Autor Tópico: Apple e o trabalho escravo.  (Lida 8269 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 27 de Dezembro de 2014, 14:41:42
Não sejamos ingênuos nem hipócritas, é muito fácil falar, muito difícil viver as palavras. Se é por aí, voltemos todos a viver do que plantamos, no meio do mato, sem energia elétrica, tecendo nossas próprias roupas e usando uma pinhole de madeira, joinha.

Perfeito.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Dezembro de 2014, 15:06:01
Beleza então, entendi.

 :clap:
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, 15:15:18 por Claudio Rombauer »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Dezembro de 2014, 15:33:29
Eu uso um iPhone 4, não é 4s não, é 4, com o botão de home e de ligar com defeito, tenho que quase quebrar o dedo pra ativar a tela e, mesmo assim, me atende em tudo o que eu preciso.
Não sejamos ingênuos nem hipócritas, é muito fácil falar, muito difícil viver as palavras. Se é por aí, voltemos todos a viver do que plantamos, no meio do mato, sem energia elétrica, tecendo nossas próprias roupas e usando uma pinhole de madeira, joinha.

Tu insiste nessa retórica, né? Como provavelmente tem preguiça de ao menos tentar ser mais ético acusa os outros de hipocrisia.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #33 Online: 27 de Dezembro de 2014, 18:03:40
o que seria ser mais ético, no caso?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 27 de Dezembro de 2014, 18:15:30
o que seria ser mais ético, no caso?

Reduzir ao máximo possível o consumo de produtos cuja origem seja a exploração de trabalhadores e/ou do meio ambiente principalmente quando se tem certeza de que isso está acontecendo.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #35 Online: 27 de Dezembro de 2014, 18:16:54
vc acha então que a vida dos chineses seria melhor sem essas mega corporações por lá?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Dezembro de 2014, 19:15:10
vc acha então que a vida dos chineses seria melhor sem essas mega corporações por lá?

Elas podem estar lá, desde que tratem seu funcionário da mesma forma que um ocidental médio é tratado.
O interessante é que aos poucos a legislação chinesa está dando mais direitos aos trabalhadores o que está provocando um deslocamento das empresas para lugares onde podem explorar mais os funcionários.. ops, devo usar o eufemismo capitalista: países cuja mão de obra é mais "competitiva"  ttp://economia.estadao.com.br/noticias/geral,industria-chinesa-perde-competitividade-com-alta-dos-custos-trabalhistas,125458


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 27 de Dezembro de 2014, 21:24:37
Reduzir ao máximo possível o consumo de produtos cuja origem seja a exploração de trabalhadores e/ou do meio ambiente principalmente quando se tem certeza de que isso está acontecendo.


E como você vai saber qual empresa opera 100% dentro das normas ? Na China, aposto que as que estão nesse patamar são uma ínfima minoria. E também tem o problema de uma empresa maior sub contratar uma menor que explora mais ainda o trabalhador. Duvido que tenha mais do que meia dúzia de empresas lá que trabalhem do jeito correto, sejam gigantes multinacionais ou empresas de fundo de quintal. Chinês tem o mau hábito de explorar o trabalho, isso é fato conhecido. Por exemplo, na França os chineses praticamente tomaram o mercado de pequenas lavanderias, e sabe o que fazem ? Colocam vietnamitas para trabalhar ganhando as vezes 1/4 do salário normal.

Para atingir o que você quer, teria que exigir o certificado de conformidade da empresa principal e de todos os fornecedores dela, coisa que você nunca vai conseguir. Eu DUVIDO por exemplo que uma Yungnuo da vida (e seus fornecedores) que produz os flashes que a maioria compra esteja 100% conforme. Por que não compram um Metz fabricado na Alemanha ? A maioria das empresas produtoras na Europa e nos EUA seguem normas trabalhistas super rígidas, senão os sindicatos caem de pau em cima. Na China ? As estrangeiras conseguem-se sair melhor que a maioria das próprias chinesas.

Falar é muito bonito, politicamente correto, fácil e cômodo, mas solução real, honesta e prática vai ser meio difícil de encontrar, a não se que estejam dispostos a pagar muito mais.

 
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, 21:29:07 por AFShalders »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Dezembro de 2014, 21:42:46

E como você vai saber qual empresa opera 100% dentro das normas ? Na China, aposto que as que estão nesse patamar são uma ínfima minoria. E também tem o problema de uma empresa maior sub contratar uma menor que explora mais ainda o trabalhador. Duvido que tenha mais do que meia dúzia de empresas lá que trabalhem do jeito correto, sejam gigantes multinacionais ou empresas de fundo de quintal. Chinês tem o mau hábito de explorar o trabalho, isso é fato conhecido. Por exemplo, na França os chineses praticamente tomaram o mercado de pequenas lavanderias, e sabe o que fazem ? Colocam vietnamitas para trabalhar ganhando as vezes 1/4 do salário normal.

Para atingir o que você quer, teria que exigir o certificado de conformidade da empresa principal e de todos os fornecedores dela, coisa que você nunca vai conseguir. Eu DUVIDO por exemplo que uma Yungnuo da vida (e seus fornecedores) que produz os flashes que a maioria compra esteja 100% conforme. Por que não compram um Metz fabricado na Alemanha ? A maioria das empresas produtoras na Europa e nos EUA seguem normas trabalhistas super rígidas, senão os sindicatos caem de pau em cima. Na China ? As estrangeiras conseguem-se sair melhor que a maioria das próprias chinesas.

Falar é muito bonito, politicamente correto, fácil e cômodo, mas solução real, honesta e prática vai ser meio difícil de encontrar, a não se que estejam dispostos a pagar muito mais.

 

Pois é, afshalders, não, adianta, vocês preferem seguir o caminho fácil de não fazer p* nenhuma para mudar a situação. Tipo o paulistano médio que está preocupado com a seca mas não abre mão do seu churrasco que está contribuindo com a diminuição da Amazônia seja através de pasto ou plantação de soja.
Além de preferir seguir o caminho fácil ainda xingam de hipócritas quem diz que deve-se procurar reduzir ao máximo (alguém aqui falou em eliminar?) sua contribuição para manutenção dessa situação.
Por último, quer dizer então que se um chinês explora o outro está tudo bem? Os pecados dos consumidores destes estão automaticamente redimidos então?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2014, 21:46:02
Ah!  E não sabia que virou "politicamente correto"  ser contra a exploração de mão de obra. Pensei que isso fosse algo básico para pessoas de bom senso.
Não faz parte da cartilha do tal "cidadão de bem" ser contra a exploração?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 27 de Dezembro de 2014, 22:19:54
Pois é, afshalders, não, adianta, vocês preferem seguir o caminho fácil de não fazer p* nenhuma para mudar a situação. Tipo o paulistano médio que está preocupado com a seca mas não abre mão do seu churrasco que está contribuindo com a diminuição da Amazônia seja através de pasto ou plantação de soja.
Além de preferir seguir o caminho fácil ainda xingam de hipócritas quem diz que deve-se procurar reduzir ao máximo (alguém aqui falou em eliminar?) sua contribuição para manutenção dessa situação.
Por último, quer dizer então que se um chinês explora o outro está tudo bem? Os pecados dos consumidores destes estão automaticamente redimidos então?

Não, ninguém disse que um chinês explorar o outro é correto. O que eu disse é que isso acontece na maioria das empresas de lá e que todo mundo (inclusive você) direta ou indiretamente vai continuar comprando produtos dessas fábricas. Você vai deixar de comprar coisas made in china ? Desculpe mas não existe um meio certo ou meio errado, tipo, ahhh eu só comprei um adaptadorzinho de uma fábrica que eu não sei (e nem quero saber, alegando que não tem como saber) se usa mão de obra explorada. Isso é o mesmo que dizer que você pode aproveitar só um pouquinho do chinês coitado que está la trabalhando que nem um cão pra fazer o adaptador de 5 dólares. Por que o trabalhador da Apple, Samsung, Asus ou sei lá de qual outra fábrica tem que ser tratado diferentemente ? Exploração é exploração e pronto. Ou é ou não é.

O sensato seria consumir somente de fabricantes idôneos e certificados, coisa que na prática não há como fazer.

Não creio que seja tão difícil assim de entender o que eu quis dizer. É só ler com atenção.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2014, 22:29:33
Também acho que vocês estão com dificuldade de compreensão. Pela terceira vez estou falando isso: Deve-se procurar ao máximo reduzir o seu uso de produtos feitos com exploração mas infelizmente existem casos em que isso não é possível.
Agora, pelo visto nem isso vocês querem fazer, né? Tem que se tudo 8 ou 80.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 28 de Dezembro de 2014, 00:21:52
Enquanto os negros eram escravos as pessoas discutiam este tipo de coisa também. E o argumento dos que defendiam a escravidão da época era parecido, tipo "até parece que vc vai querer pagar seus empregados" ou "no mundo todo existem escravos", etc.

Não importa o argumento, eu pagaria sim o dobro em um celular se isto significasse uma melhoria no trato dos trabalhadores. Acredito que todos nós pagariam o dobro e até o triplo se isto significasse o fim da escravidão de pessoas que não tem outra escolha.

Se você descobrisse que um celular é fabricado na coréia do norte por um campo de escravos juvenis, compraria? Sério?

Espero que no futuro esta exploração não exista, e daí que o iPhone vai custar 1500 dólares? Vai vender mesmo assim.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 00:24:44 por Claudio Rombauer »


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #43 Online: 28 de Dezembro de 2014, 00:50:43
sri_canesh,
Me perdoe a indiscrição, mas que equipamento fotográfico usa hoje em dia? Se está na assinatura me perdoe mas do smartphone não consigo ler.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #44 Online: 28 de Dezembro de 2014, 00:57:54
Cláudio,

Ninguém aqui está falando que é aceitável ou justificável. Só que a coisa tem que ser expandida para toda e qualquer fábrica que abusa dos trabalhadores, seja uma megacorporação ou uma de fundo de quintal.

O problema maior é que na prática não há como saber se as empresas seguem boas práticas, principalmente estando na China, Índia, Vietnã e outros países. Sem ter certeza de que seguem boas práticas é quase como fazer vista grossa ou coisa do tipo "enquanto eu não souber está bem".

Exploração em qualquer esfera, seja trabalhista, sexual ou outra qualquer deve ser combatida e se possível evitada. Isso é o básico do básico.

Mas convenhamos que em se tratando da China a esmagadora maioria das indústrias tem sempre uma ponta de suspeita, fundamentada ou não. Tem sempre a dúvida.


Deixa pra lá gente ! Estamos todos obviamente alinhados com o mesmo pensamento. Só não acho certo polarizar a coisa em cima de uma empresa só, porque na prática não é assim.

No caso do estanho, é muito provável que a mesma empresa que fornece o estanho para a Apple o faça também para a Dell, Lenovo, Samsung, Sony e muitas mais.

Uns tempos atrás, uma cadeia de lojas espanhola sofreu um baita ataque porque uma das fornecedoras dela estava usando trabalho escravo na fabricação de algumas roupas. Provavelmente e empresa nem sabia disso, eu duvido que alguma mega empresa européia se envolvesse com isso, dado o risco de acabar com a imagem. Alguém descobriu isso e se aproveitou da notícia, vendeu muito jormal ou ganhou muitos pontos de audiência. É o vale-tudo por notícia ou para denegrir o concorrente. Eticamente lamentável, mas frequente.

Mas que se depender de ter certeza que uma empresa é absolutamente 100% com seus trabalhadores para comprar algo dela é algo complicado, é sim. Se for assim, por via das dúvidas não se pode comprar nada made in china oi índia....
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 01:07:43 por AFShalders »