Autor Tópico: Botão de disparo da Canon com defeito? Modelo 6D  (Lida 9191 vezes)

lucasbarreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Janeiro de 2015, 15:19:12
Oi, sou novo no fórum, não achei nada igual aqui, e nem no google em sites nacionais e gringos.
É o seguinte, posso estar falando bobagem, não sou expert em câmeras.
Possuo uma 6D que comprei recentemente, o botão de disparo dela, parece estar meio ''mole'', não tem um limite das ''travas'' de estágio (A.F. x Disparo), porém, ouço um ''clique'' de volume bem baixo quando aproximo o ouvido do botão.
O A.F. funciona normalmente, e o disparo também, porém é muito sensível, a trava não existe, existe somente um tipo de ''pressão'', que é o que está me baseando na hora do clique.
Tenho uma T3i também, que o sistema da trava, é MUITO perceptível, você aperta ela da um clique forte, e aperta de novo e ela dispara.
O pior é que não lembro de na hora que eu comprei a 6D, e esses dias que eu usei, antes de eu perceber, se ela possuía essa trava.
Eu não sei se é defeito, ou se é característico das câmeras Prof.
Canon T3i + Canon 6D


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2015, 15:31:46
Lucas, isso é normal. Não sei que trava é essa que vc se refere, mas pelo que descreveu, esta tudo certo com sua maquina.
Uma dica é fazer o AF no botão AF-ON atrás da câmera, ficando o botão de disparo para fotometria e disparo da foto.

Boas fotos.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


lucasbarreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2015, 15:47:13
Putz, sério? :shock:
Então, a trava que eu digo, é aquela dos dois estágios da câmera sabe?

Tipo, você aperta uma vez, ela da um clique, ativando o foco automático, dai ela acende a luz vermelha no ponto de foco que você escolheu, ai você aperta de novo para disparar, ela da outro clique, e nesses cliques, você sente tipo uma travinha, (Isso ao menos eu sinto na T3i, tenho ela a dois anos e nunca deu pepino)

Agora a 6D, vc não sente aquela trava, você sente uma ''pressãozinha'' na troca de estágios só, mas beeem pouca.
Você pressiona, só ouve um click beeem baixinho na hora que você foca, porém não sente aquela trava, dai você ouve outro clique beem baixo, quando você dispara, porém aquela percepção de trava que a T3i tem, eu não sinto nada próximo a 6D  :(
É molenga o botão =/
Pesquisei alguns casos, e vi que a pessoa tinha um problema com o botão, mas não conseguia focar e nem disparar direito, essa eu consigo, mas não sei se é porque eu acostumei já, a saber onde são os pontos de de troca de estágio, ou se é o padrão da camera mesmo =/
Tomara que não seja nada mesmo Sgozzi, =/
Eu já estava agonizando aqui só de ter que voltar para São Paulo e deixar na assistência, minha cidade não tem absolutamente NADA de CANON kkkk

Canon T3i + Canon 6D


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2015, 18:44:38
Não sei se isso é normal não.

Pelo que parece pode ter algum problema no seu botão sim!

Leve numa ass. e tire essa dúvida.
Ricardo Ghion


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2015, 19:09:58
O botão só possui um "clique", o de disparo, para focar você só sentirá uma leve pressão mesmo.
Se o clique de disparo estiver muito mole pode estar com algum problema, ele eh parecido com os outros botões da câmera


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2015, 19:16:02
O botão não tem trava e tão pouco faz barulho. O que distingue as fazes são pressões. A primeira você aperta com determinada pressão para fazer o AF e depois para o disparo tem que ser feito um pouco mais de pressão.
Se seu botão de disparo esta indo do AF ao disparo da foto sem necessitar de alteração de pressão, aí com certeza esta com problema.
Seria bom comparar com outra 6D. Caso não possa procure uma ass. técnica mesmo.

Boa sorte e boa fotos.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2015, 22:07:00
Faz um vídeo com celular e posta aqui do que você acha ser o problema.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2015, 00:19:13
Talvez ou possa lhe ajudar, vamos lá...

Acredito que vc esteja tendo o mesmo problema que eu enfrentei quando comprei a 6D. Antes estava fotografando com uma XTi, e ocorre que com a Xti, o botão disparador é um pouco "duro" mais rígido, o que fazia que fosse necessário uma pressão maior para acioná-lo.

Pois bem, o ato de fotografar consistia em:

 - premir o botão com certa firmeza, isso só para fazer o foco e exposição
 - em seguida, premia o botão com força um pouco maior, aí a máquina disparava.

Quando comprei a 6D, perdi muitas fotos, pois estava acostumado com o rigidez da Xti (no seu caso a T3i) e ao premir o botão com a mesma intensidade, a câmera (6D), já fazia foco, exposição e disparava, como eu disse perdi muitas fotos, pois quando pensava que a câmera ia somente focar, ela já focava e disparava, foi só com o tempo é que eu acostumei a dosar a pressão do dedo no botão disparador da 6D, hoje já ocorre o contrário, quando pego a XTi, dá a impressão que o botão tá emperrado, pois tenho que dar uma pressão bem maior para câmara só focar, disparar então... Em muitos casos a foto sai até tremida.


Abs.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2015, 00:45:32
 Eu não sei sobre a 6D, mas é fundamental vc sentir os dois estágios do botão de disparo, independente da câmera.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2015, 05:47:58
eu acho q nw ha problema algum.Na 7D era mais dura,fui p 5D3 e eh bm sensivel,basta acostumar.As 6Ds q usei do camarada,sao exatamente iguais a 5d3
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2015, 09:43:16
Nunca fotografei com DSLR Canon( só com uma antiga de filme que era dos meus pais ), então não posso dizer muita coisa. Acho que o ideal seria ir a alguma loja especializada ou tentar ver com um amigo que também tenha um 6D para verificar se o botão é assim mesmo.

Caso não seja, aí é bom visitar uma assistência técnica.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2015, 10:31:17
Confirmo o que outros colegas já falaram aqui. Tenho uma 6D e realmente estranhei a "moleza" do botão de disparo. Ele é bem mais "mole" do que a 7D ou 70D, por exemplo. Mas é tudo uma questão de costume (sinceramente, prefiro mais duro). Peguei esse dia uma 5D emprestada de um amigo fotógrafo e também constatei que é bem mais mole do que a 7D. Em fim, algo normal, ao que me parece. Se isso estiver gerando problemas para você, sugiro usar o outro botão só para foco, como outro colega já sugeriu. Abraços!
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2015, 13:07:14
Relaxa amigo, eu entendi sua duvida e a 6D é assim mesmo, é meio "borrachudo" o botão do disparo, diferente das Rebel's que vc sente os cliques dos dois estágios.

Fica sossegado.


lucasbarreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2015, 12:18:36
Obrigado a todos!
Analisei as respostas, e realmente pela maioria, o botão é ''mole'' mesmo, é padrão então.
Anteontem fui na loja de um fotógrafo ''renomado'' da minha cidade, e ele disse que estava funcionando corretamente, e que achava ser normal.

Como dizem, Lucas M. Dias, Sgozzi, samueldc, Roberto Dellano, é isso mesmo, o que ''difere'' os dois estágios (foco e disparo) é a ''pressão'' do botão, que é uma pressão notável.
Como outros os usuários disseram também, há diferença entre as outras câmeras, tipo 7d, as da série Rebel T, as quais tem um botão que vc sente um clique bem mais forte, como se travado mesmo, nas mudanças de estágio,

Ressaltando também a colocação Anderson_levi:
''Pois bem, o ato de fotografar consistia em:

 - premir o botão com certa firmeza, isso só para fazer o foco e exposição
 - em seguida, premia o botão com força um pouco maior, aí a máquina disparava. ''


Para a questão em si, ser um problema, deve ser quando o botão não consegue te dar mais a precisão de foco x disparo, como por exemplo ficar sem a ''pressão'' existente.
Vi em alguns forums gringos, que algumas pessoas tiveram esse problema, não com a 6D, mas com outras cameras, não tinham o controle mais dos disparos.
Resaltando o que o sgozzi disse: ''Se seu botão de disparo esta indo do AF ao disparo da foto sem necessitar de alteração de pressão, aí com certeza esta com problema.''

Obrigado novamente a todos, e espero que esse tópico sirva para mais usuários que tenham essa dúvida, que querendo ou não, é frustrante ahahah e desesperador, ainda mais para quem mora em cidades como eu, que não existe uma assistência técnica se quer, que trabalha com Canon kkkk

Abraço a Todos!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 12:31:19 por lucasbarreto »
Canon T3i + Canon 6D