Autor Tópico: Fotografia Noturna  (Lida 1760 vezes)

Pedro Redel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Online: 05 de Janeiro de 2015, 06:14:18
Galera,

Estou com uma dúvida que pode parecer besta, mas não sei bem como resolver. Veja a foto a baixo:



O que esta me incomodando é este ruido, a maioria das fotos que vejo por ai são super nitidas e praticamente sem ruido e o preto é mais profundo. Estou achando a foto muito ruim, muito ruido e sem nitidez.  :ponder:

cfg

f/9
ISO 100
6sec
24-105mm 4L (70mm)

Em outra foto com a mesma configuração consegui atingir um resultado melhor, segue a baixo:




Não sei se fui claro na minha dúvida, mas basta comparar a imagem que da pra entender xD


Obrigado!  :D





aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2015, 06:46:16
Aqui não me parece ter excesso de ruído, não sei qual foi o tratamento, mas as fotos me parecem boas!
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2015, 08:57:45
Procure no menu da sua câmera a função "redução de ruído em longa exposição".
Faça alguns testes com este recurso ativado e desativado e veja o que lhe agrada mais.

 :ok:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2015, 09:48:42
Procure no menu da sua câmera a função "redução de ruído em longa exposição".
Faça alguns testes com este recurso ativado e desativado e veja o que lhe agrada mais.

 :ok:

Isso pode ajudar, mas pra mim estão boas...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2015, 09:53:42
Bom dia!
Colega, nem consegui ver tuas fotos (onde trabalho a rede bloqueia alguns servidores de fotos, e elas não aparecem para mim). Entretanto a dúvida me chamou atenção porque já enfrentei problemas com ruídos em ISO baixo também.. e é isso que o colega falou:

Procure no menu da sua câmera a função "redução de ruído em longa exposição".
Faça alguns testes com este recurso ativado e desativado e veja o que lhe agrada mais.

 :ok:

Posso falar alguma besteira técnica, então alguém me corrija se eu explicar errado:
Quando se fotografa com longa exposição, é característica dos sensores formar algum ruído.. isso se deve a algum aquecimento, entre outros fatores que é característica de sensor de imagem mesmo. Quando se ativa essa função que o colega citou acima, a câmera tira duas fotografias: a que tu manda ela tirar, e em seguida uma com o mesmo tempo de exposição da primeira, porém com a cortina de exposição fechada.. ou seja, internamente ela terá a tua foto com ruído, e uma foto toda preta, com o mesmo ruído (afinal o tempo de exposição foi o mesmo). Então via software ela suprime o ruído que encontrou na foto preta, da tua foto.. e isso limpa a imagem. De negativo disso é que o tempo de exposição é duplo (uma foto de 30s demora 60s para ser tirada, mais o tempo da câmera processar..).

Como falei, não vi tuas fotos.. mas tente esta opção. Talvez limpe isso que tu está considerando ruim.

Sugiro que pesquise o assunto.. minha explicação técnica deve estar cheia de erros. Só sei que é mais ou menos assim.  ;)

Abraço, boa sorte!
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Joao_R

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2015, 16:38:04
Bom dia!
Colega, nem consegui ver tuas fotos (onde trabalho a rede bloqueia alguns servidores de fotos, e elas não aparecem para mim). Entretanto a dúvida me chamou atenção porque já enfrentei problemas com ruídos em ISO baixo também.. e é isso que o colega falou:

Posso falar alguma besteira técnica, então alguém me corrija se eu explicar errado:
Quando se fotografa com longa exposição, é característica dos sensores formar algum ruído.. isso se deve a algum aquecimento, entre outros fatores que é característica de sensor de imagem mesmo. Quando se ativa essa função que o colega citou acima, a câmera tira duas fotografias: a que tu manda ela tirar, e em seguida uma com o mesmo tempo de exposição da primeira, porém com a cortina de exposição fechada.. ou seja, internamente ela terá a tua foto com ruído, e uma foto toda preta, com o mesmo ruído (afinal o tempo de exposição foi o mesmo). Então via software ela suprime o ruído que encontrou na foto preta, da tua foto.. e isso limpa a imagem. De negativo disso é que o tempo de exposição é duplo (uma foto de 30s demora 60s para ser tirada, mais o tempo da câmera processar..).

Como falei, não vi tuas fotos.. mas tente esta opção. Talvez limpe isso que tu está considerando ruim.

Sugiro que pesquise o assunto.. minha explicação técnica deve estar cheia de erros. Só sei que é mais ou menos assim.  ;)

Abraço, boa sorte!

Que foda, não conhecia essa função :ok:


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2015, 17:26:01
Tratamento com bons plugins ajuda muito também, tipo o topaz denoise.
Sony A7II - Nikon D810


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2015, 19:54:57
Tbm não acho que está fora.

Como já foi comentado, aqui e em outros tópicos, basicamente vc tem 2 situações de ruídos, longa exposição e iso alto. Ative a função de redução para ambos os casos, isso irá ajudar.

Outra coisa que é fatal nas noturnas: foco. Focar a noite é brabo, e a camera as vezes se engana e te engana.
Teste fazer manual. Eu particularmente prefiro. Ligue o live view e dê zoom no lcd, vai focando baseado em uma luz até achar o melhor ponto.

E ainda num software como o Lightroom vc pode aumentar o sharpen ( nitidez ) e reduzir o ruído que ainda vai ocorrer, mesmo com as funções de reduções ativadas.