Autor Tópico: RAW  (Lida 2294 vezes)

sergiorscarmo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
RAW
Online: 06 de Outubro de 2006, 21:01:26
Olá Pessoal. Sou novo por aqui, procurei algum tópico parecido, mas não encontrei. Sou amador e tenho pretensão de comprar uma câmera que grave em formato raw. Alguém poderia dar sugestões para um iniciante em raw, que seja de baixo/médio custo?

Agradeço!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
RAW
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2006, 01:40:43
Fuji S5200 ou S5600 que é mesma máquina com nome ligeiramente diferente.
Preço em torno de 1000,00 reais e com boa reutação entre a Galera.
Tem controles automáticos e manuais e grava em RAW, claro que também grava em JPG.
É uma máquina bem interessante.
Veja um review dela em

Fuji S5200 review

Deixando claro que não conheço o mundo das compactas e não sei dizer se existe outra marca com melhores atributos e que grave em RAW.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2006, 02:04:30 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


sergiorscarmo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
RAW
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2006, 08:55:01
Realmente esta Fuji parece ser uma boa opção. Na realidade, eu nem optei por compactas. Obviamente que em questão de preço -e alcance da objetiva também- seriam a melhor opção. Eu gosto muito de fotografar paisagens naturais e históricas, além de pássaros e acho que não encontraria por menos de 1500 uma câmera com opção da objetiva maior que 200m que grave em RAW.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
RAW
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2006, 09:18:54
Dê uma olhada na Panasonic FZ50. Embora ela passe dos 1500 (custa cerca de 2000), tem lente 35-420 estabilizada, e grava em RAW. E tem alguns recursos interessantes, como zoom mecânico e foco eletrônico na lente, além de ótima qualidade.

Mas se quiser gastar pouco a S5200 com certeza é uma boa opção, pois apesar de não ter estabilizador, o que eu acho uma falha gravíssima, ela tem qualidade e recursos acima da média.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


sergiorscarmo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
RAW
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2006, 02:18:41
Ok! Estou decidido a comprar a S5200. Alguém tem sugestão do local da compra? Visto que estou no litoral do Paraná... Um abraço!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
RAW
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2006, 10:16:03
É uma boa opção, com maravilhoso custo/benefício.

Provavelmente é a mais barata das supersooms que grava RAW, e seu RAW é especialmente interessante devido ao SuperCCD.

Com os 5mpx dela é bastante fácil fazer uma foto de 24X30 sem forçar muito.


sergiorscarmo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
RAW
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2006, 11:03:18
Valeu Ivan! Parece que você e o Murilo são os que mais defendem RAW por aqui... Mas, alguém tem uma sugestão da loja? :D


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
RAW
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2006, 11:33:42
Citar
Valeu Ivan! Parece que você e o Murilo são os que mais defendem RAW por aqui... Mas, alguém tem uma sugestão da loja? :D
Não é questão de defender. É que é completamente diferente a abordagem e a qualidade.

Só para dar um exemplo de destruição de detalhes em JPEG, converti outro dia duas fotos de um RAW. Uma converti com os contrastes que desejava já na foto pronta, outra com contraste zerado, coisa que o JPEG nunca lhe dá. Bem, na com contraste zerado eu tinha uma infinidade de detalhes que não havia na outra. Não não é detalhexinho não, é textura de pano, essas coisas. Então no RAW você tem como recuperar e manter muito mais a integridade da foto.


Cincinato

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • http://www.flickr.com/photos/cincinato
RAW
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2006, 14:04:40
Olá Ivan, agora que minha máquina chegou, começo a me deparar com algumas questoes que antes eram desconhecidas, entre elas o RAW. Pelo que tenho lido é um formato de compactação de dados com alta definição para fotos. Beleza, já programei minha máquina para esta opção e as primeiras fotos que bati ontem foram neste formato.
Porém só consigo abrir no software que veio junto com a máquina "Picture Project - NIKON", li também no MF que existem alguns softwares para manipular, exemplo BIBLE 4.8 (algo assim...), mas minha máquina nao suportou.

Concluindo, encontrei um novo problema, preciso trocar de computador!!

Neste software da NIKON, ele tem uma opcao para exportar em JPEG, perguntas: isto faz cair a qualidade? como sou amador e iniciante, faz mesmo diferença continuar no RAW e ter que investir noutro computador, ou deixo a máquina em JPEG e gasto a grana do computador em lentes para me aperfeiçoar e com o tempo mudo de computer??

Abraço
Nome: Cincinato Lui
Minhas Fotos


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
RAW
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2006, 14:32:31
Tenho uma D70 e uma D50 e só comecei a usar RAW depois de trocar meu computador, pois antes a abertura e edição dos RAWs usando o Nikon Capture era muito lento.
Minha máquina anterior era um Pentium 3 750 com 512 de RAM. Uma máquina muito bem ajustada, diga-se.
Agora tô usando um AMD  Atlhon 64 sokete 939 3200 com HD de 7200RPM e 1 Giga de RAM. Tá dando para trabalhar confortavelmente e agora basicamente só uso RAW.
Se quiser extrair o melhor do RAW da Nikon aconselho a usar o Nikon Capture.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Cincinato

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
    • http://www.flickr.com/photos/cincinato
RAW
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2006, 21:12:24
Luzio obrigado pelas dicas, vou procurar no google o nikon capture, porque veio de brinde apenas o Picture Project.
Abraço
Nome: Cincinato Lui
Minhas Fotos


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
RAW
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2006, 21:32:32
Citar
Luzio obrigado pelas dicas, vou procurar no google o nikon capture, porque veio de brinde apenas o Picture Project.
Abraço
É, quem usa o NC sempre fala que ele se acerta melhor com os Nef's, e acho que isso tem fundamento mesmo. Eu uso o ACR por uma questão de costume, mas confesso que demorei um pouco para me acertar usando a D70s e o ACR.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2006, 21:33:28 por Bruno Gomes »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
RAW
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2006, 21:42:05
Citar
Citar
Luzio obrigado pelas dicas, vou procurar no google o nikon capture, porque veio de brinde apenas o Picture Project.
Abraço
É, quem usa o NC sempre fala que ele se acerta melhor com os Nef's, e acho que isso tem fundamento mesmo. Eu uso o ACR por uma questão de costume, mas confesso que demorei um pouco para me acertar usando a D70s e o ACR.
Bruno, tem uma ferramenta no Nikon Capture que é uma mão na roda e muito eficiente. É o "D-Lighting". Com ela vc consegue aumentar a exposição só nas partes escuras sem interferir nas altas/médias luzes e com boa qualidade.
Seria, digamos, um "Aumentador de Latitude".
Eu gosto dessa ferramenta por ser mas fácil, rápido e eficiente levantar a exposição nas áreas escuras e somente nela.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
RAW
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2006, 22:54:46
Citar
Citar
Citar
Luzio obrigado pelas dicas, vou procurar no google o nikon capture, porque veio de brinde apenas o Picture Project.
Abraço
É, quem usa o NC sempre fala que ele se acerta melhor com os Nef's, e acho que isso tem fundamento mesmo. Eu uso o ACR por uma questão de costume, mas confesso que demorei um pouco para me acertar usando a D70s e o ACR.
Bruno, tem uma ferramenta no Nikon Capture que é uma mão na roda e muito eficiente. É o "D-Lighting". Com ela vc consegue aumentar a exposição só nas partes escuras sem interferir nas altas/médias luzes e com boa qualidade.
Seria, digamos, um "Aumentador de Latitude".
Eu gosto dessa ferramenta por ser mas fácil, rápido e eficiente levantar a exposição nas áreas escuras e somente nela.
Essa é uma ferramente boa mesmo, especialmente para quem, como eu, tem algumas limitações em termos de manipulação de imagem. Quando eu resolver o problema de lentidão aqui no PC, vou ver se começo a trabalhar com o NC também, pois já tá mais do que na hora de aprender a mexer com ele.
Ah, essa função tem na D80, dá para aplicar esse D-Lighting diretamente pela cãmera, mas ainda não testei para ver como fica.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2006, 22:57:22 por Bruno Gomes »