Autor Tópico: Abertura Manual 50mm, preciso de ajuda  (Lida 4359 vezes)

Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Janeiro de 2015, 22:03:37
Bom gente, irei adquirir uma 50mm 1.8D pra minha Nikon, ví que a abertura da lente é controlada manualmente, gostaria de saber antes de comprar, se o fotômetro da câmera mostra a quantidade de luz captada, mesmo com abertura manual.

O fotômetro irá me mostrar corretamente a exposição com abertura manual na própria lente? pois sou novo no assunto e até agora só usei lente com controle de abertura na própria câmera nos botões.Obrigado desde já gente :)


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2015, 22:33:51
Aluisius ,

para maquinas da linha 5xxxx , 3xxxx , D90 , D80 , D300 , e mais moderna , com certeza.

na pratica voce nao ira usar a abertura no manual, ira travar a abertura no máximo ( acho f/16) , e a maquina ira controlar a abertura pelo que você definir direto na câmara.

Nas linhas 3xxxx e 5xxxx você tera qe usar foco manual . nas outras , foco automatico.

qual sua câmara ?

Espetro ter ajudado .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2015, 22:39:44
Minha câmera é uma D3200, não tem problema o foco ser manual por enquanto, então se eu controlar a abertura pela camera o meu fotometro irá funcionar normalmente, isso?

Obrigado por responder amigo :)


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2015, 22:46:29
Minha câmera é uma D3200, não tem problema o foco ser manual por enquanto, então se eu controlar a abertura pela camera o meu fotometro irá funcionar normalmente, isso?

Obrigado por responder amigo :)

Aluisius . 

Isto mesmo . A fotometria ira funcionar corretamente .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2015, 13:24:16
Por que você não junta mais um pouco de dinheiro para a 50 1.8G? Vai ter autofoco, bokeh com aquelas bolotas bem definidas (na versão D não fica com formato circular) e parece que ela tem mais definição toda aberta do que a versão antiga.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2015, 13:53:18
Tb acho mais negócio pegar a G!
D600 - E-M10


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2015, 15:02:39
Tb acho mais negócio pegar a G!

Também concordo . que a G será mais negocio , .

Tem um colega vendo uma no fórum por um preço legal.  R$ 650,00 . é o Lucas Estêvão , manda um mP para ele.

e se nao tiver pressa acaba achando até por menos . comprei a minha , com todos os acessorios e caixa por R$ 550 , de uma colega que trocou de Nikon para Canon ( coitadinho  :hysterical:) .

Abraços
Fábio José 


Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2015, 16:34:01
Não posso gastar muito agora, acho que vou de D mesmo.
Andei estudando e ví que a bolinha do bokeh é proporcional ao número de lâminas do diafragma, ou seja quanto mais lâminas o diafragma da lente tiver mais redonda fica a bolinha do desfoque.
Andei vendo um fotógrafo que usa a Canon mais simples e a 50mm mais simples e tem resultados bem bacanas(https://www.flickr.com/photos/129614884@N06/15742698310/)

A lente que ele usa 50mm tem 5 laminas no diafragma a  Nikon 1.8D tem 7 lâminas, então acho que vai ficar um resultado legal pro que eu tanto quero, o desfoque, se a lente dele que são 5 lâminas fica bom então a nikkor com 7 deve ser boa também né.

Muito obrigado pessoal, acho que esse tópico vai servir pra muitas pessoas, valeu!! :)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 16:35:52 por Aluisius »


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2015, 17:05:48
Gente, surgiu uma situação interessante e gostaria da opinião de vocês... Meu pai possui uma câmera antiga ZENIT 122 com uma lente HELIOS 58mm 1:2 e descobri que há a venda aneis adaptadores para Nikon por menos de cem reais. O que voces acham?? daí posso economizar para uma lente melhor... e aí???


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2015, 17:59:32
Gente, surgiu uma situação interessante e gostaria da opinião de vocês... Meu pai possui uma câmera antiga ZENIT 122 com uma lente HELIOS 58mm 1:2 e descobri que há a venda aneis adaptadores para Nikon por menos de cem reais. O que voces acham?? daí posso economizar para uma lente melhor... e aí???

Bom , A lente ja ta ai . e vai te ajudar a economizar . Eu compraria o adaptador .  E quando der compra a 50 mm f/1.8G .

Veja se nao alguém querendo vender o adaptador aqui no forum .

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2015, 18:06:57
Qualquer lente toda aberta faz "desfoque" redondinho, desde que use abertura máxima. Só começa a marcar quando vai fechando.

Essa Helios é M42? Se for, não vai focar no infinito em Nikon, a não ser que use adaptador com vidro. Não acho que valha a pena.
D600 - E-M10


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2015, 18:47:19
é uma 44M-7.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2015, 20:07:49
Eu não gastaria nem o dinheiro do adaptador. Com esta lente Helios você só teria abertura e foco manuais, em uma câmera que definitivamente não foi feita pra ser usada de forma manual, embora possa ser usada desta forma. Explicando melhor, o viewfinder é pequeno e otimizado pra claridade, não pra facilidade de foco. Não teria indicação de fotometria, como afirmaram. Só câmeras de mais recursos (acho que a partir da D7100) fazem isso. Mesmo a 1.8D só com foco manual estilo Rangefinder e abertura automática na D3200 não é das mais fáceis de usar. É o tipo de coisa que eu sugeriria a título de curiosidade se vc tivesse dinheiro sobrando, mas na sua conjuntura, eu esperaria pra comprar a 1.8G, como disseram.


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2015, 21:45:19
A afirmação da fotometria funcionando normalmente foi sobre a 1.8D com controle de abertura manual ou na câmera. :)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 21:45:45 por Aluisius »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2015, 08:31:08
A afirmação da fotometria funcionando normalmente foi sobre a 1.8D com controle de abertura manual ou na câmera. :)

Já tem alguns tópicos falando sobre como funcionam lentes AF em câmeras sem motor de foco, mas vamos lá: com sua 1.8D (na verdade o nome correto deveria ser Nikkor AI AF-D f/1.8), você consegue:
Nikkor: Usar em qualquer câmera Nikon desde 1978.
AI (Auto Index): usar com abertura controlada pela câmera, seja manualmente ou automaticamente. Se tentar controlar manualmente pela lente, a câmera vai dar erro e não vai fotografar.
AF: interface pra motor de foco da câmera. Em câmeras sem motor de foco (no caso da sua), o foco será somente manual.
D: Usa a distância do foco pra controlar a potência do flash, quando em modo TTL.

Sua resposta está acima.  :ok: