Autor Tópico: [Tutorial]"focus stacking" - empilhamento de foco  (Lida 6918 vezes)

Lizandro Júnior

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2014, 10:14:17
Nossa, realmente o foco fica maravilhoso e em todos os pontos.

Não sabia dese software e nem da técnica, vou aprender a utilizar e depois testar hehe

Obrigado por compartilhar.
Nikon D750 | Nikon D700 | Flash SB900| Nikkor 24mm f/1.8G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX |  Yongnuo 622N | Yongnuo TX

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."

Rui Pará

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2014, 12:38:43
Bem legal a técnica, deve ser legal para fotos principalmente de comida, pratos, bolos, tortas, etc.

Você muda o foco pelo anel da lente certo? Não tem perigo da câmera mudar de posição?

Boa tarde Vinicius,

Tem perigo sim, a câmera deve ficar imóvel em um ponto fixo, o anel de foco livre para poder captar em diferentes pontos.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards

Márcio A.A.

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2014, 18:24:13
Bem legal a técnica, deve ser legal para fotos principalmente de comida, pratos, bolos, tortas, etc.

Você muda o foco pelo anel da lente certo? Não tem perigo da câmera mudar de posição?

Tem que ter um tripé bem firme. Na minha câmera tem a possibilidade de controlar remotamente pelo tablet ou notebook. Às vezes faço o foco assim. Às vezes faço da maneira tradicional, com foco manual girando o anel da lente (com um Manfroto bem estável). Prefiro foco manual, porque fica mais fácil. É só calcular a profundidade de campo que quero e quantos cliques a quantos mm um do outro vou precisar, e ir girando o anel de foco para frente.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS

lcrc

• Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2014, 19:40:03
 :snack:
Luiz Cláudio Ribeiro                       
Câmera Sony ILCE A6000
Várias lentes prime antigas
Macro Takumar 50mm Venda

Rui Pará

• Membro Ativo
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2015, 18:56:12
Imagine fotografar essa pequeníssima flor de apenas 6 mm sem "focus stacking"

Nesse trabalho foram feitas aproximadamente 36 frames em cada uma.

Tupiniquim

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2015, 20:23:57
Eu sempre me perguntava o que era esse tal empilhamento de foco, mas confesso nunca ter tido o trabalho de ir procurar sobre, essa explicação foi ótima pra ter uma noção melhor do que se trata.

Esse link que você compartilhou sobre macros também é muito legal, já deixei nos favoritos.

Muito obrigada pelo compartilhamento de informações.  :ok:

X 2

Os resultados são espetaculares, de fato!

Mas tenho impressão que essa técnica não combina muito com meu jeito meio irriquieto.
Um dos papéis que a fotografia de foco singular cumpre em minha vida é possibilitar / obrigar uma desaceleração de meu fluxo. Melhorar minha relação com o tempo. Mas se isso passar a ser um processo doloroso, forçado, tenho certeza que abandono a fotografia.
Sem rupturas, sem vender equipamento, sem nada. Só não o utilizarei.

Mas tenho a clareza de que o problema está em mim, não na técnica.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2015, 20:24:42 por Tupiniquim »
T3i + Sigma 10-20; Sigma 17-50 f 2.8; Canon 55-250; 50 F 1.8
5D Mark II + 24-105; 85 F 1.8
580EX II

Rui Pará

• Membro Ativo
Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:39:02
X 2

Os resultados são espetaculares, de fato!

Mas tenho impressão que essa técnica não combina muito com meu jeito meio irriquieto.
Um dos papéis que a fotografia de foco singular cumpre em minha vida é possibilitar / obrigar uma desaceleração de meu fluxo. Melhorar minha relação com o tempo. Mas se isso passar a ser um processo doloroso, forçado, tenho certeza que abandono a fotografia.
Sem rupturas, sem vender equipamento, sem nada. Só não o utilizarei.

Mas tenho a clareza de que o problema está em mim, não na técnica.

Bom dia Tupiniquim,

O "focus stacking" já é uma realidade bastante presente, muito utilizado em revistas de produtos. Imagine por exemplo a divulgação de uma joia com foco singular, de um relógio, dos detalhes do painel de um carro etc.

Ocorre que esse processo era bem reservado, mas hoje com a informática devidamente consolidada nos lares de todo o mundo, fez com esse processo tornar-se acessível a todos.

É mais do que evidente que nem sempre se usa e/ou se dá para usar esse processo, mas volto a dizer aquela fotografia com foco singular terá que ser muito boa, mas boa mesmo para poder ser notada, principalmente em grupos especializados.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 11:40:08 por Rui Pará »