Autor Tópico: Permuta justa ? Eu trocar meu pc por um mac mini ?  (Lida 1139 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Online: 27 de Fevereiro de 2015, 22:52:57
Estou na dúvida ! Me falaram que é errado o que farei, e estão falando que é uma troca justa.

Possuo um monitor da dell 2560 x 1440, e me disseram que essa resolução a placa de vídeo deste mac mini não seria eficaz, levando em conta, a importação e exportação de fotos no lightroom.

Eu tenho um pc:

- Processador: AMD FX 835O 4.0 Ghz
- RAM: 8 GB DDR3 1600 Mhz
- Vídeo: AMD HD 7950 3 GB GDDR5 384 BITS.
- 500 GB HD SATA 3

O Mac mini (Late 2012):

- Processador: Core I7, 3ª geração Ivy bridge quad core.
- RAM: 10 GB DDR3 1600 Mhz
- Vídeo:  Intel 4000 HD Graphics.
- 1 TB


Observação: retirei meu SSD Corsair de 120 gb, estive pensando em colocar no Mac mini, então ele ficaria:

- Processador: Core I7, 3ª geração Ivy bridge quad core.
- RAM: 10 GB DDR3 1600 Mhz
- Vídeo:  Intel 4000 HD Graphics.
- 120 GB Corsair

Levando em conta que tenho já HDS externos para backup, e após o tratamento e exportação jogarei nos externos e meu problema não é falta de espaço...
será que vale a pena essa troca ?  :ponder:
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2015, 22:53:15 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2015, 14:30:04
Gaask, o chato é ter que usar armazenamento externo, o que é caro. No Mini você estará limitado a 1 HD de 1TB e seu SSD, que serviria bem para boot, programas e catálogos do Lightroom.

Meu setup é parecido. Já tinha um monitor Dell wide gamut de 30" e um iMac seria um retrocesso em termos de tela. Meu Mac Pro antigo já estava nas últimas e optei por comprar um Mac Mini igual ao seu, só que com 16Gb de RAM. Uso um SSD Samsumg 830 Pro para boot, a HD original dele de 500Gb para besteiras e uma HD externa de 4tb num case da OWC para trabalho. USB 3 segura bem a onda para um só disco. Um array em RAID com dois ou mais discos, dependendo do modo de operação, satura USB 3 e aí você teria que usar um case Thunderbolt.

Sobre sua pergunta da placa de vídeo, ela é realmente fraquinha, mas não limita em nada a performance da interface de usuário do OS X com um monitor grande assim. O meu é 2560 x 1600 e não percebo lag algum. A limitação virá no futuro próximo, quando os programas começarem a usar melhor a GPU no processamento de operações dedicadas. Por exemplo, o Lightroom 6, que sairá agora, já usará um pouco a GPU. Também nem pense em jogar algum jogo ou coisa parecida.

Em termos de CPU, seu PC atual é bem próximo do i7 do Mini.

No fim das contas, acho que a diferença é o sistema operacional. Eu gosto de OS X e não usaria Windows, mesmo que possa pegar um hardware melhor pelo mesmo preço.