Autor Tópico: Não espere gratidão das pessoas...  (Lida 6120 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:24:16
Edu, você acostuma com isso.

Tem cliente que elogia, comenta e da créditos, e tem clientes que acham que "a foto é boa por que sou belo" e jamais vai citar o fotógrafo.

Tem cliente que vai "cagar" nas fotos e repostar, tem cliente que nunca vai mexer.

Tem cliente que nunca vai pegar o álbum acredita?? Tenho casamento aqui de 3 anos atrás que a noiva nem escolheu as fotos do álbum ainda.

Povo é assim mesmo, nos também somos povo e podemos não fazer isso exatamente, mas acredite, damos varias mancadas com nossos semelhantes o tempo todo.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:29:21
Amigo Gandolfe, entendi seu ponto de vista, mas concordo com o Jesiel e o Mike. Na cabeça de uma grande parte das pessoas, se ele pagou, tem direitos. Direito de nem agradecer (pois pagou), direito de postar no Face do jeito que quiser e por aí vai.... Sei que no seu caso lida com emoção, mas muitas pessoas só vem o produto. Seria como o dono da Coca Cola ficasse chateado porque em vez de beber seu precioso líquido, alguém o jogou numa pia pra tentar desentupir, ou o fabricante da mais pura seda ver seu tecido sendo usado pra uma roupa de mau gosto, e nem reconheceram o esmero e carinho com que o tecido foi feito... Guardadas as proporções, é meio que por aí.

Eu acho que as coisas deveriam ser como você coloca, com mais cuidado, com mais atenção... Mas no mundo imediatista e consumista que vivemos, cada vez isso parece ser mais difícil. Acho também que não deves mudar o seu jeito de ser e pensar quanto à isso, apenas aprenda a assimilar e seguir sem se abalar.

Se mais pessoas tivessem essa visão das coisas, viveríamos em um mundo melhor.  :ok:


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2015, 20:23:34
Eu entendi completamente errado.
Originalmente pensei que o "ingrato" era alguém que entrava na conta de amigo, não de cliente.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:36:01
Obrigado também Dellano e Alexandre, vocês "sentiram a minha dor", eu sempre procuro dar feedback sincero, se alguém faz algo por mim, como indicar um casal, eu chego e pago um almoço num restaurante numa próxima reunião de amigos, eu anseio pra pegar a comanda do amigo e dizer que essa é por conta daquilo...e como disseram, tem muita gente que se promove e não joga nem um bis na sua mesa.

Citar
mundo imediatista
Cara, aqui vc resumiu quase metade do que eu não tive competência de explicar, é isso mesmo.

Usar o telefone como o Rezende disse é uma boa idéia.

Vamos em frente! Valew
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 21:38:57 por edugandolfe »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:40:35
Mike, agora lendo o que eu respondi pra vc me pareceu estranho, só voltei pra te dar a certeza de que gostei muito do que vc mandou ali.  :)


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2015, 22:04:06
Sempre que você compra alguma coisa, dá um feedback para o vendedor? Elogia o padeiro pelo pão, o taxista pela forma como dirigiu o taxi, quando vai num restaurante agradece o cozinheiro, garçom e caixa?  :ponder:

Concordo com o que o Rafael e o Mike disseram.

Citar
O mundo às vezes é cruel, as pessoas não tem tempo pra elogiar, mesmo que gostem do seu trabalho.


“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2015, 22:29:00
Hugo, juro que tentei entender sua comparação com os exemplos e a frase, más elogio sim, sempre que me oferecem algo a mais do que eu esperava. Se um caixa de supermercado, cansado depois de um dia de trabalho, olhar pra mim e me der um "boa noite" com um sorriso, com certeza vou retribuir da mesma forma. É assim que eu faço.


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2015, 01:47:28
Hugo, juro que tentei entender sua comparação com os exemplos e a frase, más elogio sim, sempre que me oferecem algo a mais do que eu esperava. Se um caixa de supermercado, cansado depois de um dia de trabalho, olhar pra mim e me der um "boa noite" com um sorriso, com certeza vou retribuir da mesma forma. É assim que eu faço.

Mas faz isso sempre? Acho que não dá pra esperar isso de todo mundo, no máximo um "obrigado" frio, por educação.

Eu procuro sempre dar esse feedback pras pessoas, mas acharia muito estanho se as pessoas começassem a achar ruim sempre que eu não o fizesse.

Eu não tinha reparado que você tinha feito "mais que o esperado", talvez seu cliente também não tenha percebido e por isso não agradeceu da forma como você esperava.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 01:48:18 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2015, 08:04:49
Esperar gratidão das pessoas é como esperar que um cavalo te dê bom dia.

Tem muita gente que não dá a mínima para o que você faz e já outras, valorizam bem mais do que você imagina.

Não deixe que isso influencie na sua vida, senão você vai passar muita raiva a deixar de viver bons momentos por causa disso.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2015, 08:47:32
De acordo, Lizandro!
Eu já aprendi a não esperar feed back sequer em tópicos de forum.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #25 Online: 07 de Janeiro de 2015, 09:48:26
De acordo, Lizandro!
Eu já aprendi a não esperar feed back sequer em tópicos de forum.

Eu descobri isso sofrendo muito. Não adianta, por mais que seu trabalho seja bom, sua edição maravilhosa, as pessoas não enxergam.

Vejo pessoas curtindo fotos no facebook podres, 100 curtidas, 200! E eu posto foto e tenho 12, 16, 30 curtidas.

É um pouco vexatório, mas percebi que não adianta lutar contra isso.

Vejo fotos maravilhosas no facebook com pouquíssimos cliques, e outras boas com muitos.

As pessoas tem um entendimento diferente de qualidade que nós, percebo que nós fotógrafos ficamos exigentes demais com nós mesmos. Não aceitamos que uma foto possa ficar "mais ou menos". E isso vai consumindo aos poucos sua vida.

Tem que fotografar bem e que você mesmo goste. O que os outros vão achar você precisa selecionar o que é bom do que é ruim.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2015, 10:46:20
Oi Edu!! Não trabalho com fotografia, mas acho que posso ampliar esse questionamento. Esperar reconhecimento. Querer que o outro enxergue com nossos olhos o trabalho / carinho / esforço / amor que demos. Querer que nossos filhos / pais / companheiros / amigos reconheçam e agradeçam pelo amor e atenção que nos lembramos de dar... querer reconhecimento porque nós achamos que o que fizemos foi importante e esperamos um retorno a altura. Mas... qual é a altura? A nossa? Só nós podemos dar. Se respeitamos o jeito do outro, podemos entender até o Feliz ano novo curto e "frio". Não é o que esperávamos, mas é o que o outro pode dar. Se sempre ficarmos na expectativa de que o outro atenda nossa expectativa (que só nós conhecemos), teremos uma gigantesca chance de nos frustarmos / decepcionarmos / cobrarmos do cliente / amigo / filho / companheiro... aí, entra talvez o que todas as religiões falam: amar (fazer) sem esperar nada em troca... porque fizemos o melhor e porque é assim que gostamos de agir. Ficar feliz por ter feito isso... e se houver um reconhecimento, bom para massagear o ego, mas massagem demais pode deixá-lo mal acostumado e orgulhoso... ;)


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Janeiro de 2015, 13:17:15
Obrigado Pris WerSo, é isso ai. O ano de 2015 será melhor pra mim depois destas respostas, umas das coisas que me assombraram ano passado foi esta superficialidade das pessoas, tipo, elas vêem más não enxergam, tudo o que vc depositou de tempo e energia para proporcionar algo a elas próprias. Talvez percebam isso quando contratarem outra pessoa, possam sentir a falta de algo.
Fui muito influenciado pelo do curso do Dale Carnegie (que vou postar aqui novamente para download, pois acho bem pertinente) pois, mesmo sem motivo, parte de mim a iniciativa de "criar momentos mágicos" para o próximo, como exemplo saudar uma vendedora no trabalho, com um boa tarde e um sorriso, olhar para o crachá dela e chama-la pelo nome. Uma coisa simples assim muda as coisas e não custa nada pra fazer, mas neste mundo, certas pessoas podem sair pisando em cima de você.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Janeiro de 2015, 14:01:53
Oi Edu!! Não trabalho com fotografia, mas acho que posso ampliar esse questionamento. Esperar reconhecimento. Querer que o outro enxergue com nossos olhos o trabalho / carinho / esforço / amor que demos. Querer que nossos filhos / pais / companheiros / amigos reconheçam e agradeçam pelo amor e atenção que nos lembramos de dar... querer reconhecimento porque nós achamos que o que fizemos foi importante e esperamos um retorno a altura. Mas... qual é a altura? A nossa? Só nós podemos dar. Se respeitamos o jeito do outro, podemos entender até o Feliz ano novo curto e "frio". Não é o que esperávamos, mas é o que o outro pode dar. Se sempre ficarmos na expectativa de que o outro atenda nossa expectativa (que só nós conhecemos), teremos uma gigantesca chance de nos frustarmos / decepcionarmos / cobrarmos do cliente / amigo / filho / companheiro... aí, entra talvez o que todas as religiões falam: amar (fazer) sem esperar nada em troca... porque fizemos o melhor e porque é assim que gostamos de agir. Ficar feliz por ter feito isso... e se houver um reconhecimento, bom para massagear o ego, mas massagem demais pode deixá-lo mal acostumado e orgulhoso... ;)

Simplesmente :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Somando com o que o Mike escreveu, pode fechar o tópico  ;)
César L. T.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Janeiro de 2015, 14:47:04
Pra fechar o tópico, segue mais uma vez o audio do curso

Dale Carnegie - Técnicas fundamentais para lidar com pessoas

Audiobook - DaleCarnegie.zip
https://emerson.sendthisfile.com/c.jsp?t=KhwCAkP05l7kAc7EqvzBawJV&n=3CHyGwqVFjswMlCHiIYOWnXE

Ouçam quando sobrar um tempo, com a família durante o almoço ou jantar, com certeza mudará suas vidas, ajudará também na conquista de novos clientes, etc...

expira em 6 dias