Autor Tópico: Frase  (Lida 3202 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:37:11
Tentando responder a pergunta.

fotografo como forma de expressão, tenho uma dificuldade imensa de me expressar falando, então sempre fiz isso de forma escrita, a fotografia apareceu como mais uma forma de expressão, que tem me possibilitado passar mensagens que antes eu não conseguia, apesar de querer.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2006, 18:30:15
Citar
Rodrigo:

Então vamos fazer o seguinte... E você? Por que fotografa? Por que fotografa e pensa na fotografia como pensa?
Ok, vamos lá. Como um bom psicólogo comportamental, preciso começar pensando que fotografo e penso na fotografia porque estive e estou num ambiente que favorece isso.

Há a influência do meu pai e do meu tio, que sempre gostaram de fotografia. Meu pai usava uma Pentax K1000 e eu, quando criança, não entendia porque as fotos que tirava com as câmeras automáticas que eu tinha não saíam como as dele. Meu pai é desenhista, então sempre houve em casa essa coisa da criação.

Junto com isso, tive uma formação por parte dos meus pais em que sempre esteve presente o contato com a arte, especialmente museus, livros, concertos e exposições de artes visuais.

 Já minha formação acadêmica fortaleceu em mim o gosto pela leitura e pela escrita, o questionamento e a crítica. Comecei a ler e escrever muito cedo.

Acho que esses elementos foram os que possibilitaram, dentro de uma determinada condição, que fosse possível esse gosto pela fotografia. Essa condição apareceu especialmente no contato com a Tati, minha noiva, que também foi um modelo de criatividade e experimentação. Quando comecei a fotografar, continuei pelo simples fato de que as pessoas gostavam das minhas fotos.

De lá pra cá, no entanto, a fotografia tem se tornado uma coisa mais íntima, que me satisfaz quando consigo representar através dela algo que reconheço como verdadeiro na minha relação com o mundo que me cerca. Ou seja, já não me basta que gostem de minhas fotos (exceto quando são pessoas a quem prezo muito); há um caráter de representação que procuro atingir, e talvez tenha a ver com o que o Alex falou. Essa "representação" não se limita a um ponto de vista, mas a fatores intangíveis presentes tanto na minha percepção como no resultado da captura fotográfica. Nas fotos que eu fiz da 9 de julho, por exemplo, fiquei contente com o resultado, pois há nelas algo — no corte, nas sombras, nas formas, na profundidade de campo — que mostra um pouco a maneira como concebo a cidade. Ainda é um princípio, mas em que já vejo um pouco desses elementos não-tão-formais aparecendo.

Leio, penso e escrevo sobre fotografia porque acho que esse conhecimento me faz entender melhor aquilo que faço e procuro e, de alguma forma, isso acaba modificando o que eu produzo.


dadomagalhaes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2006, 20:48:17
Isso ai Ivan! Eu também sou amador mas posso falar de fotografia com qualquer um,fotografia é uma forma de ver o mundo.Dê uma passada no meu blog o texto fala disso.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2006, 21:21:27
Citar
Isso ai Ivan! Eu também sou amador mas posso falar de fotografia com qualquer um,fotografia é uma forma de ver o mundo.Dê uma passada no meu blog o texto fala disso.
Dado, se você postou lá um texto de interesse, por favor, transcreva aqui que é mais útil ao debate para todos.

Abraços,
Ivan


Francis Sato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2006, 20:50:13
Citar
Já conhecia esta idéia, embora não me lembre de ter lido propriamente a frase citada.
Justamente para evitar o senso-comum pejorativamente direcionado ao termo Amador é que me defino como um Entusiasta.

Não tenho o rigor, o equipamento e o controle de qualidade que um profissional precisa. Busco a qualidade que posso com o que tenho. Fotografo muito, fotografo porque gosto, fotografo porque quero mostrar algo às pessoas, fotografo com entusiasmo. Sou mesmo um entusiasta.
Expressou o que é fotografar de forma resumida.
Francis Keniti Sato

São Gotardo/Patos de Minas


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2006, 02:12:41
Citar
E você? Por que fotografa? Por que fotografa e pensa na fotografia como pensa?
Ótimo post Ivan, um dos melhores post's teóricos dos ultimos tempos aqui no fórum!

Não tive influências em casa, e nem com amigos. Me transformei em um AMADOR assim que tive o primeiro contato com a fotografia PB, no 1º ano da faculdade.

A minha faculdade, talvez por fazer parte de uma área artística, me ensinou a ver as coisas com outros olhos, a perceber coisas que antes eu não percebia, e de um jeito ou de outro, eu queria mostrar isso para todos os meus conhecidos. A fotografia entrou diretamente em minha vida nesta hora, pois com ela eu poderia mostrar como eu via as coisas.

Eu fotografo por amor, por me trazer calma, por me trazer paz, por me fazer feliz.

Eu vejo a fotografia como o presente e o futuro em minha vida, pois é com ela que eu me sinto feliz, e felicidade eu acho que é o que todos procuram em suas vidas.

Sei que hoje eu não sei tudo de fotografia, na verdade acho que não sei nada, e mesmo não parando de estuda-la, daqui 20 ou 30 anos eu ainda não saberei tudo sobre ela, ou talvez não saberei nada ainda, mas é isso que me da mais vontade de estuda-la, de treina-la... É por saber que não é algo estático como muitos pensam, é algo que evoluí de acordo com a evolução do pensamento, do olhar...

Bom, acho que é por isso que amo tanto a fotografia...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia