Autor Tópico: [Tutorial]"focus stacking" - empilhamento de foco  (Lida 9710 vezes)

Belchior Franco

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Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2015, 13:55:43
Bem legal a técnica, deve ser legal para fotos principalmente de comida, pratos, bolos, tortas, etc.

Você muda o foco pelo anel da lente certo? Não tem perigo da câmera mudar de posição?
Não consigo ver fotos com focos singulares, a realidade que o empilhamento nos dá é muito além do que podíamos ver antes.

Então na verdade isto é uma forma de se conseguir o resultado das objetivas Tilt-shift; que são as objetivas usadas para fotografia de produtos como por exemplo jóias, de forma com que o foco fique preciso em toda a extensão do produto, mas estas são objetivas muito caras, e utilizando esta técnica e um software se consegue o resultado semelhante de forma muito mais barata. As objetivas Tilt-shift também podem ser usadas para fazer aqueles efeitos de miniaturas, que tb pode ser feito segurando uma objetiva sem encaixar ela na câmera com ela inclinada.
De fato este tipo de técnica esta tornando muito mais acessível a fotografia de produto, vai mexer com esse nicho da fotografia que antes era seguro devido ao auto custo das objetivas Tilt-shift.


Pope

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Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2015, 14:11:41
Muito bom o tópico! Mas o melhor lugar para ele é na seção de técnicas e tutoriais!
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Márcio A.A.

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Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2015, 19:39:40
Se o autor do tópico me autoriza, vou repostar aqui uma miniatura de uns 25cm que fotografei com essa técnica. De outra forma não teria como deixá-la completamente em foco com 50mm em uma APS-C sem cropar.

Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Rui Pará

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Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2015, 19:43:01
Se o autor do tópico me autoriza, vou repostar aqui uma miniatura de uns 25cm que fotografei com essa técnica. De outra forma não teria como deixá-la completamente em foco com 50mm em uma APS-C sem cropar.



Com certeza, esse tópico é para aprendermos uns com os outros.

Veja que excelente captura, parece tão real que dá para por a mão.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 19:44:39 por Rui Pará »
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Márcio A.A.

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Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2015, 19:53:12
Valeu Rui!
A ideia de fotografar uma miniatura de carro é deixá-la parecida com o carro de verdade. Nas fotos de carros, a profundidade de campo tem que ser grande, tem que deixar todo o carro em foco, e fica melhor se o resto do ambiente também está em foco. Dá sensação de realidade. Para fazer isso com miniaturas é um desafio. Apenas câmeras compactas dão conta dessa profundidade de campo. Com DLSR sem tilt shift, isso só é possível graças ao focus stacking.

Nessa imagem acho que usei 16 fotos. Na minha lente o ideal é usar f/8 (fechando mais começa a aumentar a difração), mas f/11 acaba sendo a escolha mais racional, pois não exige tantas fotos, que pela profundidade do objeto, podem gerar conflitos no empilhamento.
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Rui Pará

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Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2015, 20:08:37
Valeu Rui!
A ideia de fotografar uma miniatura de carro é deixá-la parecida com o carro de verdade. Nas fotos de carros, a profundidade de campo tem que ser grande, tem que deixar todo o carro em foco, e fica melhor se o resto do ambiente também está em foco. Dá sensação de realidade. Para fazer isso com miniaturas é um desafio. Apenas câmeras compactas dão conta dessa profundidade de campo. Com DLSR sem tilt shift, isso só é possível graças ao focus stacking.

Nessa imagem acho que usei 16 fotos. Na minha lente o ideal é usar f/8 (fechando mais começa a aumentar a difração), mas f/11 acaba sendo a escolha mais racional, pois não exige tantas fotos, que pela profundidade do objeto, podem gerar conflitos no empilhamento.

Exatamente isso,

Tem muitos fotógrafos que ainda não entenderam isso, uma compacta tem muito mais profundidade de campo que qualquer DSRL.

Eu uso a menor abertura do equipamento que possuo F/11 (FUJI HS25 + RAYNOX MSN-202), uso também exposições curtíssimas (acima de 1/1000), com isso diminuo a quantidade de frames pela metade e consigo muito mais profundidade de campo.

Fiz esse trabalho com apenas 32 frames

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ArmandoFerreira

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Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2015, 21:21:56
Obrigado por partilhar, vou me aventurar.  :ok:

No Magic Lantern tinha uma opção para focus stacking se não me engano, onde você escolhia os steps de foco.

Acredito eu que seja mais fácil fazer o método pelo live view e tethering, correto? Assim não corre o risco de mudar de posição ao mudar o ponto de foco.

abraço e excelente trabalho!
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Rui Pará

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Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2015, 21:26:25
Obrigado por partilhar, vou me aventurar.  :ok:

No Magic Lantern tinha uma opção para focus stacking se não me engano, onde você escolhia os steps de foco.

Acredito eu que seja mais fácil fazer o método pelo live view e tethering, correto? Assim não corre o risco de mudar de posição ao mudar o ponto de foco.

abraço e excelente trabalho!

Boa noite Armando,

Eu prefiro fazer tudo manualmente, embora reconheça que tenho que me adequar, em um breve espaço de tempo as máquinas estarão disponibilizando essa opção (acredito eu), aliás, tem muitos fotógrafos que já usam via tablet ou note.
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Henrique Medeiros

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Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2015, 21:57:49
acha as antigas objetivas manuais com foco mais macio para fazer stacking ou usa Autofocus quando usa dslr ?


Rui Pará

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Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2015, 22:01:05
acha as antigas objetivas manuais com foco mais macio para fazer stacking ou usa Autofocus quando usa dslr ?

Boa noite Henrique,

O problema do auto-foco é que as vezes demora muito, depois que você se acostuma com o foco manual é muito mais fácil, você observa a distância e já sai no automático, tanto o zoom, quanto o foco.

Por isso prefiro as objetivas manuais, se eu fosse comprar uma lente hoje, compraria ela toda manual.
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Claudio Barros

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Resposta #25 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 11:48:31
Rui, sou um grande fã de suas macros.
Acho incríveis como você consegue fotografar com tanta nitidez.
Mas como você faz para poder tirar tantas fotos em diversos pontos em tão pouco tempo?
Ou você usa alguma técnica específica?


nandoespinosa

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Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 12:12:57
Acho que o mais difícil deve ser convencer o inseto a ficar parado  :shock:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Jux Mendez

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Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 12:38:58
Parabéns Rui! Estava exatamente pesquisando sobre isso mesmo, elucidou bastante! Tô procurando um jeito de aproveitar mais uma lente macro que eu tenho.. Obrigado!  :ok: :clap:
||Canon EOS 5D Mark II & Canon BG-E6 || Canon EF 50mm f/1.4 USM || Canon Speedlite 580 EX II & 430 EX II || RT YN-622c & 622c TX || Lightsphere Gary Fong || Kingston FCR-HS4

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efilho

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Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 12:46:12
Acho que o mais difícil deve ser convencer o inseto a ficar parado  :shock:

Uma das razões pelas quais a lente macro com flash adequado (para poder "fechar" a abertura bastante...) ainda é tão usada nesses casos. Existem testes do recurso de empilhamento de foco das Olympus mais novas (E-M1 e E-M5/2 e E-M10/2, eu acho) onde o resultado final, aparentemente excelente, não resiste a uma ampliação: lá está a "sombra" de um ou mais movimentos minúsculos do conjunto tripé/câmera. Como falaram aqui, sem tripé estável e objetivo absolutamente imóvel acaba virando "curiosidade amadora" para vender câmera, pois a propaganda não ressalta isso...  ;)
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2016, 12:48:17 por efilho »


Ryu

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Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2016, 18:59:25
Ainda não tinha visto esse tópico.
Obrigado por compartilhar o conhecimento acerca do focus stacking.
Baixei o aplicativo e qualquer dia desse vou ver se consigo fazer alguma macro.