Autor Tópico: Qual livro comprar ?! Adobe Photoshop LIGHTROOM 5  (Lida 8414 vezes)

quiesnal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • Marcio Monteiro
Resposta #15 Online: 24 de Março de 2015, 23:40:36
Pessoal,

Estou em dúvida quanto a esses dois livros abaixo. Qual comprar? Levando em consideração a abrangência de conteúdo e explicação do porquê está se fazendo isso ou aquilo.

Ressalto que não possuo conhecimentos no Lightroom, estou iniciando nele.

Lightroom 5 para fotógrafos digitais - Scott Kelby

Lightroom 5 O guia completo para fotógrafos digitais - Clicio Barroso

Obrigado pela ajuda.
Sony Nex-F3 | SEL-1855 | Helios 44M 58mm f/2


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 25 de Março de 2015, 09:10:29
Pessoal,

Estou em dúvida quanto a esses dois livros abaixo. Qual comprar? Levando em consideração a abrangência de conteúdo e explicação do porquê está se fazendo isso ou aquilo.

Ressalto que não possuo conhecimentos no Lightroom, estou iniciando nele.

Lightroom 5 para fotógrafos digitais - Scott Kelby

Lightroom 5 O guia completo para fotógrafos digitais - Clicio Barroso

Obrigado pela ajuda.

Não conheço o outro, mas o do Clício é fenomenal. Também peguei o livro sabendo nada, e não senti dificuldade. É bem escrito, leve para ler.. e da dicas, não é só um manual.. ele diz "tem a forma X e a Y de fazer tal coisa. Eu faço a X por esse motivo". Acho essas dicas práticas muito bacanas, e isso diferencia o livro dele de um mero manual técnico.
Espero que alguém conheça o outro para te responder.. minha resposta é pela metade. =)
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Março de 2015, 09:42:40
Não conheço o outro, mas o do Clício é fenomenal. Também peguei o livro sabendo nada, e não senti dificuldade. É bem escrito, leve para ler.. e da dicas, não é só um manual.. ele diz "tem a forma X e a Y de fazer tal coisa. Eu faço a X por esse motivo". Acho essas dicas práticas muito bacanas, e isso diferencia o livro dele de um mero manual técnico.
Espero que alguém conheça o outro para te responder.. minha resposta é pela metade. =)

2X


quiesnal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • Marcio Monteiro
Resposta #18 Online: 25 de Março de 2015, 09:45:24
Obrigado pela resposta, já esclarece bastante hehe..

Alguém tem o outro para emitir uma opinião sobre ele?

Obrigado novamente.
Sony Nex-F3 | SEL-1855 | Helios 44M 58mm f/2


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #19 Online: 25 de Março de 2015, 10:01:52
é um ótimo livro...

Comecei comprando a edição 03, depois que atualizou comprei o 04, mas decidi não comprar o 05 porque muda pouca coisa do 04 pro 05..

Se grana é problema, vale a pena procurar o 04 usado na Estante Virtual e afins.. terá praticamente o mesmo proveito..

Vale lembrar só uma coisa, que não sei se comentaram. NÃO É um livro pra te ensinar tratamento de imagem. É um livro que vai te dar todos os caminhos dentro do LR, mas não necessariamente ensinar como fazer um determinado tratamento. Sabendo as ferramentas e os caminhos, o resto é por sua conta..


quiesnal

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • Marcio Monteiro
Resposta #20 Online: 25 de Março de 2015, 13:29:12
Mas acredito que nem o do Clicio ensina como fazer um tratamento, mas o caminho. Ou estou errado?
Sony Nex-F3 | SEL-1855 | Helios 44M 58mm f/2


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2015, 07:51:00
Mas acredito que nem o do Clicio ensina como fazer um tratamento, mas o caminho. Ou estou errado?

Exato. O do Clício não é um passo a passo não. Exemplificando, ele ensina o que é um câmbio, embreagem, freio.. como isso tudo funciona. Explica inclusive porque ele prefere usar a segunda marcha para descer uma serra, ao invés de segurar apenas no freio. Mas ele não diz nada do tipo: "coloque o cinto, ajuste os espelhos e ligue o carro. Aperte a embreagem, engate a primeira..."

 ;)
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


sareki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2017, 22:20:27

Faz tempo em que estou namorando esse livro "O GUIA COMPLETO PARA FOTÓGRAFOS DIGITAIS", pelos relatos ele não ensina tratar imagem, mas sim explica as ferramentas, é isso?
Grato
Aprendendo, começando! Objetivo: fotografias de paisagens.
Nikon D7200 | Sigma 18-35 1.8 Art | Nikkor 50 1.8 D | Nikkor 70-300 s/VR | Tripé Manfrotto Compact Advanced Black.