Autor Tópico: Lua Cheia - primeira tentativa  (Lida 3355 vezes)

Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Dezembro de 2014, 22:23:26
Compartilho minha primeira tentativa em fotografar a lua cheia.
Nas fotos usei a sony A6000 com a lente 55-210 e tripé. Um erro que cometi foi esquecer de desligar a estabilização de imagem :doh: mas mesmo assim gostei do resultado para uma primeira experiência.


DSC00752 by Fernando, on Flickr


DSC00756 by Fernando, on Flickr
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:01:35
Bacana. Eu fiz a mesma coisa, usando a mesma câmera, mesma lente, tripé, e cometi o mesmo erro da estabilização...     :shock:
Se fosse uma 300mm né?  :assobi: (a gente nunca ta satisfeito.. )
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 23:05:24 por tarcisioal »
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:04:15
Segue cópia da tua foto.. :hysterical:

Lua by Tarcisio Althoff, on Flickr
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:20:11
Legal tarcisio! As fotos estão iguais mesmo, só difere o tratamento. :hysterical: :hysterical: Vamos ver se na próxima conseguimos melhorar!

Uma 300 mm já seria melhor mesmo, mas j;a que não temos vamos de 210mm mesmo.

[]'s
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 23:21:01 por Fernando_Flora »
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:29:33
O teu tratamento melhor diga-se de passagem.. mais nítido. Ainda patino no Lightroom... aos pouquinhos vamos melhorando.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:43:19
O teu tratamento melhor diga-se de passagem.. mais nítido. Ainda patino no Lightroom... aos pouquinhos vamos melhorando.

Valeu tarcisio! Não te preocupa que eu também patino no LR, mexo em alguns controles. O que mais me incomoda é que fico um pouco inseguro com o tratamento que faço. Ex. será que a tonalidade e contraste usados são as melhores para aquela foto? Será que os outros estão vendo aproximadamente o que eu vejo? Mas acho que isso vai passando com o tempo, com a experiência e com a opinião de quem avalia nossas fotos. Por isso é importante compartilhar e receber feedback.

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2014, 18:48:05
Sei que tem fotos que a gente quer deixar o mais próximo possível do natural.. nesses casos, se a foto estiver OK, o tratamento não tem muito segredo..
Mas algumas dou uma forçada em algum controle para fazer a foto ficar mais "artística".. nessas sinto medo. Eu posso achar legar, enquanto a maioria pode achar uma M. E saber esse limiar entre ser bonito e uma droga que é difícil.
Eu comprei um livro do Clício Barroso sobre Lightroom... muito bom, bem detalhado. Um manualzão cheio de dicas práticas.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2014, 22:22:56
Fernando,
ambas muito boas, mas a segunda ficou show
 :ok:


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2014, 22:44:30
Fernando,
ambas muito boas, mas a segunda ficou show
 :ok:

Obrigado amador47sc,

Espero melhorar na próxima e não esquecer de desligar o estabilizador. :doh:

[]'s
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 22:44:49 por Fernando_Flora »
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



d13g0

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2014, 00:31:57
Gostei do resultado da segunda foto  :ok:, parabéns..


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:58:50
não sou muito fã de fotos com a lua sozinha

acaba parecendo apenas um registro técnico e não artístico

alguma composição pra acompanhar ela seria legal na minha opinião
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2014, 12:27:19
Concordo com o Lee...
Thais Matos


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2014, 14:52:18
não sou muito fã de fotos com a lua sozinha

acaba parecendo apenas um registro técnico e não artístico

alguma composição pra acompanhar ela seria legal na minha opinião
Concordo plenamente.

Respondo por mim: é de fato um registro técnico, sem tirar nem por.. não tem nenhuma arte na composição, enquadramento.. no máximo arte no tratamento, mas é muito próximo de nenhuma.. O objetivo é mesmo aprender a posicionar a câmera no tripé com o máximo de zoom, ter a manha de acionar a câmera via controle ou com timer para evitar tremer, ajustar abertura para conseguir a nitidez ótima da lente, velocidade e ISO compatíveis.. entender porque desligar o estabilizador..  É a típica foto de aprendiz, que a gente mostra para a esposa ou a mãe e elas falam "que legal!", e que a gente posta no fórum para ver se alguém mais iniciante que a gente curte ou pergunta sobre (no caso da foto do Fernando esse mais iniciante fui eu..  8-)).
É o mesmo orgulho que quem está aprendendo a tocar violão tem de mostrar que aprendeu alguma música do Legião Urbana (que em geral tem só os 3 acordes mais simples que existem).  :hysterical:
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2014, 17:00:08
Concordo plenamente.

Respondo por mim: é de fato um registro técnico, sem tirar nem por.. não tem nenhuma arte na composição, enquadramento.. no máximo arte no tratamento, mas é muito próximo de nenhuma.. O objetivo é mesmo aprender a posicionar a câmera no tripé com o máximo de zoom, ter a manha de acionar a câmera via controle ou com timer para evitar tremer, ajustar abertura para conseguir a nitidez ótima da lente, velocidade e ISO compatíveis.. entender porque desligar o estabilizador..  É a típica foto de aprendiz, que a gente mostra para a esposa ou a mãe e elas falam "que legal!", e que a gente posta no fórum para ver se alguém mais iniciante que a gente curte ou pergunta sobre (no caso da foto do Fernando esse mais iniciante fui eu..  8-)).
É o mesmo orgulho que quem está aprendendo a tocar violão tem de mostrar que aprendeu alguma música do Legião Urbana (que em geral tem só os 3 acordes mais simples que existem).  :hysterical:

Lee, thatamatos e tarcisioal, obrigado por comentarem! :ok:

Também concordo que como composição a imagem é totalmente pobre. O objetivo foi o que o tarcisioal falou, de conseguir fotografar a lua e seus detalhes, explorando os recursos técnicos. Essas fotos eu fiz da sacada do apartamento, o que também não permitia compor a imagem com a paisagem ou construções.

Essas fotos da lua ou das estrelas são um tanto complicadas, pelo menos para mim. Então achei melhor aprender a questão técnica do equipamento antes. Depois disso, espero conseguir uma composição melhor como a imagem abaixo, que seria bem mais interessante para apreciar.

Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2014, 17:23:23
Eu devia ter feito um making off da minha foto.. Usei esse tripé:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/796380-REG/Magnus_tp_10_ShearPod_Compact_Tripod.html

Ele mal aguenta a câmera + lente 210mm sem tombar.. coloquei o conjunto no chão, dado que o tripé é baixo e a Lua já estava alta no céu quando vi.
Quando encostava na câmera, ela ficava tremendo uns 5 segundos até parar.. (alta qualidade meu tripé como podem ver).  :doh:
Sei que o positivo da história é que ao me ver eu abaixado no chão do quarto, luz apagada, chingando o tripé, minha esposa se comoveu e disse que vai me dar um tripé descente de aniversário..  :wub: :wub: :wub:

Fernando_Flora, tu mora em andar alto? Eu moro no 15º, e tenho um lustre dentro de casa que tem umas pedrinhas que SEMPRE balançam (não é vento não..). Concluo que o prédio sempre balança... Será que isso não pode ocasionar um pequeno blur nas fotografias, diminuindo nitidez? Depois que fiz as fotos fiquei pensando nisso... Nas próximas quero tentar ir para chão firme.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal