Autor Tópico: [Tutorial]"focus stacking" - empilhamento de foco  (Lida 31073 vezes)

Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Dezembro de 2014, 19:20:57
No trabalho a seguir foi utilizado a técnica de "focus stacking" - empilhamento de foco. De maneira simples, bem simples mesmo, empilhar o foco, significa manter o zoom fixo e o foco variável de maneira a percorrer toda área a ser focada.

Com isso se gerará vários frames, um com cada foco, mas de mesmo zoom, ao final, depois de percorridos toda área possível, utiliza-se um software para "combinar" os frames.

Como disse antes, essa é apenas uma definição bem simplória de uma técnica que só é possível com a informática que temos hoje.

Este foi um dos primeiros trabalhos que fiz, no início do aprendizado.

Núcleo para válvula de pneu (aproximadamente 2,5 cm), responsável pelo enchimento de pneus com ar ou outro gás a alta pressão.

Utilizados também em válvulas para uso industrial para pressões de até 200 PSI e temperaturas de -50°a + 180°C.

"focus stacking" - 16 frames combinados com o Combine ZP.





Atalho para baixar o Combine ZP (software gratuito).

http://combinezp.software.informer.com/

Para expandir seus conhecimentos:

http://extreme-macro.co.uk/
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 19:41:18 por Rui Pará »
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2014, 19:58:25
Eu sempre me perguntava o que era esse tal empilhamento de foco, mas confesso nunca ter tido o trabalho de ir procurar sobre, essa explicação foi ótima pra ter uma noção melhor do que se trata.

Esse link que você compartilhou sobre macros também é muito legal, já deixei nos favoritos.

Muito obrigada pelo compartilhamento de informações.  :ok:


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2014, 20:21:38
Eu uso essa técnica ao fotografar minhas miniaturas de carros. De outra forma jamais ficaria toda a miniatura em foco.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2014, 20:34:39
Eu sempre me perguntava o que era esse tal empilhamento de foco, mas confesso nunca ter tido o trabalho de ir procurar sobre, essa explicação foi ótima pra ter uma noção melhor do que se trata.

Esse link que você compartilhou sobre macros também é muito legal, já deixei nos favoritos.

Muito obrigada pelo compartilhamento de informações.  :ok:

O empilhamento de foco tende a se tornar uma prática comum e de fácil aplicação, não demora muito teremos opções nas máquinas para atribuir valores iniciais e finais de foco e também a definição da quantidade de intervalos entre um ponto e outro, isso é apenas uma questão de tempo.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2014, 20:37:34
Eu uso essa técnica ao fotografar minhas miniaturas de carros. De outra forma jamais ficaria toda a miniatura em foco.

Não consigo ver fotos com focos singulares, a realidade que o empilhamento nos dá é muito além do que podíamos ver antes.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


jefframos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Meu site
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2014, 08:54:44
Coincidência, até dois dias atrás eu nunca tinha visto esse termo "focus stacking". Mas por acaso vi um video do canal do youtube Letra na Foto justamente sobre esse tema.

No vídeo o cara mostra na prática a aplicação dessa técnica. E o legal é que ele faz um esquema de luz bem simples, com duas luminárias de mesa e folhas de papel toalha para difundir a luz.

E a foto aqui desse post está sensacional, muito boa mesmo.
Vou tentar fazer uma também  :D
Canon T3 + Sigma 17-70mm f/2.8-4
Praktica Super TL1000 + Pentacon 50mm 1.8


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2014, 09:09:41
Bem legal a técnica, deve ser legal para fotos principalmente de comida, pratos, bolos, tortas, etc.

Você muda o foco pelo anel da lente certo? Não tem perigo da câmera mudar de posição?
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2014, 10:14:17
Nossa, realmente o foco fica maravilhoso e em todos os pontos.

Não sabia dese software e nem da técnica, vou aprender a utilizar e depois testar hehe

Obrigado por compartilhar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2014, 12:38:43
Bem legal a técnica, deve ser legal para fotos principalmente de comida, pratos, bolos, tortas, etc.

Você muda o foco pelo anel da lente certo? Não tem perigo da câmera mudar de posição?

Boa tarde Vinicius,

Tem perigo sim, a câmera deve ficar imóvel em um ponto fixo, o anel de foco livre para poder captar em diferentes pontos.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2014, 18:24:13
Bem legal a técnica, deve ser legal para fotos principalmente de comida, pratos, bolos, tortas, etc.

Você muda o foco pelo anel da lente certo? Não tem perigo da câmera mudar de posição?

Tem que ter um tripé bem firme. Na minha câmera tem a possibilidade de controlar remotamente pelo tablet ou notebook. Às vezes faço o foco assim. Às vezes faço da maneira tradicional, com foco manual girando o anel da lente (com um Manfroto bem estável). Prefiro foco manual, porque fica mais fácil. É só calcular a profundidade de campo que quero e quantos cliques a quantos mm um do outro vou precisar, e ir girando o anel de foco para frente.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


lcrc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2014, 19:40:03
 :snack:
Luiz Cláudio Ribeiro                       
Câmera Sony ILCE A6000
Várias lentes prime antigas


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2015, 18:56:12
Imagine fotografar essa pequeníssima flor de apenas 6 mm sem "focus stacking"

Nesse trabalho foram feitas aproximadamente 36 frames em cada uma.



Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2015, 20:23:57
Eu sempre me perguntava o que era esse tal empilhamento de foco, mas confesso nunca ter tido o trabalho de ir procurar sobre, essa explicação foi ótima pra ter uma noção melhor do que se trata.

Esse link que você compartilhou sobre macros também é muito legal, já deixei nos favoritos.

Muito obrigada pelo compartilhamento de informações.  :ok:

X 2

Os resultados são espetaculares, de fato!

Mas tenho impressão que essa técnica não combina muito com meu jeito meio irriquieto.
Um dos papéis que a fotografia de foco singular cumpre em minha vida é possibilitar / obrigar uma desaceleração de meu fluxo. Melhorar minha relação com o tempo. Mas se isso passar a ser um processo doloroso, forçado, tenho certeza que abandono a fotografia.
Sem rupturas, sem vender equipamento, sem nada. Só não o utilizarei.

Mas tenho a clareza de que o problema está em mim, não na técnica.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2015, 20:24:42 por Tupiniquim »


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:39:02
X 2

Os resultados são espetaculares, de fato!

Mas tenho impressão que essa técnica não combina muito com meu jeito meio irriquieto.
Um dos papéis que a fotografia de foco singular cumpre em minha vida é possibilitar / obrigar uma desaceleração de meu fluxo. Melhorar minha relação com o tempo. Mas se isso passar a ser um processo doloroso, forçado, tenho certeza que abandono a fotografia.
Sem rupturas, sem vender equipamento, sem nada. Só não o utilizarei.

Mas tenho a clareza de que o problema está em mim, não na técnica.

Bom dia Tupiniquim,

O "focus stacking" já é uma realidade bastante presente, muito utilizado em revistas de produtos. Imagine por exemplo a divulgação de uma joia com foco singular, de um relógio, dos detalhes do painel de um carro etc.

Ocorre que esse processo era bem reservado, mas hoje com a informática devidamente consolidada nos lares de todo o mundo, fez com esse processo tornar-se acessível a todos.

É mais do que evidente que nem sempre se usa e/ou se dá para usar esse processo, mas volto a dizer aquela fotografia com foco singular terá que ser muito boa, mas boa mesmo para poder ser notada, principalmente em grupos especializados.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 11:40:08 por Rui Pará »
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:47:56
Não tenho nenhuma dúvida de cada uma dessas coisas que compõem a sua fala.  :ok:

Minha inaptidão é apenas a evidência de que estou cada vez menos adaptado. Cada vez mais desatualizado. Digo-o com leveza, e sem qualquer saudosismo, só constato um fato.
E, sim, estou alerta para a advertência de Darwin de que não é o mais forte que sobrevive, porém o que melhor se adapta. 

Desse modo, talvez me reste a imagem do Cel. Aureliano Buendía, que, após fazer 32 revoluções (e perder todas), retirou-se em aposentadoria para fazer peixinhos dourados.

Mas é isso, a vida segue sempre em frente!