Autor Tópico: Novo Estúdio - Medidas  (Lida 831 vezes)

rukasu88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
  • Being a scientist of my own life.
Online: 30 de Dezembro de 2014, 22:35:47
Boa noite, pessoal!

Sou novato aqui no fórum, apesar de já ter "fuçado" em alguns tópicos anos atrás. Acabei me registrando e pretendo contribuir com o fórum da melhor maneira que puder!

Bom, de cinco anos para cá, venho trabalhado com fotografia em eventos sociais e corporativos. Atualmente, surgiu uma oportunidade de alugar uma casa comercial, onde posso estabelecer meu escritório e, em uma sala maior, um estúdio. Meu objetivo seria utilizá-lo para meus jobs, e oferecer locação para outros fotógrafos. Não tenho muita experiência com fotos em estúdio - apenas realizei a locação de alguns para trabalhos específicos -, porém, tenho uma boa noção dos equipamentos de iluminação e estrutura (fundo infinito, ar-condicionado, energia/cabos/extensões, etc) que precisarei adquirir.
Pergunta: Um estúdio com as medidas 2,75m largura X 4,85m profundidade com um pé direito de 2,90m, ficaria ideal?
Quando falo "ideal", seria visando fotos still de produtos, fotos de modelos em diversos planos, inclusive corpo inteiro, etc. Obviamente que existiriam limitações, principalmente pela largura - que estou achando pequena. Mas no geral, o que vocês acham?
Canon T2i + Grip | 18-55mm f/3.5-5.6 IS | 55-250mm f/4-5.6 IS (2010-2013)
Canon 6D + Grip | 24-70mm f/2.8L II | 70-200mm f/2.8L IS II | Rokinon 14mm f/2.8 IF ED | Yongnuo YN465 | Manfrotto MKC3-H01

"Yeah, we'll get higher and higher, straight up, we'll climb | Higher and higher, leave it all behind | We'll get higher and higher, who knows what we'll find?"
-Van Halen


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2014, 22:45:11
Então Rukasu, quando vc pensa em estudio tem duas coisas:

1) A estética que esta ligada aos padrões de mercado, a mesma estética que se relaciona com as distancias focais.

2) As limitações que são impostas pelo tamanho da sala que vc possui.

Não tenho muita paciência pra escrever, mas resumidamente procure imaginar o seguinte, entre a lente e o fundo tem a pessoa que será fotografada, e na maioria das vezes essa pessoa tem que se afastar do fundo alguns metros por questões de iluminação sombra, reflexões, acessórios de cenografia,  etc...

Então 4,85 de profundidade é uma limitação para a distancia focal da lente que vc vai usar. Fazer uma pessoa de corpo inteiro como 50mm em FF ja começa a ficar difícil, distancia focal maior que essa só vai rolar retratos meio corpo, rosto etc...

Pelo lado de 2,75 vou lembrar que um rolo de papel BD tem 2,70 de largura, se vc colocar os flashes pra dentro disso e estiver fotografando um grupo tbm complica. Mais ainda, se for pensar nas opções de modificadores e rebatedores que um determinado esquema de luz pode requerer... então por ai vai...

Não sei exatamente tudo o que vc pretende fazer, mas se pra vc esta tudo bom trabalhar assim, com essas limitações, manda ver!!!
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2014, 22:53:38 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


rukasu88

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
  • Being a scientist of my own life.
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2014, 12:47:52
Olá, Lindsay.

Agradeço pela resposta e questionamentos. Sabe como é, o contrato mínimo é de 12 meses de locação, fora que irei investir em reforma e estrutura. Por isso, peço as opiniões para tentar não errar na escolha!

Então, estou ciente dessa limitação para a distância focal. Um agravante é que possuo uma lente 24-70 L II com uma máquina crop (550D / t2i). Estou planejando, antes de fechar o negócio e abrir o estúdio, em adquirir uma full frame - talvez a 6D - para não ter mais dificuldades ainda com relação à distância focal e perca de plano, fora outras vantagens com uma FF.
Com relação à largura de 2,75m, não tinha reparado direito, e acabei me equivocando. A área onde vou ficar com a câmera, até praticamente metade da sala, tem essa medida 2,75m, porém, a área de foto terá 3,05m (já melhora   :ok:). Após ter ido visitar o local, tirei as medidas e fiz uma planta meio básica do local, só para ter idéia das dimensões. Segue o link: https://drive.google.com/file/d/0ByhuhrvY2zbyMml5enFYUlMtYk0/view?usp=sharing



Canon T2i + Grip | 18-55mm f/3.5-5.6 IS | 55-250mm f/4-5.6 IS (2010-2013)
Canon 6D + Grip | 24-70mm f/2.8L II | 70-200mm f/2.8L IS II | Rokinon 14mm f/2.8 IF ED | Yongnuo YN465 | Manfrotto MKC3-H01

"Yeah, we'll get higher and higher, straight up, we'll climb | Higher and higher, leave it all behind | We'll get higher and higher, who knows what we'll find?"
-Van Halen