Autor Tópico: Que tal uma nova Sala de Discussão para Reparos?  (Lida 1093 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 07 de Outubro de 2006, 12:45:35
Em geral, muito pouco se fala sobre reparos intermediários e avançados aqui no fórum.
Remoção de fungos em objetivas e ajustar a sincronia das cortinas são problemas que ocorrem aos montes.

O fórum de equipamentos se refere mais a especificações das câmeras e usualmente recomendam coisas do tipo "procure um técnico". Esta máxima é válida para quem tem uma câmera ou objetiva de 3 mil ou mais e não vale a pena arriscar botar a mão num equipamento tão caro. Mas, quem sabe a febre "Do It Yourself" não toma conta do fórum e não surgem belas dicas intermediárias e avançadas de reparos?

Por exemplo, uma analógica antiga (canon ae1, a1, pentax spotmatic, pentax mx, me, zenits diversas, etc) em bom estado custa cerca de 300 reais (às vezes até menos). Aqui em Porto Alegre, uma limpeza de objetiva de foco manual custa entre 30 e 45 reais (foco fixo) e 60 ou mais para zoom. O ajuste de sincronismo de cortinas custa de uns 70 a 100 reais. Às vezes, tendo que somar R$150,00 no custo de um corpo com lente, a brincadeira de adquirir uma analógica barata deixa de valer a pena.

Acredito que mesmo os usuários de câmeras digitais estejam entusiasmados com o fato de poderem usar objetivas de foco manual (baratas e de qualidade) em suas câmeras. Muitos, inclusive, já devem ter comprado lentes no ebay ou no mercado livre. No entanto, nem sempre as objetivas estão impecáveis e requerem reparos.

Então, o que acham?

Eu tenho já alguns service manuals de câmeras analógicas e até de algumas objetivas autofoco, mas ainda não me arrisquei a fazer reparos...


 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS