Autor Tópico: Experiência com fungos !  (Lida 1251 vezes)

FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Online: 22 de Dezembro de 2014, 15:34:33
Olá a todos !

Na tarde hoje deixei o Lightroom importando várias fotos e enquanto ficou carregando o programa resolvi tirar os saquinhos de sílica dos potes em que guardo a câmera e um outro que guardo uma 50 mm com fungos . Esse último em especial eu nem chego a abrir e sempre deixo uns 3 minutinhos no sol  . Enquanto esperava os minutos acabei me distraindo com o Lightroom e finalizei um trabalho, cerca de 1 hora depois entrei em desespero para tirar o pote com a lente do sol com medo de estragar de vez ela ... Quando olhei o pote cheio de partículas de agua e o pote fervendo de quente, ou seja entrei em pane ! Quando peguei a lente para verificá-la me deparei que os fungos tinham desaparecido dela, isso mesmo, evaporaram-se. Resumo da cagada: lente sem fungos, uma pequena economia com limpeza na assistência, risco do estrago e um queixo caído com o fato.




Ainda hoje vou fazer algumas fotografias para testar se está funcionando bem.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2014, 15:57:23
Infelizmente sua objetiva continua com fungos.
O que você conseguiu foi matar uma grande parte deles e desidratar, fazendo-os ficar quase imperceptivos.

A objetiva vai funcionar bem e, possivelmente, não afete em nada da imagem (se muito, um discreto aumento do flare de desaturação).
Mas na 1º oportunidade de proliferação, eles retornarão.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2014, 13:33:04
Infelizmente sua objetiva continua com fungos.
O que você conseguiu foi matar uma grande parte deles e desidratar, fazendo-os ficar quase imperceptivos.

A objetiva vai funcionar bem e, possivelmente, não afete em nada da imagem (se muito, um discreto aumento do flare de desaturação).
Mas na 1º oportunidade de proliferação, eles retornarão.

Exatamente.
Muitos fungos são como esponjas: incham quando existe excesso de umidade, e diminuem de tamanho ao perder agua. Pode ter certeza que ainda continuam lá.
Que coragem que vc tem em usar uma lente com fungos aparentes. Eu já teria jogado fora, para evitar que esporos contaminem a câmera e outras objetivas que entrem em contato com ela (através da câmera).