Autor Tópico: Apple e o trabalho escravo.  (Lida 8237 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Dezembro de 2014, 19:09:19
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/bbc-mostra-condicoes-degradantes-em-fabrica-de-iphone-apple-responde-profundamente-ofendidos-14879530?utm_source=Facebook+&utm_medium=Social+&utm_campaign=O+Globo

E aí, vale tudo pra ter um iPhone? Provavelmente outras empresas fazem coisa parecida, existe algo que possamos fazer pra diminuir isso? Vamos diminuir a troca de aparelhos? Que tal ficarmos 10 anos com nosso celular, 15 anos com nossa câmera, etc.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2014, 19:13:04 por Claudio Rombauer »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2014, 22:45:41
Antes fosse somente produtos da Apple. Quantos produtos não compramos que vem da terra do Mandarim que não passam por isso??
Estive na China em 2008 e esperava ver muito disso mas me impressionei positivamente com a jornada de trabalho e das condições de trabalho das 3 empresas que fui em Shenzen.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:01:41
Parece a inglaterra da rev industrial. Assim a samsung nao conseguira competir. Ah nao, ela tb deve ter fabrica na china rsrs
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:24:15
Falando serio, estou com o 4s faz 2 anos e minha meta eh ficar mais um. Mas ta dificil, pois vao inventando coisa e ele fica lento! Maior armadilha.
D600 - E-M10


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:29:58
Falando serio, estou com o 4s faz 2 anos e minha meta eh ficar mais um. Mas ta dificil, pois vao inventando coisa e ele fica lento! Maior armadilha.

Ou faz como eu, deixa de usar smartphone  :D


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:35:06
Por hora O 4S também me atende plenamente, junto com um iPad Mini. Bem melhor que o que tinha com Android antes dele (prioridade ao processamento ao invés da chamada telefônica, o que me chegava a me impedir de atender uma ligação, o que levou ao iPhone, com ótimo resultado desde maio de 2012).
JVc.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:41:53
Se for assim, pode todo mundo passar a andar nu, só pra começar, já que boa parte da produção textil do mundo vem não só da China,
mas da Ásia num geral. Podem parar as comprinhas em Miami, as camisetinhas polo, ou indo mais perto, nem passem em lojas de departamento, viu? Ah, aquele brinquedo legal que seu filho ganhou também pode jogar no lixo, já que provavelmente foi feito por alguém que não vê a luz do dia há meses.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2014, 23:57:02
Ajudar acho que é impossível, mesmo que tentemos levar uma vida simples, sem smartphone, sem tablet, sem computador, sem brinquedos, sem cosméticos (maioria testada em animais), sem comer carne, etc., pois se eu, vc, e mais uns 100 membros do forum partirmos pra isso, nosso nobre ato não livraria o mundo das mazelas. E, mesmo que o mundo todo boicotasse essa produção toda asiática, no fim, essas pessoas iam de uma situação ruim pra outra... perderiam seus empregos e ficariam a mercê de outra forma de exploração que aparecesse no caminho deles. Infelizmente, nós aqui no ocidente não temos muito o que fazer por eles, mesmo que deixemos de comprar os produtos.

No máximo... poderíamos melhorar nossa consciência ao não consumir (e não compartilhar a culpa pela exploração), ou seja, o foco do bom ato seria o "eu" e não o "eles".

E não podemos perder de vista que trabalho degradante, às vezes escravo, ocorre no Brasil, desde o álcool dos nossos carros, até as roupas, passando pela construção civil e etc.

Claro que podemos fazer um uso mais racional das coisas, eu mesmo, tento sempre manter as coisas o máximo de tempo (já tive tablets Wacom que usei por 11 anos, entre outras coisas), esses dias pensei em abandonar o iphone e tentar voltar a usar um Nokia N78 (e quase consegui!), enfim, trabalho degradante é uma coisa que eu mesmo já fui vítima mais de uma vez. Quando eu fui vítima, notei que as pessoas envolvidas não davam a mínima. Não me admira portanto, que quem pode fazer algo relevante (governos, ONU, bancos, investidores, etc) não faça nada, ou, usem essas situações lamentáveis para marketing.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2014, 00:45:32
Antes fosse somente produtos da Apple. Quantos produtos não compramos que vem da terra do Mandarim que não passam por isso??
Estive na China em 2008 e esperava ver muito disso mas me impressionei positivamente com a jornada de trabalho e das condições de trabalho das 3 empresas que fui em Shenzen.


Pode crer que a maioria das coisas que são fabricadas na China são produzidas assim. Como acham que aquelas coisas que todo mundo compra no DealExtreme são tão baratas ? Uma ou outra empresa, no meio de milhares podem até cumprir o que deveriam mas pode ter certeza que não é a regra.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2014, 00:56:29
Entendi.

É normal em todas as empresas e temos que nos acostumar com isso.

Todo mundo faz e quem não fizer, fica pra trás.

Mas acho que a Apple poderia ter assumido então, tipo, fazemos mesmo e todos os outros também fazem.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, 01:01:12 por Claudio Rombauer »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2014, 07:23:15

Ajudar acho que é impossível, mesmo que tentemos levar uma vida simples, sem smartphone, sem tablet, sem computador, sem brinquedos, sem cosméticos (maioria testada em animais), sem comer carne, etc., pois se eu, vc, e mais uns 100 membros do forum partirmos pra isso, nosso nobre ato não livraria o mundo das mazelas. E, mesmo que o mundo todo boicotasse essa produção toda asiática, no fim, essas pessoas iam de uma situação ruim pra outra... perderiam seus empregos e ficariam a mercê de outra forma de exploração que aparecesse no caminho deles. Infelizmente, nós aqui no ocidente não temos muito o que fazer por eles, mesmo que deixemos de comprar os produtos.

No máximo... poderíamos melhorar nossa consciência ao não consumir (e não compartilhar a culpa pela exploração), ou seja, o foco do bom ato seria o "eu" e não o "eles".

E não podemos perder de vista que trabalho degradante, às vezes escravo, ocorre no Brasil, desde o álcool dos nossos carros, até as roupas, passando pela construção civil e etc.

Claro que podemos fazer um uso mais racional das coisas, eu mesmo, tento sempre manter as coisas o máximo de tempo (já tive tablets Wacom que usei por 11 anos, entre outras coisas), esses dias pensei em abandonar o iphone e tentar voltar a usar um Nokia N78 (e quase consegui!), enfim, trabalho degradante é uma coisa que eu mesmo já fui vítima mais de uma vez. Quando eu fui vítima, notei que as pessoas envolvidas não davam a mínima. Não me admira portanto, que quem pode fazer algo relevante (governos, ONU, bancos, investidores, etc) não faça nada, ou, usem essas situações lamentáveis para marketing.
Muito bem colocado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2014, 08:10:01
Complicado porque como o amigo citou, não é só a Apple que faz isso, mas como ela é uma gigante da eletrônica acaba levando mais a culpa.

MAs há pouco tempo atrás saiu uma reportagem do trabalho escravo de uma grife famosa de roupas, onde uma das funcionárias escreveu "Socorro" nas etiquetas das roupas, lembram?

Infelizmente hoje ainda está assim.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2014, 08:28:50
Conheci um cara que ficou 6 meses na Foxconn na China.

E conforme ele ia contando os acontecimento o meu estomago ia embrulhando.

14 a 16 horas de trabalho com intervalo de apenas 40 minutos para almoçar, processo "cama quente"... termina seu turno de 14 horas a pessoa vai dormir no alojamento na mesma cama de outro funcionário... que levanta para assumir o novo turno ( assim a cama ta sempre quente... ) .. jornada de trabalho sem intervalos para beber água, ir ao banheiro.. nada... aliás banheiro é um buraco no chão, sem papel, não escovam os dentes, nada.

Segurança inadequada, tipo no processo de Fosfatização do iPhone, pessoal sem proteção adequada... mata vários chineses de tempos em tempos... me lembrei dos tempos da escola e os mineiros nas minas de carvão.

Custo final na época do iPhone 4 = R$ 380

Proteções ambientais não existem... descarte todo lixo é a céu aberto de perder de vista, e perigosos processos químicos são despejados nos rios sem tratamento nenhum e tudo isso com o OK do governo, simplesmente estão DESTRUINDO o meio ambiente em processo muito acelerado.

Tem muita coisa que ele contou que chocam com nossa realidade no Brasil, tem hora que não da para acreditar...

Uma coisa positiva nos chineses que me foi falado é o processo de adaptação ao trabalho, tipo, eles aprendem muito rápido... coloque um chines ao seu lado que em muito pouco tempo ele já está "clonando" suas habilidades.

Acho que a realidade horrivel com o passar do tempo vai eclodir em movimentos sociais e sindicatos, exigindo melhoria no ambiente de trabalho, menos degradação do meio ambiente, etc... acho que o caos vai acelerar estes processos de concientização.

O mundo (e nós estamos incluídos) também tem sua grande parcela de culpa, Steve Jobs sabia de tudo isso, assim como outros empresários sabem, assim como nós consumidores também sabemos.

Assim como todos sabemos que morrer dezenas de crianças de fome e doenças na Africa, com os urubus alimentando de seus corpos... mas mesmo assim preferimos não pensar e seguir a vida.

Com a tecnologia de ponta que existe hoje daria para suprir a necessidade de todos no planeta mas isto não ocorre.

Os problemas de hoje são os mesmo de A 2000 anos atrás, a única diferença é que usamos iPhone e agora nossas guerras podem destruir todo o planeta.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, 08:30:11 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2014, 08:30:22
Tem os bolivianos aqui em S. Paulo também. Escravizados pelos próprios bolivianos.
D600 - E-M10


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2014, 08:43:05
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/bbc-mostra-condicoes-degradantes-em-fabrica-de-iphone-apple-responde-profundamente-ofendidos-14879530?utm_source=Facebook+&utm_medium=Social+&utm_campaign=O+Globo

E aí, vale tudo pra ter um iPhone? Provavelmente outras empresas fazem coisa parecida, existe algo que possamos fazer pra diminuir isso? Vamos diminuir a troca de aparelhos? Que tal ficarmos 10 anos com nosso celular, 15 anos com nossa câmera, etc.

Legal você colocar o dedo na ferida, Claudio. Podemos negar a realidade achando que não tem escapatória ou encarar os fatos.

Não fico esperando para ver se alguém mais vai fazer igual, procuro fazer minha parte e pronto. Não uso smartphone, não tenho carro, não compro o que não preciso, não dou presentes de Natal, dia das crianças, dia das mães etc. Quando necessário procuro comprar coisas usadas, mesmo que antigas (uso o mesmo laptop desde 2010, não quero trocá-lo). A câmera que uso é uma D80 (comprada usada), compro livros em sebos... Não jogo fora coisas que quebram, procuro consertar. Quando vou me desfazer de algo dôo para conhecidos ou em sites como o freecycle... E por aí vai.

Parece uma vida chata, mas posso dizer que sou muito mais feliz hoje, dessa forma, do que na época em que era consumista. E as pessoas à minha volta que compartilham essas atitudes são felizes também.

Ter um padrão americano de consumo significa condenar o planeta, outros seres humanos e, no fim das contas, a nós mesmos.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, 08:45:28 por RFP »