Autor Tópico: Foco com lentes claras  (Lida 3184 vezes)

nfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 30 de Dezembro de 2014, 22:59:46
Ola pessoal,

Tenho uma T3, e tenho a impressão que ela se perde um pouco no foco com lentes claras e muito abertas, quando foco no manual fica ótimo. Será que eh por causa do sistema de foco? Compensa troca futura por uma com sistema de foco um pouco melhor, tipo uma sl1?
Valeu


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2014, 01:26:08
Lentes claras tendem a serem mais críticas quanto ao foco, sim. qualquer movimento, como focar e reenquadrar pode prejudicar a qualidade do foco. Um sistema de foco melhor pode ajudar em alguns casos. Procure atentar à quais situações acontece o problema.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2014, 01:32:33
Tenho 2 T3 e 2 lentes 1.8, não tenho problema com elas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2014, 02:14:51
Com relação ao sistema de foco:

T3
AF Points
9 Points (center AF point is cross-type vertical-line sensitive f/5.6)

T3i
AF Points
9 points (Center AF point is AF cross-type at f/5.6, Center AF point is vertical line-sensitive at f/2.8.)

Sl1
AF Points
9 points (Center AF point is AF cross-type at f/5.6, Center AF point is vertical line-sensitive at f/2.8.)

60D
AF Points
9 (Cross-type, Center AF point with dual cross sensor for f/2.8.)

Tem realmente muita diferença na precisão do foco entre as T3 e T3i?
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2014, 02:16:19 por nfilho »


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2014, 09:14:11
Com relação ao sistema de foco:

T3
AF Points
9 Points (center AF point is cross-type vertical-line sensitive f/5.6)

T3i
AF Points
9 points (Center AF point is AF cross-type at f/5.6, Center AF point is vertical line-sensitive at f/2.8.)

Sl1
AF Points
9 points (Center AF point is AF cross-type at f/5.6, Center AF point is vertical line-sensitive at f/2.8.)

60D
AF Points
9 (Cross-type, Center AF point with dual cross sensor for f/2.8.)

Tem realmente muita diferença na precisão do foco entre as T3 e T3i?

A 60D, por ter todos os pontos de autofoco cruzados, tem performance levemente superior, principalmente com lentes claras. Mas focar e reenquadrar é sempre tenso em grandes aberturas, problema que se agrava quanto maior a distância focal da lente. Eu procuro, quando possível, selecionar manualmente o ponto de autofoco mais próximo do motivo principal da foto, e colocá-lo bem nesse ponto, se o prejuízo à composição não for muito grande.

Agora, se você estiver fotografando em condições boas de luz e não precisar de desfoque de fundo, não precisa ter medo de fechar um pouco a lente e ganhar profundidade de campo. Não é porque a lente é f/1.2, 1.4, 1.8, 2, 2.8 etc que você precisa sempre trabalhar na abertura máxima (até porque a maioria das lentes melhora em nitidez quando se fecha um ou dois pontos de diafragma.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2014, 12:52:26
Tenho 2 T3 e 2 lentes 1.8, não tenho problema com elas.

Eu tenho uma, e ela é animal com a 50tinha ... Sem problemas também


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2014, 13:02:31
 Ficar mudando o ponto de foco na hora para não ter que recompor é uma arque que até hoje não vi um que domine totalmente.
 Uso somente o ponto central e reenquadro ou uso uma abertura maior e depois recorto.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2014, 13:23:41
Ficar mudando o ponto de foco na hora para não ter que recompor é uma arque que até hoje não vi um que domine totalmente.
 Uso somente o ponto central e reenquadro ou uso uma abertura maior e depois recorto.

Quando eu tinha a 7D usava muito o recurso do "Ponto de foco ligado a orientação" e raramente usava o central com a câmera na vertical.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2014, 16:26:07
problema que se agrava quanto maior a distância focal da lente.
É justamente o contrário. Numa 200mm, por exemplo, da pra focar e reenquadrar tranquilamente. Nas lentes com menor distância focal o movimento angular para reenquadrar é maior. O que acontece é que o desvio de foco é menos perceptivel nas G.A.s por conta do bokeh menos acentuado.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2015, 00:08:56
Quando eu tinha a 7D usava muito o recurso do "Ponto de foco ligado a orientação" e raramente usava o central com a câmera na vertical.

Nem sabia que existia esse recurso.
Meu sonho é aquele joystick para mudar o ponto de foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2015, 01:40:12
Então é na recomposição, com a lente muito aberta tem foto que não fica boa.
Vou tentar bater umas fotos no fim de semana.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2015, 22:25:09
 Pessoal, neste natal passei na casa dos meus tios, era uma garagem bem escura, tirei quase todas as fotos com uma 50mm f1.8, resultados:

Lente 50mm 1.8 (80%) 100mm f2.8 (20%)
Camera 60D
Sistema de foco central/recompor
Abertura f1.8 / f2.8
Fotometria -1
ISO máximo 1600

Total de fotos:1016
Erro de foco inutilizáveis: 2
Erro de foco aproveitáveis: 83
Total de fotos do álbum: 212

 O nível de acerto e o resultado que a pior 50mm do mercado entrega é muito aceitável, mesmo em ambientes escuros e com uma câmera de sistema de foco ultrapassado.


nfilho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2015, 18:31:12
Pessoal, neste natal passei na casa dos meus tios, era uma garagem bem escura, tirei quase todas as fotos com uma 50mm f1.8, resultados:

Lente 50mm 1.8 (80%) 100mm f2.8 (20%)
Camera 60D
Sistema de foco central/recompor
Abertura f1.8 / f2.8
Fotometria -1
ISO máximo 1600

Total de fotos:1016
Erro de foco inutilizáveis: 2
Erro de foco aproveitáveis: 83
Total de fotos do álbum: 212

 O nível de acerto e o resultado que a pior 50mm do mercado entrega é muito aceitável, mesmo em ambientes escuros e com uma câmera de sistema de foco ultrapassado.
So que o sistema de foco da 60d não eh bem melhor que da t3?


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2015, 01:09:04
So que o sistema de foco da 60d não eh bem melhor que da t3?

Uso somente o central e recomponho, assim fica a mesma coisa.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2015, 08:17:28
Lentes claras tendem a serem mais críticas quanto ao foco, sim. qualquer movimento, como focar e reenquadrar pode prejudicar a qualidade do foco. Um sistema de foco melhor pode ajudar em alguns casos. Procure atentar à quais situações acontece o problema.

Já passei muita raiva com isso, tive que reaprender a fotografar com lentes fixas.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."