Autor Tópico: Paralisia Fotográfica - Já aconteceu com você?  (Lida 3017 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2014, 14:12:35
Olá!
Obrigado pela explicação. Então a minha "linha azul" seria que nem uma montanha russa hehehe
kkkkkkkkk a minha tbm Danilo é uma onda senoidal!!!
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 21 de Dezembro de 2014, 14:15:47
Meus amigos obrigado muitíssimo, o tópico além de motivacional mostra que não sou o único.

O gráfico é fantástico e divertido, retrata bem a realidade;

Jauvane, obrigado mesmo pelas dicas, é até natural que quando viajamos muito para os mesmo lugares ao olhar certa cena dizemos "Ah, isso eu já fotografei antes"...

Acredito que o senso crítico vai aumentando com o tempo e esquecemos que muitas vezes quando vemos aquela foto maravilhosa, toda produzida, tem uma equipe por trás, uma locação, uma modelo, uma região paradisíaca ou a qual não estamos acostumados (neve, clima e vegetações que não estão no "nosso quintal"  :D ).

Percebo também que diminuí o número de cliques por saída, às vezes volto com 20 ou 30 fotos, hoje descarto muito mais, acabam sobrando 2 ou 3 e acho que isso também é normal. No início nos empolgamos e tudo é lindo.

Eu fiz algumas HDR...  :hysterical:  mas não eram surrealistas, eram boazinhas até!

Gosto das panorâmicas verticais, só girando a coluna... será que é cafona também?  :shock:   :hysterical:

Sou músico e a arte corre nas veias, a música é muito parecida com a fotografia e este sentimento também ocorre com o instrumentista. Tenho 38 anos, estudo violão clássico desde os 13, sou professor e ainda acho que toco uma b.osta.... rsrsrsrs  :hysterical:  Para ajudar ainda tenho a honra de ter a amizade, de frequentar minha casa e tudo mais, viajarmos juntos, de um dos maiores violonistas clássicos da atualidade, o peruano Jorge Caballero... imagina você fotografar ao lado do Ansel Adam ou do Sebastião Salgado? Pois é, eu toco junto com ele às vezes!!!  :hysterical:

Para 2015: novos desafios e novas formas de fotografar, viajar muito, viver bem a vida e curtir o momento, se não for para isso, por que fotografamos?

Abração e vamos divagando  :ok: 


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 21 de Dezembro de 2014, 16:38:32
Poxa Armando se você acha que está estagnado..... Meu Deus, quando você der um próximo salto vai ficar fantástico.

Eu sinto que criativamente falando sempre fui estagnado. Agora pretendo começar a usar mais flash externo e fora da câmera. Espero poder atingir novos resultados.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 23 de Dezembro de 2014, 16:35:52
Amigo Thales, acredito que todos passam por esta fase, pelo menos musicalmente isso acontece, deve ser próprio do artista exigir-se e ser crítico, tentando elevar o nível de conhecimento e maturidade.

O gráfico mostra bem isso, depois de amadurecido sempre vamos nos achar medianos, mesmo que para muitos nossa fotografia seja admirada.

Eu já estou pensando em algumas coisas diferentes para 2015, trabalhar mais street, conversar mais com as pessoas, eu fazia isso muito em Sampa, conversando com moradores de rua, mendigos, drogados, mostrando as fotos deles, é bem realizador e interativo. Alerta: com precaução!!! Só não gosto de fotografar este povo sofrido como se eu estivesse em um zoológico, quando posso sempre interajo, digo uma palavra amiga, incentivo.

Com este foco em mente já tenho bastante o que pensar, e quero realizar este projeto em PB, começar a fazer alguns quadros das fotos que fiz em fineart, impressões maiores, enfim, gozar um pouco e curtir o que se faz, sem arrogância mas com humildade e orgulho do próprio trabalho.

Abração e parabéns pela filhota, eu tenho 3 filhos, duas meninas e 1 menino, é muito boa esta fase, aliás, todas elas!  :ok:


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Dezembro de 2014, 16:49:40
Caros amigos forenses,

Sinto que minha fotografia esta "paralisada", estagnada sem demonstrar uma evolução nos últimos meses.

Abraço!  :ok:

Armando ,

Este processo de paralisia , aparente , ocorre em muitos processos de aprendizado , e faz parte natural de como nosso cerebro funciona . 

Desde que a pessoa se mantenha ativa , estudando , se atualizando o salto ocorrerá .

Converse com musicos sérios , estudantes sérios de idiomas , cientistas , etc.

Vera que todos eles passaram por periodos de aparente congelamento . e um dia , ali estava aquela musica que nao saia , aquela compreensão do idioma que nao ia  , ou a solução do problema que parecia insoluvel.

Digo aparente , porque na pratica , algo estava acontecendo em nosso sub-consciente , e quando pronto , vai emergir .

O Musico de Jazz Charles "The Bird" Parker , chamou este nomento de "Epifania", quando algo lhe foi revelado dos ceus , e ele passou a tocar com a maior naturalidade , construções musicais que antes estavam no reino das ideias.

Abraços
Fábio José



« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 16:58:48 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2014, 18:26:48
Armando ,

Este processo de paralisia , aparente , ocorre em muitos processos de aprendizado , e faz parte natural de como nosso cerebro funciona . 

Desde que a pessoa se mantenha ativa , estudando , se atualizando o salto ocorrerá .

Converse com musicos sérios , estudantes sérios de idiomas , cientistas , etc.

Vera que todos eles passaram por periodos de aparente congelamento . e um dia , ali estava aquela musica que nao saia , aquela compreensão do idioma que nao ia  , ou a solução do problema que parecia insoluvel.

Digo aparente , porque na pratica , algo estava acontecendo em nosso sub-consciente , e quando pronto , vai emergir .

O Musico de Jazz Charles "The Bird" Parker , chamou este nomento de "Epifania", quando algo lhe foi revelado dos ceus , e ele passou a tocar com a maior naturalidade , construções musicais que antes estavam no reino das ideias.

Abraços
Fábio José


Olha, espero que seja epifania mesmo kkk
To me sentindo bem assim também
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2014, 19:14:25
Postei no outro tópico, minha próxima saída vai ser no modo P e Av  :no: , vou focar somente em composição e deixar a câmera decidir o resto, vejamos o que sai.  :ok:



Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Dezembro de 2014, 00:38:25
Eu acho que essa "paralisia" é normal... Profissionais ou não, fotografar é arte, e artista as vezes precisam de uma Pausa, quando sinto essa "paralisia" paro e vou brincar com outros Hobbies.

Ricardo Ghion


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 31 de Dezembro de 2014, 22:21:36
Olá Armando, tudo bem?

Imagino que essa insatisfação seja algo natural, próprio do ser humano.
Para os artistas, essa insatisfação pode ser ainda mais sofrida porque, afinal, a arte é a nossa forma de se comunicar com o mundo, e quando sentimos que não estamos expressando aquilo que queremos expressar, vem a sensação de que falta algo.
Mas isso são só "achismos" - eu não sou psicólogo, então não sei se é assim.
Mas comigo é assim   :D

Eu dei uma olhada no seu Flickr, e vou ser sincero com você.
Suas fotos são boas tecnicamente, mas senti falta de alguma coisa.
O que eu mais sinto nas suas imagens é uma preocupação técnica excessiva, sem margem para erros. Suas fotos tem boas composições, uma edição natural mas, acabou por aí..
Essa é a minha visão ok?! E eu posso estar errado também, afinal, eu não sou dono da verdade.
Mas se imagine em um palco, você, tocando. O que você pensa quando está no palco se apresentando?
A afinação tem que estar perfeita? Você não pode errar porque fica com medo de que alguém irá notar? Quer que tudo seja perfeito? Ou você bota a sua alma e seu coração naquilo e se errar não importa, você segue em frente e em frente e em frente e sente a música fluir pelo corpo -wow- você e o seu instrumento são agora uma coisa só, você o sente vibrar e você vibra com ele. Talvez seja essa a tal da 'epifania'.
Assim, na fotografia, liberte-se dos teus medos, não se preocupe com as regras, deixe elas em casa. Se possível, saia com os seus filhos, fotografe-os mais vezes, sua esposa, fotografe tudo o que te faz feliz, viaje! Tudo isso um dia valerá mais do que qualquer ouro na terra!
Uma coisa legal seria se você comprasse uma câmera analógica, nada muito sofisticado. Uma câmera como uma Olympus Trip 35 seria uma boa pedida pra você.
Aliás, essa aqui, no Mercado Livre, está um pouco cara eu acho, mas está muito bem conservada!!
Eu queria ela pra mim mas, como não tenho dinheiro  :(  HAHAHA  :hysterical:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609673008-cmera-fotografica-olympus-trip-35-made-in-japan-_JM
Lá no mercado livre você encontra o mesmo modelo de câmera por até 80 reais, mas nada se compara a essa belezura aí :) E caso se interesse por uma câmera dessa, fique atento ao fotômetro. Essas câmeras possuem um fotômetro mais frágil (tá vendo essas pequenas "lentes" ao redor da objetiva? Então, esse é o fotômetro da sua câmera. E é bom sempre tampar ela quando você não estiver usando)
Fotografar em analógico e outra história meu amigo! Eu só estou esperando a minha chegar pra eu partir pra uns 5 dias longe de casa!

Poxa, eu me empolgo com essas conversas. Falo demais as vezes.
Ah, e aliás, essas foram as fotos que eu mais gostei!
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/14358512447/
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/14820979612/
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/15099952762/
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/12915801685/


Armando, queira me desculpar por qualquer besteira que eu tenha dito. Eu quero mesmo que você possa sair e fotografar e sentir satisfação nas tuas fotos. Vou ficar aqui torcendo por você. Nada é tão fácil como a gente imagina, nem tão complicado que seja impossível.
Que 2015 seja um grande ano pra você, e que os dias te tragam as grandes alegrias e felicidades que nossos corações merecem.
Um grande abraço meu amigo. Tudo de bom!!

 :)