57
Como já disse um usuário aqui do fórum, se Nikon tem sensor melhor, e as imagens da Canon são praticamente iguais, quer dizer que Canon tem os melhores fotógrafos :hysterical:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:51:22
Como já disse um usuário aqui do fórum, se Nikon tem sensor melhor, e as imagens da Canon são praticamente iguais, quer dizer que Canon tem os melhores fotógrafos :hysterical:

Não diria melhores, mas são mais cuidadosos e se esmeram mais em obter um resultado de qualidade igual aos que usam equipamentos superiores. Esse é meu time!

 :worship:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:53:52
Não diria melhores, mas são mais cuidadosos e se esmeram mais em obter um resultado de qualidade igual aos que usam equipamentos superiores. Esse é meu time!

 :worship:

Foi vc msm! Não falei o nome pra ver se vc aparecia por aqui :hysterical:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2014, 17:06:35
Foi vc msm! Não falei o nome pra ver se vc aparecia por aqui :hysterical:

É simples de entender. É como no automobilismo, se um carro é melhor que o outro e estão andando juntos, o outro  piloto está fazendo a diferença.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 17:07:03 por Claudio Rombauer »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2014, 19:29:31
III Guerra Mundial começando em 5; 4; 3 ...

 :hysterical: