Autor Tópico: Preciso mesmo de back up para ensaio externo ?  (Lida 2480 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Dezembro de 2014, 04:57:43
Quase uma heresia perguntar uma coisa dessas, né ? :eek:

Estive pensando. Ao contrário de um casamento ou um aniversário infantil, um ensaio externo é algo que pode ser remarcado. Além disso, meu fluxo de trabalho é insignificante, no máximo dois ensaios por mês, e olhe lá. As chances de a câmera dar problemas é bem pequena, comparando com quem faz um trabalho mais intenso, mais profissional. 
Queria vender tudo e comprar uma FF. Seria muito mais por uma questão pessoal do que profissional, mas se aparecer algum trabalho, por que não fazer ?
Aguardo opiniões.
 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2014, 09:42:40
Não trabalho com fotos, mas se fosse um cliente e tivesse que remarcar porque a câmera do fotógrafo quebrou, eu ia ficar muito decepcionado. Baita transtorno ter que remarcar. :(
D600 - E-M10


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2014, 10:00:07
Eu remarcaria, mas common outro profissional.


Penso, porém, que enquanto se capitaliza é possível formar uma espécie de "rede solidária" entre (Semi)profissionais com trabalho eventual: sou o seu backup, e você o meu. Mas tem que organizar - "dia 20, das 14 às 18, eu preciso de seu equipamento". E, no dia, estar, de fato, em posse do equipamento.

Quanto mais gente na rede, mais forte ela se torna.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2014, 13:52:18
Eu tenho mas só levo em ensaios que considero críticos:

Pessoas que não são da cidade e estão a passeio.
Gestantes em fim de gestação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2014, 14:10:26
Se vc se apresenta como profissional, e cobra pelos serviços que vai executar, não pode ficar na mão pela falha de equipamentos. Tem que ter bkp de tudo, não importa o serviço.

Coloque-se no lugar do cliente, para qualquer atividade, se o cara contrata um produto ou serviço, e na hora do vamos ver a coisa não acontece, ai ferrou, o fornecedor vai ficar a mercê do humor/entendimento do cliente. Tem cliente que vai encaixar bem, mas haverão outros que vão ficar super chateados.

Tenta ao menos comprar uma câmera mais barata, ou emprestar/alugar de alguém.

Aqui na empresa tenho bkp de equipamentos e de profissionais, não ha compromisso que não tenha bkp de tudo. Já ocorreu de eu ou alguém da minha equipe ficar doente, ter problemas particulares, e ai tem que enviar outra pessoa pra cumprir o compromisso.

Conhecimento importa mais que equipamento.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2014, 16:21:44
hummm.....tá certo. Talvez fique com a minha T3 de back up, mesmo porque nem vale a pena vender. Talvez em breve venda minha T2i + Tamron 17-50.

abraços.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2014, 16:34:26
Tem que ter backup sim cara  :ok:
Num ensaio externo além do transtorno de ter que remarcar (gasto de tempo) muitas vezes ainda há o gasto financeiro, pois o casal pagou maquiagem, cabelo, aluguel de roupas, combustível pra chegar no lugar, etc..
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2014, 00:21:07
Tenha um backup! Nao precisa ter duas fullframes tops de linha, tenha sua camera principal e tenha alguma outra, nem que voce venda sua camera principal, compra uma fullframe e compre uma T1i usada com dezenas de milhares de clicks, a chance das duas darem pau juntas é minima, mas tenha!

Eu levo até camera de filme pro ensaio, se der pau nas minhas duas, tenho mais uma nikkormat que me salva ainda haha
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2014, 00:21:38
Tem que ter backup sim cara  :ok:
Num ensaio externo além do transtorno de ter que remarcar (gasto de tempo) muitas vezes ainda há o gasto financeiro, pois o casal pagou maquiagem, cabelo, aluguel de roupas, combustível pra chegar no lugar, etc..

No meu caso, quem paga isso sou eu! Exceto as roupas
@jacobfotografiacriativa


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2014, 01:46:53

Eu levo até camera de filme pro ensaio, se der pau nas minhas duas, tenho mais uma nikkormat que me salva ainda haha

Ahhh nikkormat, minha primeira câmera SLR... melhores fotos que fiz foram com ela


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2014, 05:28:27
E, penso eu, bkp não é do do corpo: cartões, flash, tudo que se usa...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2014, 08:27:51
Quase uma heresia perguntar uma coisa dessas, né ? :eek:

Estive pensando. Ao contrário de um casamento ou um aniversário infantil, um ensaio externo é algo que pode ser remarcado. Além disso, meu fluxo de trabalho é insignificante, no máximo dois ensaios por mês, e olhe lá. As chances de a câmera dar problemas é bem pequena, comparando com quem faz um trabalho mais intenso, mais profissional. 
Queria vender tudo e comprar uma FF. Seria muito mais por uma questão pessoal do que profissional, mas se aparecer algum trabalho, por que não fazer ?
Aguardo opiniões.
 :ok:

Precisa mesmo estepe no carro????, :hysterical:
Para nao perder o cliente pode ser interessante SEMPRE, levar 2 de cada!!!!!,pede emprestado,etc.
Se o ensaio e na pracinha da esquina o cara tal vez nao se importe em remarcar,
se for numa praia a 300km,o cara vai te suportar,nunca mais vai te chamar,
e obviamente nao vai falar bem de voce!!!.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 08:30:35 por agalons »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2014, 11:08:20
Em ensaios só levo uma câmera... Nunca tive problema. Salvo se for fora de Sorocaba, ai levo duas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2014, 11:56:55
Em ensaios só levo uma câmera... Nunca tive problema. Salvo se for fora de Sorocaba, ai levo duas.
eu sempre levo coisas sobrando para qualquer local, nunca usei nada extra!!!!!!!
como poder saber!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :hysterical: :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2014, 12:28:14
eu sempre levo coisas sobrando para qualquer local, nunca usei nada extra!!!!!!!
como poder saber!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :hysterical: :hysterical:

Cara, eu acho que o risco de ser assaltado é muito maior do que o de dar problema em uma câmera. Quando eu tinha seguro eu levava tudo, agora só o necessário para fazer o trabalho.

Ensaios de gestante, infantil, e coisas do gênero, levo a T3 + 50tinha. A 6d eu levo apenas quando sei que vou fazer grandes impressões.