Autor Tópico: Apple e o trabalho escravo.  (Lida 8285 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 28 de Dezembro de 2014, 01:23:47
Então, é isso que temos que fazer, falar a respeito e mostrar pelo menos desconforto, e não apenas indiferença.
Sempre vai aparecer a turma do deixa disso pra dizer que não tem o que fazer. Mas acho injusto, pois trato meus funcionários, que são apenas 12, da melhor forma possível, sei que poderia ganhar o dobro do que ganho se eu utilizasse o modelo dos meus concorrentes, mas não o faço. Por isso, como empresário, por menor que eu seja, acho injusto que outras empresas, por maiores que sejam, usem trabalho escravo.

Se alguém é assassinado, aparece alguém e diz que isso acontece mesmo. Que, não importa o que façamos, o assassinato ainda vai continuar existindo. Se reclamarmos da violência no brasil, alguém vai dizer que acontece em todo o mundo. Se reclamarmos dos fundamentalistas religiosos, aparece alguém dizendo que existe isso em todas as religiões, se reclamarmos do sacrifício de animais, aparece alguém defendendo que todos nós nos beneficiamos disso, até mesmo se reclamarmos que roubaram da Petrobrás o equivalente a R$50 reais por brasileiro, eu digo, ora, você rouba muito mais em mp3, filmes, etc. Ou seja, não importa a reclamação que qualquer um faça, sempre alguém vai dizer que não adianta reclamar. Talvez seja assim mesmo. Vamos relaxar e gozar.

Estamos diante de um problema sério, não é só a amada e idolatrada apple que contribui, são infinitas indústrias, a pergunta é se podemos ou não contribuir para mudar esta prática, que pode caminhar para níveis muito mais altos de exploração e desumanidade. Talvez isto possa contribuir para reduzir um pouco a idolatria que existe em volta da empresa mais querida do mundo, só por isso ela é citada na frente de outras menos importantes, mas que também se beneficiam de mão de obra escrava.

É tipo o caso dos diamantes de sangue, ninguém parou de comprar diamantes por causa daquilo. É isso que mais assusta.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 01:28:16 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #46 Online: 28 de Dezembro de 2014, 03:46:31
Ninguém aqui mostrou indiferença, pelo contrário.
Só quero ver se na prática alguém vai conseguir boicotar tudo. A prática é bem complicada nesses casos. Quem garante que o estanho da tal empresa não é comprado por exemplo (e hipoteticamente) pela Dell e pela Samsung ?

Qual seria uma idéia prática e realista para tentar mudar essas práticas ? Eu não vejo nada possível, sem que os governos desses paises entrem de sola na questão. E isso não é do interesse deles simplesmente porque o custo subiria e essas empresas voltariam ao pais de origem ou mudariam para outros locais que fossem mais interessantes. A China e a India querem dinheiro e não vão abrir mão disso facilmente.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #47 Online: 28 de Dezembro de 2014, 09:30:13
Enquanto os negros eram escravos as pessoas discutiam este tipo de coisa também. E o argumento dos que defendiam a escravidão da época era parecido, tipo "até parece que vc vai querer pagar seus empregados" ou "no mundo todo existem escravos", etc.

Não importa o argumento, eu pagaria sim o dobro em um celular se isto significasse uma melhoria no trato dos trabalhadores. Acredito que todos nós pagariam o dobro e até o triplo se isto significasse o fim da escravidão de pessoas que não tem outra escolha.

Se você descobrisse que um celular é fabricado na coréia do norte por um campo de escravos juvenis, compraria? Sério?

Espero que no futuro esta exploração não exista, e daí que o iPhone vai custar 1500 dólares? Vai vender mesmo assim.
Eu penso que não cabe ao consumidor se preocupar com isso. Existem organizações e mecanismos para proteger os trabalhadores que vivem nessas situações! E não há necessidade de pagar o dobro, daria para pagar o mesmo valor e ainda o produto ser feito em lugares com políticas descentes de trabalho, basta as corporações baixarem um pouco a margem de lucro!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 28 de Dezembro de 2014, 10:26:07
Já eu penso que o consumidor tem que se preocupar sim e fazer sua parte, mesmo que pareça irrisória e de caráter local. Estou com os colegas que estão tentando dizer que a questão não é ser radical, mas o importante é que podemos entender que apesar de pouco valor ponderal a quantidade acaba aumentando a importância desse segmento.

Lembramos de grandes produtos e tecnologias que foram abandonadas, ou até extintas, justamente por não atrair mais o gosto da grande massa ou de um grupo considerável. E muitas vezes as primeiras eram superiores às concorrentes, sumindo por uma questão de 'Mercado'

Um estado de simples observância e simples estagnação pessoal acaba fazendo com que o sistema continue na sua inércia. E ainda, muitos desses não conseguem 'compreender' como um voto pode ter sua importância, como a "Lei de Gerson" é a mais observada, o ainda tráfico não acaba, etc, etc....

Às vezes com um pouco podemos, no final, fazer grandes mudanças.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 10:32:51 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #49 Online: 28 de Dezembro de 2014, 10:55:26
Existem pessoas que acham que vivem num mundo perfeito...

Reduzir o consumo desses produtos não resolveria. Se houvesse um boicote dos produtos chineses, as grandes indústrias simplesmente deslocariam sua produção para outros países (como ocorre com a Nike, que tem fábricas na Malásia, Indonésia, Vietnã, Tailândia, etc). Só iria transferir o problema para outro país. Se a Ásia ficasse pequena, iriam migrar para a Africa.

Penso como o Pope: isso não cabe aos consumidores, e sim as organizações e governo. Cada um com seus problemas.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Dezembro de 2014, 11:09:56
Pode não resolver, só acho estranho vocês falarem que lavam as mãos.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 28 de Dezembro de 2014, 11:47:14
O problema é que se a gente não encontrar uma simples medida que "resolva" 100% do problema, aparece a turma do deixa disso e desmerece toda e qualquer tentativa de conscientização. "Cadeia não resolve crime, educação não vai resolver o problema do Brasil, nao vai acabar com a fome, com a miséria, essas coisas vão sempre existir, então não vamos fazer nada".

Só a bomba atômica e o fim da humanidade acabariam com todos os nossos problemas. Enquanto não recorrerem a isso, podemos tentar melhorar pouco a pouco algumas situações. Qualquer pequena melhoria é melhor que nada.

Outra coisa, devo ser uma das pessoas aqui do fórum que mais tem equipamento da Apple. Vários computadores, macbooks, tablets, ipod, iPhone, etc. Se estivesse acusando algum culpado, seria eu mesmo um dos piores. Só penso que podemos nos conscientizar que isto está acontecendo e talvez não seja certo. Juntos, todos nós podemos buscar atitudes por parte dos nossos fornecedores, afinal, se a gente eles vão à falência. Opinião pública é algo que as empresas se preocupam, afinal, a marca deles vale dinheiro.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2014, 11:58:53 por Claudio Rombauer »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 28 de Dezembro de 2014, 12:36:23
Cada um pode, e deve, fazer o que for possível para minimizar nosso impacto no mundo. Tenho uma série de ações neste sentido, mas evitarei a autopropaganda...
JVc.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #53 Online: 28 de Dezembro de 2014, 14:32:39
"Se não eu, quem?"
Basta que cada um um se porte assim, com a convicção que, afora si, ninguém mais o fará - consumidor, organização, governo.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #54 Online: 28 de Dezembro de 2014, 15:00:59
Pode não resolver, só acho estranho vocês falarem que lavam as mãos.
Não acho que ninguém aqui esteja com vontade de lavar as mãos! Acho que deve-se cobrar das entidades criadas para monitorar esses assuntos que elas cobrem das corporações!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 28 de Dezembro de 2014, 15:20:42
Isso. Podemos e devemos.
Já é bem melhor do que nada.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 28 de Dezembro de 2014, 18:22:46
Não acho que ninguém aqui esteja com vontade de lavar as mãos! Acho que deve-se cobrar das entidades criadas para monitorar esses assuntos que elas cobrem das corporações!

Não vejo lógica em terceirizar algo que pode ser feito diretamente.
E que "entidades"  são essas? Que entidade vai ter poder de fazer alguma coisa na China?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 28 de Dezembro de 2014, 18:31:25




Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 28 de Dezembro de 2014, 20:14:52
 :(
Cada um pode, e deve, fazer o que for possível para minimizar nosso impacto no mundo. Tenho uma série de ações neste sentido, mas evitarei a autopropaganda...

 :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.