Autor Tópico: Paralisia Fotográfica - Já aconteceu com você?  (Lida 3008 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 20 de Dezembro de 2014, 17:30:36
Caros amigos forenses,

Sinto que minha fotografia esta "paralisada", estagnada sem demonstrar uma evolução nos últimos meses.

Ao sair para fotografar parece que sempre faço o "mais do mesmo", sei que é um eterno aprendizado e justamente quando se domina razoavelmente a técnica e não há mais dificuldade em manusear o equipamento ficam as lacunas da criatividade, narrativa, inovação etc

Muitos gostam e elogiam minhas fotos e sou feliz por isso mas eu mesmo me sinto insatisfeito.

Sou antenado no mundo da fotografia e sempre vejo trabalhos de outros fotógrafos e amigos aqui do fórum mas mesmo assim esta é a sensação.

Sou crítico demais ou ocorre com vocês também?

Abraço!  :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2014, 17:54:35
Podes te impor algumas restrições de composição ou de fatores da fotografia (distãncia focal, etc.), ou explorar tipos diferentes de fotografia (noturna, macro, astro, esportes, natureza, etc.) ou mudar completamente o conceito de composição com câmeras como a Lytro Illum. Chacoalhando o mecanismo, acabas forçado a se adaptar ás restrições/mudanças e, com isso, seguir progredindo.

Outra coisa que gosto muito de fazer é cursos de especialidades distintas. Sejam eles presenciais ou em vídeo (DVDs ou downloads). kelbyone.com, por exemplo, é uma fonte significativa de cursos online em vídeo a explorar (mais uma fonte que tenho subutilizado tremendamente, entretanto).

Um dos motivos de ter adquirido a cãmera Lytro Illum foi justamente chacoalhar o modelo estabelecido. A Illum é uma cãmera bem mais completa e flexível que a Lytro original, exigindo composição 3D ao mesmo tempo que permite liberdade e controle.

O legal de ter fotografia como hobby é que a pessoa tem muitos nichos distintos a explorar, sem obrigações. Parte do hobby é justamente fazer direito! Pelo menos é o modo como encaro meus hobbies.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2014, 17:56:21 por jauvane »
JVc.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2014, 18:01:13
Armando, acho suas fotos muito boas, e nao so tecnicamente!! Muito bem compostas tb.

Qdo crescer, quero ser igual a vc! Hehehe
D600 - E-M10


luisbrudna

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2014, 18:04:57
Eu sou movido pela vontade de aprender. Quando aprendo uma técnica, acabo indo para outra. Nem sempre isso é bom.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2014, 19:07:01
Jauvane, obrigado pelas dicas, a câmera é muito singular! Deve causar um brainstorm danado. Se você tiver paciência para ver meu Flickr vai ver que já fiz de quase tudo, menos moda, modelos e afins.

Eu tenho bastante facilidade com softwares de edição, antes de assumir a carreira de professor de música eu era gerente de criação e marketing, trabalho com Adobe desde os primórdios e a fotocomposição me atrai um pouco, mas parece que estou "trapaceando", não sei se me entende.

Os cursos sempre fui fã, principalmente da Lynda.com, vou verificar os da Kelby.

Vou seguir seus conselhos e me impor alguns exercícios, preciso mesmo enxergar o que não esta aparente.  :ok:

------------

Amigo Kokimoto, obrigado pelas palavras amigas, fico feliz que goste das minhas fotos. Um grande abraço!  :ok:

-------------

Caro Luis, acho que este nem é o meu caso mas é interessante levantar o tema também, aprender superficialmente algo. Talvez eu precise focar em que tipo de fotografia quero fazer, de cara me vem à mente que são pessoas e suas emoções, principalmente em street. Obrigado pela sua observação.  :ok:


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2014, 19:49:35
Tem épocas que parecem com abstinencia  :ponder:
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2014, 21:01:05
Armando, sumiste um tempo do forum, mas vi e gostei muito de fotos que postaste a algum tempo atrás, bem como várias recentes. Tens um olho e técnica bastante apurados, definitivamente. Não cheguei a olhar teu flicker, mas do pouco que vi por aqui tenho certeza que ficarei horas passeando pelas tuas fotos.

Tenho adquirido muitos livros e lido alguns transversalmente e em paralelo, de tal modo que muitas vezes lembro de um tema mas não identifico a origem. Um deles sugeria a imposição de restrições como exercício de composição, de onde veio minha sugestão. Confesso que pelo que observei de tuas fotos não tenho muito a acrescentar, mas talvez algum livro/curso menos óbvio te traga novos e interessantes desafios. Talvez te divirtas ensinando algum tema que curtes em fotografia?

Me lembro de um curso exemplo no Lynda.com que assisti sobre fotografias em desertos.  O curso dava vontade de viajar para uma área deserta... Perto de nós temos a área dos Lençóis Maranhenses, bem como áreas da Caatinga no Nordeste. Um pouco mais distante temos o Atacama. Tem muito local no país (e vizinhança) que gostaria de visitar com calma. Neste final de ano vamos para o Sul do país, mas como minha viatura ainda não está pronta para rodar, vamos no carro da minha esposa novamente, o que me restringe na quantidade de equipamento (mas as restrições por vezes são bem vindas). Com minha viatura pronta para rodar, espero fazer algumas viagens sem pressa, explorando locais (inclusive os mais próximos) em fotos interessantes.

Espero que encontres novos desafios para manteres uma sensação de prazer com a fotografia.
JVc.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2014, 00:44:23
Pode acontecer com todo fotografo, tem até um gráfico que circulou anos atras e ficou famoso porque explica bem essas situações:

"Estágios na vida de um fotografo"



« Última modificação: 21 de Dezembro de 2014, 00:44:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2014, 02:50:13
Olá!
hehe quando vi esse gráfico da Lindsey achei que era aquelas telemetrias usadas na formula 1 hehe :D
Eu só não entendi o grafico azul...

Comigo, sempre que depois que fotografo, principalemente olhando pela camera eu acho minhas fotos uma porcaria.

Depois quando olho na tela começo achar mais ou menos. Ai depois que eu trato e finalizo a foto aí da gosto.

Nesse processo sempre acho que a pessoa também não gostou :)


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2014, 08:10:54
Armando,é o mesmo meu caso e preocupação,gosto de fotografar por hobby,mas ultimamente deu uma paralisia mesmo,não acho mais inspiração nem muita vontade de sair clicando,comprei equipamento novo a três meses e acho que fiz uns 100 clicks.Esperando passar a preguiça. :snack: :snack:


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2014, 11:29:06
Uma coisa bem legal de se fazer eh buscar inspiração em outras artes. Pintura principalmente...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2014, 13:39:31
Olá!
hehe quando vi esse gráfico da Lindsey achei que era aquelas telemetrias usadas na formula 1 hehe :D
Eu só não entendi o grafico azul...

Comigo, sempre que depois que fotografo, principalemente olhando pela camera eu acho minhas fotos uma porcaria.

Depois quando olho na tela começo achar mais ou menos. Ai depois que eu trato e finalizo a foto aí da gosto.

Nesse processo sempre acho que a pessoa também não gostou :)
O azul representa a satisfação do fotografo com sua produção, que normalmente passa por momentos de êxtase e de abismos. E depois de algum tempo o fotografo se conforma com suas fotos, sabe que não são fotos ruins, sabe tbm que sempre vai se encontrar com fotos maravilhosas de outros fotógrafos.

Essa falta de animo ja me ocorreu várias vezes, existem épocas que eu não consigo produzir, isso tem relação com a ultima vala representadas no gráfico azul, que é tipo uma saco cheio ou falta de vontade. O fotografo precisa de um motivo que lhe de prazer para fotografar, é uma questão de "astral" ou "estado de espirito"!!!



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2014, 13:49:27
Fotografia é um bichinho que circula no sangue de algumas pessoas, traz prazer, satisfação. Pra quem resolve estudar, aquele glamour do inicio vai se desfazendo, e a vida do fotografo vai se revelando difícil e sofrida como qualquer outro hobby ou profissão ou desafio que o cara escolhe para a sua vida. Pra se chegar em algum lugar demanda esforço continuo, persistência, concentração. E é natural que nomeio do caminho existam momentos de desanimo ou cansaço.

Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2014, 13:58:39
Só eu que comecei recentemente e pulei o buraco do HDR?

Oh troço feio  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Dezembro de 2014, 14:07:37
O azul representa a satisfação do fotografo com sua produção, que normalmente passa por momentos de êxtase e de abismos. E depois de algum tempo o fotografo se conforma com suas fotos, sabe que não são fotos ruins, sabe tbm que sempre vai se encontrar com fotos maravilhosas de outros fotógrafos.

Essa falta de animo ja me ocorreu várias vezes, existem épocas que eu não consigo produzir, isso tem relação com a ultima vala representadas no gráfico azul, que é tipo uma saco cheio ou falta de vontade. O fotografo precisa de um motivo que lhe de prazer para fotografar, é uma questão de "astral" ou "estado de espirito"!!!

Olá!
Obrigado pela explicação. Então a minha "linha azul" seria que nem uma montanha russa hehehe