Autor Tópico: Fotolivro Indimagem - opinião  (Lida 7179 vezes)

danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2015, 16:41:35
Ja fiz bastante álbum da Indimagem e Digipix e para que a impressão ficasse boa, eu clareava mais as fotos que iam pro álbum. Esta é uma característica da impressão em papel couche.

Quando comecei a fazer álbuns com papel fotográfico, este "problema" de ter que clarear acabou. Do jeito que vejo no meu monitor é como está no álbum.

Se você não tem um calibrador, pra tentar amenizar este problema é você deixa-lo mais escuro para que sua percepção tenha que clarear a foto. É gambi, eu sei, mas tem que se adaptar.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2015, 16:52:55

Se você não tem um calibrador, pra tentar amenizar este problema é você deixa-lo mais escuro para que sua percepção tenha que clarear a foto. É gambi, eu sei, mas tem que se adaptar.

Não faça isso se quer coisa que preste!!!
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2015, 17:22:41
Ja fiz bastante álbum da Indimagem e Digipix e para que a impressão ficasse boa, eu clareava mais as fotos que iam pro álbum. Esta é uma característica da impressão em papel couche.

Quando comecei a fazer álbuns com papel fotográfico, este "problema" de ter que clarear acabou. Do jeito que vejo no meu monitor é como está no álbum.

Se você não tem um calibrador, pra tentar amenizar este problema é você deixa-lo mais escuro para que sua percepção tenha que clarear a foto. É gambi, eu sei, mas tem que se adaptar.

Cara muito boa tua contribuição, será que realmente é um problema do tipo de papel? Uma coisa que eu sinto falta tb é o brilho que teria se fosse um papel fotografico, eu particularmente acho mais bonito, da uma sensação de mais nitidez.

Onde voce faz fotolivro com papel fotografico?????? Se bobear vou fazer mais um pra comparar

Não faça isso se quer coisa que preste!!!

Dimi,

Eu entendo que você está passando o que seria o correto e ideal, mas tem que ver o que é viavel pro usuario amador e comum como eu. Me daria muito trabalho e custo ir atras de algum equipamento que calibre o monitor, pra fazer um fotolivro agora e outro sei lá quando, daqui ha 1 ano ou 2. E só de curiosidade, como que faz a calibração? Não teria que diminuir o brilho do monitor de qualquer jeito?



dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2015, 17:25:26
Fora o brilho, tem outras config de cores e tudo o mais.
Se quer a coisa meia boca, faça o jeito ruim.

Tbm não sou profissional, mas calibro meu monitor sempre que posso. Pego emprestado com amigos e tudo o mais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2015, 17:48:09
Fora o brilho, tem outras config de cores e tudo o mais.
Se quer a coisa meia boca, faça o jeito ruim.

Tbm não sou profissional, mas calibro meu monitor sempre que posso. Pego emprestado com amigos e tudo o mais.

Abcs

Eu não conheço ninguem que tenha equipamento para calibrar monitor, não conheço marcas, nem fabricantes. Voce saberia indicar algum satisfatório? E quanto custaria?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2015, 17:53:40
Tem os ColorMunki Display.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2015, 18:10:58
Tem os ColorMunki Display.

To vendo aqui, parece ser muito bom! Mas desanimador também.
http://www.ebay.com/itm/X-Rite-Colormunki-Display-Amazingly-Simple-Monitor-Calibration-/251531587505?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a90736fb1

$169 do produto + $29,81 de frete + $180 taxas = R$988,69 reais.
Poxa o fotolivro de 20 paginas custa R$200,00. O molho sai mais caro que o peixe, entende? Se eu for fazer 1 fotolivro por ano no máximo, não sei se compensa comprar. alias se eu comprasse isso aí, vou regular uma vez e depois provavelmente nunca mais use. :shock: É isso mesmo? Ou tem que regular sempre?


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2015, 18:13:26
Não faça isso se quer coisa que preste!!!
Opa, desculpe aí... não precisa gritar também.  Concordo que a melhor saída é utilizar um calibrador, mas desde que tenha um monitor de qualidade (se tiver notebook já não vale). Como o próprio autor comentou, ele é amador e vai fazer um álbum hoje e outro sabe-se lá quando.

A sugestão foi minimizar o problema, pois EU já fiz isto. Repito: é gambi, mas quem não tem condições pra  comprar um monitor decente, comprar um calibrador (que não é barato e a licença só te permite usar em 1 computador), tem que adaptar.

PEMAMETAL, se tem intenção de continuar com a Indimagem, solicite um amostra de impressão. A Digipix tem, não sei como é na Indimagem.

Abs e boas impressões.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2015, 18:28:36
Opa, desculpe aí... não precisa gritar também.  Concordo que a melhor saída é utilizar um calibrador, mas desde que tenha um monitor de qualidade (se tiver notebook já não vale). Como o próprio autor comentou, ele é amador e vai fazer um álbum hoje e outro sabe-se lá quando.

A sugestão foi minimizar o problema, pois EU já fiz isto. Repito: é gambi, mas quem não tem condições pra  comprar um monitor decente, comprar um calibrador (que não é barato e a licença só te permite usar em 1 computador), tem que adaptar.

PEMAMETAL, se tem intenção de continuar com a Indimagem, solicite um amostra de impressão. A Digipix tem, não sei como é na Indimagem.

Abs e boas impressões.

Queria tentar 1 vez o papel fotografico. Onde voce faz teus fotolivros com papel fotografico?
Eu faria em qualquer empresa que for me entregar produto que me satisfaça, voce conhece a Dreambooks, entrei no site deles e a impressão em papel fotografico é mais barato do que o couche da indimagem.

Eu tenho um notebook sony cara, a imagem da tela ele é meio lavada,  mas quando vou mexer no lighroom pra editar as fotos, eu conecto numa tv de led Sony bravia, considero a imagem dela boa, ela tem bastante brilho, similar ao monitor Dell que estou usando no momento no trabalho, botei o link dele aí em algum lugar.

To pensando em pegar um macbook pro com tela de retina, testei um esses dias e gostei muito


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2015, 18:41:55
Mais uma observação aqui sobre o lance do fotolivro. Além de tudo que eu ja comentei, acho que houve perda de nitidez.

Até onde esses softwares que as empresas disponibilizam pra montar os livros mantem a qualidade da foto? Eu to desconfiado que a perda de qualidade já começou na hora de importar as fotos pro software. Olhem isso, ampliei a foto no software da indimagem e a foto original na janela do windows, é visivel que a qualidade não é a mesma.

O que voces acham disso?

Indimagem by PEMAMETAL, on Flickr
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 18:47:35 por PEMAMETAL »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #25 Online: 16 de Janeiro de 2015, 19:01:55
Rapaz, que bochecha!!! :) :)

Não sei qual o segredo deste povo para ter coisas baratas assim, mas sempre desconfio dos milagres

Dependendo da impressora sobre o papel couché vc tem 4 bits de profundidade de cor e o pessoal já classifica como fotográfico de 5 pra cima (pelo menos o vendedor), a Indigo trabalha com 8bits. Todas são sRGB

Se esta fazendo álbum particular, procure uma boa encardenadora, saia dos couché.
Infelizmente esse valor que comentou, não vai ser parâmetro. 

De preferencia aos álbuns laminados, eles irão ter uma maior resistência a rasgos, riscos na foto, umidade, gordura entre outros acidentes de percurso.

Diagrame no ID, salve em PDF arrastando todo o perfil, se existir e mande para encardenadora

Abs



« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 19:21:56 por spositom »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2015, 19:04:17
Eh cara... Tem um gap ai... Notebook e tv. Ai quebra o fluxo. Por ter calibrador e tudo e não vai ter um excelente resultado. De qualquer maneira, procure no fórum sobre calibraçao. Tem um tópico do Pictus sobre esse assunto.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2015, 21:24:02
Mais uma observação aqui sobre o lance do fotolivro. Além de tudo que eu ja comentei, acho que houve perda de nitidez.

Até onde esses softwares que as empresas disponibilizam pra montar os livros mantem a qualidade da foto? Eu to desconfiado que a perda de qualidade já começou na hora de importar as fotos pro software. Olhem isso, ampliei a foto no software da indimagem e a foto original na janela do windows, é visivel que a qualidade não é a mesma.

Esses softwares das empresas geralmente mostram a foto no monitor em uma qualidade inferior à real. Mas é somente a visualização. O arquivo que vai pra impressão quando você fecha o livro e faz a compra é o arquivo full.
O Indesign também é assim. A visualização é de qualidade inferior ao arquivo que é salvo, para deixar a visualização mais rápida na tela do computador enquanto você edita. Mas existe uma opção para mostrar as imagens com qualidade total, que teoricamente diminui o desempenho da máquina.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante