Autor Tópico: Problemas em objetiva  (Lida 1243 vezes)

br.delima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 06 de Outubro de 2006, 20:58:55
Pessoal,

surgiu uma objetiva muito interessante para comprar mas fiquei na dúvida: ela estava condensada e com manchas em um elemento interno (o elemento está bem no meio da objetiva e a mancha está ao redor deste elemento).

Minha pergunta é: Será que esta mancha, que o técnico que está querendo me vender disse não ser possível retirar, é mancha de fungo, que "comeu" o coating? A objetiva estava com este elemento condensado e, ao ver meu interesse, resolveu limpar para garantir a venda. Mas ele não contava com esta mancha. Fiz algumas fotos de teste e percebi o seguinte: Em abertura 2.8, a objetiva apresenta falta de nitidez (comparada com uma nikkor, realmente a diferença é grande) e quando se faz a mesma foto com um diafragma mais fechado (como f.5.6), a mesma foto, em mesmas condições de luz e etc, a foto com a objetiva manchada fica mais escura como se fosse menos 1 ponto (a nikkor fica com a exposição correta). Achei esse fato curioso...

Pergunta: Será que polindo este elemento, a nitidez volta e os problemas desaparecem,ainda mais se tratando de um elemento no meio da objetiva?

Por que dizem que polir não presta? Dá para refazer o coating aqui no Brasil?
Estas manchas que o fungo deixa na objetiva atrapalham na qualidade da foto mesmo ou esses problemas estão relacionados com a qualidade da objetiva em si? A objetiva em questão é uma 80-200 f.2.8 Tokina e a objetiva de teste que usei é uma 80-200 f.2.8 nikkor. Achei a diferença brutal....

Olhem vocês mesmo:

Estas fotos abaixo foram tiradas com o diafragma f2.8


TOKINA


NIKKOR

E estas aqui foram feitas com o mesmo diafragma, sem photoshop nem nada. Originais.

Todas em f.6.5 e com velocidade identica. A nitidez fica parecida, mas a cor...

Reparem nas cores!!!


TOKINA



NIKKOR

O que é mais esquisito: Em f.2.8, não há tanta diferença na claridade, mas perde-se a nitidez, porém, quando trabalhamos com uma abertura menor, ganha-se nitidez mas as fotos ficam mais escuras... Que P@#*$@# é essa!!!!

Existe a possibilidade de trocar o elemento por outro??? Essa dúvida me surgiu agora....
Alguém aqui já poliu uma objetiva? Como ficaram os resultados?
Será que fica pior do que já está as imagens?

Alguém sabe se dá para refazer o coating??? Alguém já fez este serviço? Quanto custa???

Alguém sabe das respostas???

Um abraço a todos!


Opiniões!!!