Autor Tópico: [Dúvida] Primeiros Cliques  (Lida 1344 vezes)

davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 09 de Dezembro de 2014, 12:34:43
Boa tarde gente bonita td bom ? Seguinte , hoje finalmente comprei uns filminhos pra queimar esse Fds , vou dar um Pulo em SP com as minhas princesas(Noiva e a Pentax Spotmatic rsrs) e to com algumas duvidas ainda antes de começar a queimar minhas películas por mais baratas q sejam kkkk . Comprei 2 rolos de Kodak ColorPlus ASA 200.Minhas dúvidas são as seguintes. Sim , sou noob e essas duas agora vao ser bem noobs mesmo , estou começando agora a fotografar , principalmente com filme . Na parte superior da Spotmatic , no disco de velocidade do obturador , tem também um disco de regulagem da ASA . Isso realmente é funcional e altera algo na imagem , ou é meramente indicativo pra eu não esquecer que filme coloquei ali(inútil)?A mesma duvida tenho quanto ao disco que há em volta da alavanca de rebobinação , que indica o tipo de filme ( Chromo / Color / Empty) . Se esses discos realmente interferem em algo , como é feito isso? Já que o trabalho da máquina é de nada além de abrir e fechar a passagem de luz? Para fotos diurnas e sem o tripée o rabicho , evitando borrões , que velocidade eu uso ? 1/125 ou 1/250 ? Essas funções dos discos podem ter haver com o bendito fotômetro?Alguém me explica como usa esse item da câmera que até hoje não consegui entender direito como ele trabalha e quais são as etapas pra ele agir efetivamente na foto(Noob ,noob , noob kkkk). Obg a todos desde já!


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2014, 15:00:38
Sobre a ASA, você tem que ajustar o disco de acordo com o filme usado (ou, se puxar o filme, de acordo com a puxada) sim, pro fotômetro indicar a regulagem correta.
Quanto à sua outra dúvida, não sei, porque não conheço essa câmera  :ponder:
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2014, 15:01:36 por Tiago C. »


ChristianSC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:10:17
Você vai indicar o ASA do filme e colocar em 200. Isso vai afetar o detector de luz (spotmeter).

"Puxar" o filme como o Tiago falou é usar numa regulagem diferente, tipo 400 ou 800, e deixar pro laboratório compensar. Aí fica aquele visual mais granulado que muita gente gosta. Mas pra começar, usa o 200 mesmo.

Aí você faz o seguinte, depois de colocado o filme e regulado o botão do ASA: coloca a velocidade do shutter em 1/125 ou 1/250 e regula a abertura da lente até que a agulha do detector de luz fique mais ou menos no meio. Quando isso acontecer é porque a exposição está correta. Com exceções, porque o detector de luz é meio "burro":
- Quando o centro da imagem for uma sombra ou algo preto, compensa um pouco e fecha a abertura da objetiva (eg. vai de f4 pra f5.6).
- Quando você tirar uma foto contra a luz, compensa abrindo a objetiva (por exemplo vai de f4 pra f2.8).

Com o tempo você vai aprender a usar velocidades maiores (1/500 ou 1/1000) onde houver ação, e velocidades menores (1/60, 1/125) para paisagens. E também saiba que a técnica fotográfica (pesquise) é muito importante porque não há estabilizador na câmera ou na objetiva... qualquer tremidinha aparece nas fotos, especialmente se o shutter estiver em velocidades mais baixas.

Já o outro botão, nem sei pra que serve... na minha K1000 que eu tinha, não tinha isso. Eu não me preocuparia muito com isso... coloca color mesmo já que é o que você tem.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 20:14:23 por ChristianSC »
Pentax K-3 K-S1 K-50 K200D K10D P30T
Lentes Pentax 16-50 2.8, 18-50 4-5.6, 28 3.5, 35 2.4, 35 2.8 Macro, 50 1.2, 50 1.7, 50 f4 Macro, 70 2.4, 100 2.8, 200 f4, 70-210 f4, 80-320 4.5-5.6
Tokina 24 2.8, Sigma 30 1.4 Art, Rikenon P 50 1.4

Fotografar é aproveitar cada milésimo de segundo da vida


davidguitar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2014, 18:07:37
Obrigado , gostei muito da explicação Christian . Usei a máquina na viagem  , mas agora acabei de me assustar bravamente e queria uma verdade de algum de voces rs. Usei bastante a maquina em sp , na maioria das vezes usei velocidades 500 ou 1000 pois estava em ambiente muito luminoso e eu tenho uma certa briga pra fechar o diafragma kkk , não sei , tenho uma sisma de querer super desfoque do não-assunto , e por isso tento compensar sempre na velocidade e manter a abertura em 1.4 .Só mecho na abertura de forma consideravel(acima de 3.5) quando muuuito necessário. Estaria errado essa minha prática ? E agora q vem a verdadeira bomba. Rapaz , como nunca tinha usado cameras analogicas segui o manual que veio com a  pentax né. coloquei o rolo filme no espaço la dele , e estiquei o filme deixando uma aba dando meia volta no carretel do outro lado e travando naqueles dentes . fechei a máquina dei umas puxadas e obturadas até o contador ir pro zero , e tentei girar o Knob no sentido horario pra ver se estava travado , e aparentemente está , pois nao gira. Usei a maquina durante toda a viagem e tal . Porém hoje vendo alguns video de fotografia no youtube , vi que ao puxar a alavanca da direita pra acionar o obturador , o knob da esquerda gira junto . NENHUMA das vezes que fotografei o knob da esquerda girou junto com a alavanca. Alguém me explica? Nenhuma foto foi registrada?  :eek: :eek: :eek: :eek: :no: :( :doh:
Você vai indicar o ASA do filme e colocar em 200. Isso vai afetar o detector de luz (spotmeter).

"Puxar" o filme como o Tiago falou é usar numa regulagem diferente, tipo 400 ou 800, e deixar pro laboratório compensar. Aí fica aquele visual mais granulado que muita gente gosta. Mas pra começar, usa o 200 mesmo.

Aí você faz o seguinte, depois de colocado o filme e regulado o botão do ASA: coloca a velocidade do shutter em 1/125 ou 1/250 e regula a abertura da lente até que a agulha do detector de luz fique mais ou menos no meio. Quando isso acontecer é porque a exposição está correta. Com exceções, porque o detector de luz é meio "burro":
- Quando o centro da imagem for uma sombra ou algo preto, compensa um pouco e fecha a abertura da objetiva (eg. vai de f4 pra f5.6).
- Quando você tirar uma foto contra a luz, compensa abrindo a objetiva (por exemplo vai de f4 pra f2.8).

Com o tempo você vai aprender a usar velocidades maiores (1/500 ou 1/1000) onde houver ação, e velocidades menores (1/60, 1/125) para paisagens. E também saiba que a técnica fotográfica (pesquise) é muito importante porque não há estabilizador na câmera ou na objetiva... qualquer tremidinha aparece nas fotos, especialmente se o shutter estiver em velocidades mais baixas.

Já o outro botão, nem sei pra que serve... na minha K1000 que eu tinha, não tinha isso. Eu não me preocuparia muito com isso... coloca color mesmo já que é o que você tem.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 18:11:31 por davidguitar »