Autor Tópico: Longa exposição - primeira de 2015  (Lida 2199 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Online: 01 de Janeiro de 2015, 12:07:28
Canon 7D MkII
Canon EF-s 10-18 f/4.5-5.6 @10mm f/9
Exposição de 6seg
ISO 100


Opiniões são muito bem vindas
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2015, 16:16:55
Putz... Muito boa. Achei que poderia diminuir um pouco o realce na região direita da foto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2015, 20:27:08
Cara, gostei muito dá sua foto, mas a parte direita da foto ficou meio clara demais, bom essa foi a minha opinião  :)


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2015, 20:36:28
O sol estava baixo e vinha da direita para esquerda... Não tem muito o que fazer em edição ali, já tem um filtro graduado no limite ...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2015, 21:30:47
Ja que vc pediu comentários, eu achei a foto linda, gostei da luz no canto direito, só penso que teria me posicionado para compor com algumas pedras bem no primeiro plano, que ficou um pouco vazio. Não sei se vc fez outras composições e escolheu mostrar essa, mas enfim.
Parabéns pela foto!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2015, 21:46:05
Ja que vc pediu comentários, eu achei a foto linda, gostei da luz no canto direito, só penso que teria me posicionado para compor com algumas pedras bem no primeiro plano, que ficou um pouco vazio. Não sei se vc fez outras composições e escolheu mostrar essa, mas enfim.
Parabéns pela foto!
Tenho outras, e tem assim como você quer; escolhi essa pois me agradou o fato do movimento da água estar centrado e na minha concepção seria o elemento que atrairia o olhar para esta parte, pode não ter funcionado como eu queria! Obrigado pelo comentário!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 01 de Janeiro de 2015, 22:07:05
Oi Renato! E se você reduzir a exposição da imagem? Pelo histograma, a curva tá tendendo à direita e poderia estar do centro para a esquerda. Talvez assim, o movimento da água que é sua intenção de destaque, apareça melhor... achei que como está, perde-se os detalhes das linhas da água... o que acha?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 01 de Janeiro de 2015, 22:12:28
Oi Renato! E se você reduzir a exposição da imagem? Pelo histograma, a curva tá tendendo à direita e poderia estar do centro para a esquerda. Talvez assim, o movimento da água que é sua intenção de destaque, apareça melhor... achei que como está, perde-se os detalhes das linhas da água... o que acha?
Se o software de recuperar dados funcionar eu tento este ajuste...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2015, 22:18:59
talvez expor um stop menos , verificar no clipping do histograma a porção a direita que estaria estourando e recompor para evitar essas áreas acho que melhoraria a sua imagem, as linhas da agua na foto convidam o olhar a fazer uma curva a esquerda, mas essa área estourada a direita interrompe esta condução.


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2015, 18:50:03
Quase todos os detalhes foram suprimidos por conta do estouro da parte direita da composição, apenas isso.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2015, 20:16:51
Quase todos os detalhes foram suprimidos por conta do estouro da parte direita da composição, apenas isso.


Olha, não me parece ter estouro nenhum, salvo o pequeno reflexo na água. Só ta bem clara a imagem.


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2015, 14:53:41
Pope,

No geral, concordo com os colegas quanto ao incômodo causado pela área estourada à direita.  Dei uma olhada rápida no jpeg, e acredito que, partindo do arquivo raw seja possível sim recuperar detalhes suficientes na área problemática. Imagino que isso, aliado a um pouco de tratamento seletivo daria uma apresentação melhor à foto. 

Por outro lado, talvez simplesmente recuperar o estouro não seja a melhor abordagem, pois me parece que mesmo que não estivesse estourada, a área à direita ficaria com uma textura mais áspera, e continuaria brigando com o resto da foto, que possui uma atmosfera mais suave. Nesse caso,você poderia experimentar um corte  eliminando parcial ou totalmente o lado direito.  Algo assim, por exemplo:

 
Outra possibilidade que preservaria uma parte maior da foto, mas eliminaria pelo menos a área mais prejudicada, seria experimentar um corte mais longo (no caso, 9:16):
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2015, 15:06:15
Pope,

No geral, concordo com os colegas quanto ao incômodo causado pela área estourada à direita.  Dei uma olhada rápida no jpeg, e acredito que, partindo do arquivo raw seja possível sim recuperar detalhes suficientes na área problemática. Imagino que isso, aliado a um pouco de tratamento seletivo daria uma apresentação melhor à foto. 

Por outro lado, talvez simplesmente recuperar o estouro não seja a melhor abordagem, pois me parece que mesmo que não estivesse estourada, a área à direita ficaria com uma textura mais áspera, e continuaria brigando com o resto da foto, que possui uma atmosfera mais suave. Nesse caso,você poderia experimentar um corte  eliminando parcial ou totalmente o lado direito.  Algo assim, por exemplo:

 
Outra possibilidade que preservaria uma parte maior da foto, mas eliminaria pelo menos a área mais prejudicada, seria experimentar um corte mais longo (no caso, 9:16):

Essa foto vai ficar para sempre! O arquivo RAW foi perdido na KHda que eu fiz com o meu HD!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2015, 15:22:30

Olha, não me parece ter estouro nenhum, salvo o pequeno reflexo na água. Só ta bem clara a imagem.

A claridade na imagem se deu justamente por conta da longa, o que de mesmo modo se dá quando há uma exposição maior a tons claros, comumente chamada de estouro.

Por isso penso que é estouro sim.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 25 de Janeiro de 2015, 12:47:30
Estouro é quando você perde informação da imagem... Aquela parte está super exposta e não estourada...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr