Autor Tópico: [Dúvida] Primeiros Cliques  (Lida 1344 vezes)

davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 09 de Dezembro de 2014, 12:34:43
Boa tarde gente bonita td bom ? Seguinte , hoje finalmente comprei uns filminhos pra queimar esse Fds , vou dar um Pulo em SP com as minhas princesas(Noiva e a Pentax Spotmatic rsrs) e to com algumas duvidas ainda antes de começar a queimar minhas películas por mais baratas q sejam kkkk . Comprei 2 rolos de Kodak ColorPlus ASA 200.Minhas dúvidas são as seguintes. Sim , sou noob e essas duas agora vao ser bem noobs mesmo , estou começando agora a fotografar , principalmente com filme . Na parte superior da Spotmatic , no disco de velocidade do obturador , tem também um disco de regulagem da ASA . Isso realmente é funcional e altera algo na imagem , ou é meramente indicativo pra eu não esquecer que filme coloquei ali(inútil)?A mesma duvida tenho quanto ao disco que há em volta da alavanca de rebobinação , que indica o tipo de filme ( Chromo / Color / Empty) . Se esses discos realmente interferem em algo , como é feito isso? Já que o trabalho da máquina é de nada além de abrir e fechar a passagem de luz? Para fotos diurnas e sem o tripée o rabicho , evitando borrões , que velocidade eu uso ? 1/125 ou 1/250 ? Essas funções dos discos podem ter haver com o bendito fotômetro?Alguém me explica como usa esse item da câmera que até hoje não consegui entender direito como ele trabalha e quais são as etapas pra ele agir efetivamente na foto(Noob ,noob , noob kkkk). Obg a todos desde já!


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2014, 15:00:38
Sobre a ASA, você tem que ajustar o disco de acordo com o filme usado (ou, se puxar o filme, de acordo com a puxada) sim, pro fotômetro indicar a regulagem correta.
Quanto à sua outra dúvida, não sei, porque não conheço essa câmera  :ponder: