Autor Tópico: 6D vs D610 Opniniões. (sem brigas)  (Lida 6821 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 24 de Dezembro de 2014, 10:35:12
Antes de mais nada, gostaria de pedir que não tornassem esse tópico uma briga de fanboy.

Amigos, alguns eventos esses "últimos" dias me deram um desfalque de equipamento, vendi minha 85mm F1.8 (para o Talles) e um dos meus Flash 580 EX II deu PT, me restando 6D + 24-105 F4L + (1) 580 EX II + 50mm F1.8

Preciso urgente comprar outro flash, e se for pra comprar vou logo no 600 EX RT que custa quase 2 mil, e to pensado em uma 100mm F2.8 Macro que la se vai mais uns 2 mil.

Então ando pensando, já que preciso gastar um pouco com equipo, por que não ir para o lado negro da força para ver como é?

Andei dando uma pesquisada no que seria equivalente no lado negro ao equipo que uso do lado branco, e achei que seria a D610.

Na comparação corpo a corpo o que gostei (sempre achei uma vantagem) é o fato da D610 usar 2 cartões, isso sempre me chamou a atenção na Nikon, o que só é real na Canon a partir da 5D3.

Atenção aqui pessoal: As diferenças de imagem (sensor. DR, ISO, ETC) entre as duas, pra mim são insignificantes, por favor não discutam isso aqui.

O que me desanimou um pouco foi na lente. Uso muito a 24-105 F4L e a versão Nikon acho que seria a 24-85 F3.5 4.5 , que achei um tanto inferior pelo range, ou a 24-120 F4 que seria ideal, mas o seu preço é bem salgado, da quase pra comprar uma 24-70 F2.8

Em termos de flash também achei que a Canon leva vantagem, pois uso muito dois flash's, um na sapata controlando outro com o assistente. já fazia isso com dois 580 EX II pelo sistema IR, tudo controlado pelo menu da câmera, e agora com o 600 EX RT isso passa a ser pelo sistema de rádio, com controle total também pelo menu da câmera.
Me parece que a Nikon não oferece essas opções, ou estou enganado?

Mais alguma coisa que eu devo levar em consideração?

O que vocês acham? vale a pena trocar d sistema apenas por curiosidade? Ou é melhor sossegar o facho e ficar na Canon mesmo?

 :assobi: :assobi:


« Última modificação: 24 de Dezembro de 2014, 10:35:43 por Roberto Dellano »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2014, 10:48:45
Eu uso os dois sistemas, o que eu gosto da Nikon é a posição dos comandos. Isso é muito pessoal, eu sei... Mas fora isso tem o sistema de foco melhor e o preço menor.
A D610 filma melhor, o sistema de foco é melhor. A outra vantagem da Nikon é que você compra uma câmera com as mesmas especificações da 5DMKIII por 1000 dólares a menos.
A desvantagem da Nikon está na objetiva que você quer, não tem nada que chegue próximo a equivalente Canon. A opção é a Sigma 25-105 f/4 Art.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2014, 10:51:16
não trabalho com fotografia mas vou dar um palpite  :D

acho q usar os dois sistemas simultaneamente não ia ficar muito legal pq tem uma diferença na tonalidade das cores, pode deixar a pós mais trabalhosa.

Outros fatores q eu acho q seria ruim eh vc ter q adquirir mais um set de lentes e flash (plural = flashes? :ponder:) então vai uma graninha alta e de repente vc pode acabar se arrependendo, acho q ja q esta na curiosidade tenta pegar uma emprestada ou alugar de repente e avalia se vale a pena o investimento.

Qualidade vai ter tbm mas vai q vc não se adapte aos comandos ou algo do tipo, EU acho q como vc vai usar isso profissionalmente e tal, não seria uma boa


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2014, 11:30:20
Não sei te responder sobre os flash, mas a questão da filmagem é melhor mesmo. E outro ponto é a questão do display que é um pouco maior do que a da 6D. Além disso, a D610 tem luz de autofoco, e a 6D não.

Gosto muito da minha D610, acho que foi meu melhor investimento na área de fotografia. Existe a lente 18-105 da nikon também, sabiam? http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Camera-Lenses/AF-S-DX-NIKKOR-18-105mm-f%252F3.5-5.6G-ED-VR.html

Pelo preço acho que compensa demais. EU acho que as lentes da Nikon melhores e mais nítidas (Minha opinião) mas por outro lado são bem mais caras.

Os dois slots de cartão tem funcionalidades diferentes, onde vocÊ pode utilizar para que quando um deles encher, passa automaticamente para o outro, ou então, backup de um cartão em JPG e no outro RAW.

ACho essas funções excelentes na D610, faltou vir com o GPS integrado e WIFI, mas acho que quem fotografa quase não usa estas funções. Eu por exemplo, tenho a D5300 e não uso o wifi...

Se você quer entrar para o mundo Nikon não vejo problemas, mas acho que como o colega acima disse: A volta pode ser dolorosa. Ou você entra e fica ou a volta é complicada rs.

Se você tem curiosidade, melhor pegar a câmera de alguém emprestada para uns cliques e testar, se gostar investe, se não, deixa quieto.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2014, 11:33:21
Pessoal, só um adendo importante que eu esqueci. Eu não filmo. Nunca.  :D :D


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2014, 11:58:10
Pessoal, só um adendo importante que eu esqueci. Eu não filmo. Nunca.  :D :D
Apenas para fotos:
1. dois slots de cartão
2. fluxo de trabalho é mais ágil do que nas Canon
3. Sistema de foco com mais pontos de foco
4. Melhor DR
5. Para quem trabalha com eventos a 58 1.4 e 85 1.4 são excelentes.

Eu acho a D610 muito superior à 6D...
O que falta é a 24-105; no lado Nikon a 24-120 é inferior a Canon
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2014, 12:15:16
2. fluxo de trabalho é mais ágil do que nas Canon

Me explica isso???  :ponder: :ponder: :ponder:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2014, 12:53:59
Me explica isso???  :ponder: :ponder: :ponder:
Com a experiência que eu tenho com as minhas Nikon e Canon; eu acho mais fácil ajustar pontos de foco, modo de foco, velocidade, iso e abertura é mais rápido nas Nikon do que nas Canon
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2014, 14:47:24
Roberto, eu tenho uma 6D e já pensei em ir pra D610 também, só por causa do maior número de pontos de foco e pelo tão falado dynamic range da nikon que é melhor que na Canon, melhorando a recuperação de sombras e altas luzes.
A questão de facilidade de uso e comandos é uma coisa muito pessoal, além de ser questão de costume. Então não vou nem entrar nesse mérito. Por exemplo, tem muita câmera que muita gente idolatra por ter controles "à mão" e eu acho muito "contra-mão" kkkkk.
Não fiz essa troca ainda, pelos mesmos motivos que me fizeram entrar na Canon quando comprei minha primeira DSLR:
- Preço. Com o mesmo valor eu tenho um equipamento melhor Canon do que Nikon, principalmente lentes.
- A qualidade das minhas fotos é muito mais limitada pelo meu conhecimento do que pelos pontos de foco e dynamic range...
- Dos fotógrafos que admiro, uns usam Canon e outros Nikon, e não vejo diferenças de qualidade por conta disso...
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2014, 02:12:29
Eu tenho uma D7100 que usa o sistema de dois slots de cartão. É bom?! É, masssssss eu acho que a Nikon deveria implementar um processador melhor nas câmeras. Tem horas que da raiva o tempo que a câmera demora pra colocar um raw num cartão e eu JPEG no outro.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2014, 17:19:00
Olha, é opinião pessoal mesmo.

Meu amigo trocou D600 por 6D há duas semanas. E pude usar um pouco a D600.

Minhas impressões a favor da D600/D610.
-> Com certeza o DR diferença perceptível. As cores da D600 me agradam um pouco mais
-> Dois Slots pra quem faz evento é melhor.
-> AWB melhor (preciso)

Minhas impressões a favor da Canon 6D.
-> Pegada!!! Com certeza me adaptei de tal forma que acho as Canon mais fácil de usar (seja pela posição dos botões acima do LCD superior - em especial botão de ISO) e a ergonomia me agrada mais
-> Obturador mais silencioso
-> Gosto mais do sistema de AF da Canon. As lentes USM (como da 85 1.8 / 100 2.0) no ponto central da 6D parece um negócio de outro mundo na velocidade e precisão.
-> ISO alto. O DxOMark só pode estar de brincadeira com aquela pontuação (já comentei isso outras vezes). O ISO alto da 6D é muuuuuuito bom.
-> Controle de flash externo via menu
-> Menu de navegação mais fácil de ser usado
-> Mercado de lentes e acessórios bem melhor aqui no Brasil

Ambas as marcas tem excelentes lentes 85 1.8 (a da Nikon me parece um pouco melhor mas é mais cara). 35 mm pra mim tem que ser a Sigma Art (espetacular). Estou adorando a 40 2.8 (muito nítida, pequena e barata). Já nas lentes de 50 mm a Nikon está um passo a frente. Em termos de zoom a Canon tem a 24-70 2.8 II e 70-200 2.9 que são dois monstros lendários e a lente zoom de melhor custo benefício do mercado (24-105 - apesar da Sigma ter uma lente similar e melhor - já postei comparativos aqui e no meu canal no YouTube). Em compensação a Nikon tem a 14-24 2.8.

No fim das contas, a escolha vai ser sua mesmo. Só vamos ficar cornetando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2014, 17:26:01
Olha, é opinião pessoal mesmo.

Meu amigo trocou D600 por 6D há duas semanas. E pude usar um pouco a D600.

Minhas impressões a favor da D600/D610.
-> Com certeza o DR diferença perceptível. As cores da D600 me agradam um pouco mais
-> Dois Slots pra quem faz evento é melhor.
-> AWB melhor (preciso)

Minhas impressões a favor da Canon 6D.
-> Pegada!!! Com certeza me adaptei de tal forma que acho as Canon mais fácil de usar (seja pela posição dos botões acima do LCD superior - em especial botão de ISO) e a ergonomia me agrada mais
-> Obturador mais silencioso
-> Gosto mais do sistema de AF da Canon. As lentes USM (como da 85 1.8 / 100 2.0) no ponto central da 6D parece um negócio de outro mundo na velocidade e precisão.
-> ISO alto. O DxOMark só pode estar de brincadeira com aquela pontuação (já comentei isso outras vezes). O ISO alto da 6D é muuuuuuito bom.
-> Controle de flash externo via menu
-> Menu de navegação mais fácil de ser usado
-> Mercado de lentes e acessórios bem melhor aqui no Brasil

Ambas as marcas tem excelentes lentes 85 1.8 (a da Nikon me parece um pouco melhor mas é mais cara). 35 mm pra mim tem que ser a Sigma Art (espetacular). Estou adorando a 40 2.8 (muito nítida, pequena e barata). Já nas lentes de 50 mm a Nikon está um passo a frente. Em termos de zoom a Canon tem a 24-70 2.8 II e 70-200 2.9 que são dois monstros lendários e a lente zoom de melhor custo benefício do mercado (24-105 - apesar da Sigma ter uma lente similar e melhor - já postei comparativos aqui e no meu canal no YouTube). Em compensação a Nikon tem a 14-24 2.8.

No fim das contas, a escolha vai ser sua mesmo. Só vamos ficar cornetando.

Thales, você testou a D600 com qual lente?
Pergunto isso porque você comentou que o foco da 6D com a 100 f/2 é coisa de outro mundo, e queria saber qual o parâmetro de comparação.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 25 de Dezembro de 2014, 22:40:52
Eu usei com a 50 1.8 D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2014, 18:53:23
Eu tenho uma D7100 que usa o sistema de dois slots de cartão. É bom?! É, masssssss eu acho que a Nikon deveria implementar um processador melhor nas câmeras. Tem horas que da raiva o tempo que a câmera demora pra colocar um raw num cartão e eu JPEG no outro.

Seus cartões são rápidos? Eu aqui nunca percebi nenhuma demora, não. E eu uso a câmera configurada para colocar RAW nos dois cartões.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2014, 20:49:14

Seus cartões são rápidos? Eu aqui nunca percebi nenhuma demora, não. E eu uso a câmera configurada para colocar RAW nos dois cartões.

São sim! Isso é uma coisa que gosto em Canon, o processamento é rápido!
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/