Autor Tópico: Fotolivro Indimagem - opinião  (Lida 7181 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Online: 22 de Dezembro de 2014, 10:54:00
Olá pessoal,

Sou amador na fotografia há algum tempo mas nunca sequer imprimi as fotos que tiro, guardo elas somente num HD pra vizualisar no computador.

Tenho fotos da minha filha desde que ela nasceu, semana que vem ela faz 7 meses e após ler muito resolvi fazer um fotolivro na indimagem para dar de presente. Montei o album no formato 29x21 HD 6 cores. Eu não tenho experiencia alguma nesse tipo de montagem portanto gostaria de saber a opinião de vocês sobre o resultado final.

http://indbook.com.br/share/album.aspx?album=dc621a2104ed4016ad27fa846a853516ec99d6c071ad41a06f5a612b26364bc5&idEmp=1&lang=pt_BR


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2014, 14:42:04
Eu achei que ficou bom. As lâminas estão limpas e nos voltam o olhar para as imagens.

Atente para algumas coisas...
Na página 17, as margens superior e inferior não estão iguais, a foto está mais para cima. Confira se foi essa sua intenção.
O espaçamento entre as fotos que compõem as páginas 4/5 e 20/21 também estão diferentes. Veja se foi essa sua intenção.

Questão de gosto pessoal...
Não me agradou o fundo cinza nas lâminas 22/23 e 24/25, nem as bordas nas fotos das páginas 6/7 e 28/29.
Na capa, o nome "Lili" poderia ser descentralizado. Aliás, centralizado como está ficou sobre o rostinho da sua filha e isso não me agradou. Eu pensaria em posicioná-lo no canto superior esquerdo ou inferior esquerdo.

Você diagramou o fotolivro no software da própria Indimagem? Leia um pouco sobre o InDesign, software dedicado para diagramação. É ótimo!

Aqui alguns bons diagramadores brasileiros...
vaalbuns.com.br
www.alineb.com.br
www.marcelocaetano.art.br
www.huainenunes.com (apenas infantil)

Aqui algumas dicas interessantes do Vinicius Matos... http://www.viniciusmatos.com.br/20-pecados-na-diagramacao-de-fotolivros/


Nunca deixe de colocar no papel suas fotos. Parabéns pela linda filha!

 :ok:

 


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2014, 15:55:25
Cara,

Obrigado pelos comentarios e dicas!
Como escrevi, foi a primeira vez que mexi com isso, não vi nenhum tipo de exemplo de fotolivro antes de fazer o meu, apenas usei o proprio programa da Indimagem, fui colocando os layouts e fazendo os ajustes que queria. O meu foco principal foi deixar as imagens com o maior tamanho possível, pra aproveitar a qualidade e nitidez do equipamento fotografico (Todas as fotos usei uma canon 6d + 50mm f/1.4), o que faltou mesmo foi experiencia e bom gosto, mas na próxima fica melhor. Vou ler mais sobre diagramação.


Na página 17, as margens superior e inferior não estão iguais, a foto está mais para cima. Confira se foi essa sua intenção.
O espaçamento entre as fotos que compõem as páginas 4/5 e 20/21 também estão diferentes. Veja se foi essa sua intenção.
 

Eu até vi que a foto da pagina 17 estava mais pra cima, mas achei que esteticamente não afetaria, pra sair um pouco da simetria, mas agora reparando, incomoda um pouco.
o Espaçamento da 4/5 e 20/21 passou despercebido mesmo, provavelmente fui aumentar o tamanho das fotos e estraguei a simetria do layout

Questão de gosto pessoal...
Não me agradou o fundo cinza nas lâminas 22/23 e 24/25, nem as bordas nas fotos das páginas 6/7 e 28/29.
Na capa, o nome "Lili" poderia ser descentralizado. Aliás, centralizado como está ficou sobre o rostinho da sua filha e isso não me agradou. Eu pensaria em posicioná-lo no canto superior esquerdo ou inferior esquerdo.


Paginas 22/23 e 24/25, também não me agradou, mas enjoei de deixar só branco ou preto liso, quis inventar moda e ficou ruim. O nome Lili na capa, realmente teria ficado muito melhor no rodapé, agora ja foi. A pagina 6/7 e 28/29 é um preset da Indimagem mesmo, eu só aumentei o tamanho da imagem pra dar destaque a foto.


Há!! Uma duvida que eu tive foi, o que ficaria melhor a linha HD 6 cores ou a prime? Ambas eram o mesmo preço.

HD - (Capa, contra-capa e lombada dura personalizável com laminação fosca e folhas internas em couché 250gr com laminação BOPP fosca. Abertura 180°. Impressão em 6 cores e tamanhos diferenciados.)

PRIME -  (Capa, contra-capa e lombada dura personalizável com laminação fosca e folhas internas em papel fotográfico* 800gr/m² sem laminação.Abertura 180°, não possui vinco, separação das páginas por sistema Center tape.(*) Impresso em tecnologia HP Índigo.)




padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2014, 17:25:53
foi a primeira vez que mexi com isso, não vi nenhum tipo de exemplo de fotolivro antes de fazer o meu...

o que faltou mesmo foi experiencia e bom gosto...

Eu até vi que a foto da pagina 17 estava mais pra cima, mas achei que esteticamente não afetaria, pra sair um pouco da simetria, mas agora reparando, incomoda um pouco...

Paginas 22/23 e 24/25, também não me agradou, mas enjoei de deixar só branco ou preto liso, quis inventar moda e ficou ruim...
Isso é legal pois você não tem influências, está fazendo de acordo com seu próprio gosto. Isso é bacana. Não dá pra dizer o que é certo e errado. Aos poucos você vai criando um estilo de diagramar. Por isso coloquei um parágrafo com as minhas preferências e aí, novamente, não há um certo ou errado.

Quanto aos modelos de fotolivro oferecidos pela Indimagem, não saberia opinar pois há muito tempo não envio trabalhos para lá. Aliás, tenho cada vez menos solicitado impressão em papel couché, sempre dou preferência ao papel fotográfico. Mas não sou expert nisso, outros foristam podem falar com mais propriedade a esse respeito.


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2015, 21:21:31
Isso é legal pois você não tem influências, está fazendo de acordo com seu próprio gosto. Isso é bacana. Não dá pra dizer o que é certo e errado. Aos poucos você vai criando um estilo de diagramar. Por isso coloquei um parágrafo com as minhas preferências e aí, novamente, não há um certo ou errado.

Quanto aos modelos de fotolivro oferecidos pela Indimagem, não saberia opinar pois há muito tempo não envio trabalhos para lá. Aliás, tenho cada vez menos solicitado impressão em papel couché, sempre dou preferência ao papel fotográfico. Mas não sou expert nisso, outros foristam podem falar com mais propriedade a esse respeito.


poderia dizer onde você imprime em papel fotográfico?

pergunto pois já encontrei vários sites que oferecem serviço de fotolivro online como o colega postou acima
mas a maioria deles são em papel Couché e nao fotográfico.

outra dúvida, certa vez uma conhecida minha me disse que nao é por ser em papel foográfico que pode ser considerado revelação.
explicando melhor ela disse que nestes quiosques de alto atendimento que agente encontra no carrefour wallmart etc, mesmo tendo papel fotográfico as fotos são impressas em uma impressora.

segundo ela tem lugares que revelam as fotos digitais mesmo, projetando a imagem no papel fotografico, só não entendi essa parte, mas ela deve saber o que tava falando pois ela cursa fotografia e eu nao rsrs :hysterical:   alguem manja disso aí?
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2015, 21:37:33
A montagem pode ser melhorada. Alguns fundos mais escuros por exemplo, não ficaram bons.

A foto que finaliza o álbum ficou perfeita.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2015, 12:11:15

poderia dizer onde você imprime em papel fotográfico?


Dou preferência para álbuns encadernados. Por isso o papel fotográfico.

 :ok:


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2015, 11:59:06
Pessoal,

Chegou o fotolivro!
Eu não sei se gostei do resultado. No geral, achei que as fotos ficaram muito escuras, abri de novo o software da Indimagem no monitor da Dell (http://www.dell.com/ed/business/p/dell-u2312h/pd) e nele as fotos parecem mais nitidaz, claras e o balanço de branco tb parece estar um pouco diferente, o fotolivro impresso está mais amarelado. Onde foi que eu errei? Que cuidados eu deveria ter tomado antes?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:21:49
Cara, faço álbum tb e 99% das fotos que recebo dou uma clariadinha da impressão, jogo pelo menos 10% a mais de luminosidade.

Num outro fórum que frequento um fotógrafo e impressor trabalha com o monitor dele bem escuro para "perfilar" os equipamentos

Calibração do monitor é fundamental e ambiente (luz, direta, refletida, cor da parede, etc) também.
Uma solução meio gambiarra é um TAG

Eu particularmente não confio muito nesses softwares de diagramação disponibilizados pelas encardenadoras, eles são administrados por um terceiro para tarifação, não sei os outros controles. Só teoria da conspiração, nada de fato.

Fala com o pessoal de atendimento deles, de repente vc tem uma luz









PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:29:12
Olhem a diferença do fundo branco no papel da foto e no papelão da capa. Isso está certo?

IMG_5867 by PEMAMETAL, on Flickr


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2015, 13:03:03
Estranho, o fundo "branco" ta mais escuro que alguns detalhes da foto, então papel não é

O melhor mesmo é entrar em contato com o pessoal de lá para tentar entender o que aconteceu


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2015, 13:37:52
Estranho, o fundo "branco" ta mais escuro que alguns detalhes da foto, então papel não é

O melhor mesmo é entrar em contato com o pessoal de lá para tentar entender o que aconteceu

Acho que na verdade são dois problemas. O primeiro é o balanço de branco, onde eu acho que o tom do papel pode interferir, mas por que a exposição ficou subexposta? As fotos estão escuras de modo geral, mas algumas parecem estar mais escuras do que outras.

Esse é o album, pelo menos no meu monitor do trabalho e em casa, a exposição esta correta. No monitor de vocês está ok tb? As fotos que eu mais senti diferença são as das paginas 1, 6/7, 12/13, 18/19, 22/23 e por ai vai, mas se for ver no geral todas ficaram mais escuras

http://indbook.com.br/share/album.aspx?album=dc621a2104ed4016ad27fa846a853516ec99d6c071ad41a06f5a612b26364bc5&idEmp=1&lang=pt_BR


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2015, 14:50:22
Isso é calibração de monitor.

Se o seu monitor não está calibrado, o que parece certo para vc, pode não estar realmente certo.

E a diferença de calibração pra vc e pra impressora.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2015, 14:56:13
Isso é calibração de monitor.

Se o seu monitor não está calibrado, o que parece certo para vc, pode não estar realmente certo.

E a diferença de calibração pra vc e pra impressora.

Abcs
Dimigobbo, desculpe a minha ignorancia, mas  a calibração do monitor não é pra ajustar o balanço de branco apenas? A exposição não deveria estar correta?

Seu monitor é calibrado? Se for, você poderia abrir o fotolivro aí e me dizer se aparece subexposto tb?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2015, 15:05:54
Dimigobbo, desculpe a minha ignorancia, mas  a calibração do monitor não é pra ajustar o balanço de branco apenas? A exposição não deveria estar correta?

Seu monitor é calibrado? Se for, você poderia abrir o fotolivro aí e me dizer se aparece subexposto tb?

Um monitor com muito brilho engana a exposição também. As vezes a foto parece bem exposta no monitor, mas aí hora que vai pro papel...

O meu monitor de casa é calibrado sim. Aqui no trampo não.

Agora essa diferença entre os papéis aí, precisa entender com a Indimagem o pq.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM