Autor Tópico: [TUTORIAL] Como montar um Little Planet - Planetinha  (Lida 31936 vezes)

Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2018, 03:33:48
Sei que o Tuto é antigo, mas agora meio que virou muda esse efeito.
Enfim, eu tenho um LG G2 e ele é o unico smartphone que conheço que vem de fábrica com um modo de foto que é o panaVR, seria a foto panoramica 360.
Fica sensacional as fotos assim, por esse software seu teria como fazer esse tipo de foto? Teria algum app para fazer essas fotos no iphone8?


Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2018, 16:08:48
Ajuda?


Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2018, 09:47:36
Atendendo alguns pedidos resolvi tentar montar um passo a passo de como montar um Little Planet, e para mostrar como não precisa de nenhum equipamento fotográfico especial, o tutorial é todo baseado em fotos tiradas com meu celular.

Procurei fazer algo bem simples, e também não me aprofundei em detalhes em deixar uma super edição, é apenas para mostrar o caminho de uma das muitas maneiras de como fazer o seu Planetinha ;)

Para o exemplo foram usadas 54 fotos, mas da pra montar o mesmo planetinha com apenas duas fotos usando uma lente fisheye circular.

1 Passo - montando a panorâmica.

Para unir as fotos vamos usar o Photomerge

File > Automate > Photomerge



Normalmente eu coloco todas as fotos em uma pasta e faço a seleção por pasta, acho mais prático, costumo usar o "Layout" Cylindrical, mas no exemplo vamos usar em Auto.



Após o photoshop processar as imagens ele fica assim:



Agora é só unir os layers, selecione todos e de um "Ctrl + e". Ficando tudo em apenas um Layer de imagem vamos duplicar (Ctrl + j) para unir os cantos da panorâmica, um dos layers eu arrasto para direita deixando seu canto ao centro, faço a mesma coisa com o outro layer mas arrastando para a esquerda.



Após esse processo vamos fazer uma limpeza geral na imagem, acertando as falhas onde Photomarge não conseguiu unir corretamente, não vou colocar detalhes por que cada imagem necessita de um tipo diferente de acerto da outra, mas segue exemplo básico que costumo usar.

Aqui temos uma falha que segue desde a rua até as arvores, para acertar isso vamos fazer uma pequena seleção da imagem e usar a ferramenta warp (Edit > Transform > Warp) para alinhar as falhas.

Faça uma seleção parcial usando o Lasso Toll



Aplicando o Warp



E a imagem alinhada



Os Ajustes finais eu faço com a ferramenta Clone Stamp

A falha



E após usar a ferramenta Clone Stamp



Terminando todas as pequenas correções vamos acertar os cantos da panorâmica, para isso uso uma guia para marcar nos cantos onde a imagem começa a se repetir.



Agora é só dar um Crop na imagem



Terminada a panorâmica vamos transforma-la em um planetinha, depois desse processo eu costumo usar o programa Pano2Vr que já faz a conversão para o planetinha, mas como não é um programa popular vou mostrar um jeito simples de fazer no próprio Photoshop.

2 Passo - Planetinha

Agora vamos pegar essa panorâmica e deixa-la "quadrada", usando o image size (image > image size), nesse caso vamos deixar a imagem com 1600x1600 para que possa servir nos ajustes finais que vou sugerir, mas podem deixar ela maior caso queiram usar outros meios de acabamento.



Após ter deixado ela quadrada vamos inverter em 180º (Image > Transform > Rotate 180º), ela vai ficar assim.



Com a imagem invertida é só aplicar o filtro Polar Coordinantes (Filter > Distort > Polar Coordinantes) selecionando "Retangular to Polar" e temos nosso Planetinha.



Agora com ele montado fazemos os retoques finais, arrumando o centro (usando novamente o Clone Stamp) e recortando o céu, em alguns casos costumo deixar o céu original da foto, mas como estava um tempo nublado preferi recortar.



Esta pronto o planetinha!

Caso não tenha muito assunto ao centro você pode aproximar as bordas do planetinha para o centro, existem diversas formas de se fazer isso, nesse caso vamos usar o Liquify ( Filter > Liquify) para fazer.

Use a ferramenta Pucker com o Pincel no tamanho máximo (1500), fazendo diversas regulagens de Densidade e a Pressão do pincel conforme vai moldando seu planetinha.



Agora é só colocar um fundo e editar a gosto do freguês!



Esse é um Planetinha feito no mesmo esquema, com fotos de celular tb, mas do Vale do Anhangabaú.



:ok:
Podes me ajudar na questão acima?