Autor Tópico: Não espere gratidão das pessoas...  (Lida 6096 vezes)

Ralubur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Janeiro de 2015, 12:53:14
Oi Edu!! Não trabalho com fotografia, mas acho que posso ampliar esse questionamento. Esperar reconhecimento. Querer que o outro enxergue com nossos olhos o trabalho / carinho / esforço / amor que demos. Querer que nossos filhos / pais / companheiros / amigos reconheçam e agradeçam pelo amor e atenção que nos lembramos de dar... querer reconhecimento porque nós achamos que o que fizemos foi importante e esperamos um retorno a altura. Mas... qual é a altura? A nossa? Só nós podemos dar. Se respeitamos o jeito do outro, podemos entender até o Feliz ano novo curto e "frio". Não é o que esperávamos, mas é o que o outro pode dar. Se sempre ficarmos na expectativa de que o outro atenda nossa expectativa (que só nós conhecemos), teremos uma gigantesca chance de nos frustarmos / decepcionarmos / cobrarmos do cliente / amigo / filho / companheiro... aí, entra talvez o que todas as religiões falam: amar (fazer) sem esperar nada em troca... porque fizemos o melhor e porque é assim que gostamos de agir. Ficar feliz por ter feito isso... e se houver um reconhecimento, bom para massagear o ego, mas massagem demais pode deixá-lo mal acostumado e orgulhoso... ;)

Ótimas suas palavras (acho que vc é Psicóloga kk) e também às dos colegas do Forum, também me sinto como o Autor do mesmo, mas depois que lí os pontos de vista de cada um, posso dizer agora as palavras da Pris:  Se sempre ficarmos na expectativa de que o outro atenda nossa expectativa,  teremos uma gigantesca chance de nos frustarmos, é exatamente isso que acontece comigo e também com os demais pelo que percebí. Abraços a todos.
Fuji XE-1 + Lente Fujinon 18-55 mm 1:2.8-4 R LM

“A Fotografia não fala o que não é mais, mas com certeza daquilo que se foi”


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Janeiro de 2015, 12:59:35
Baixa expectativa é o meu lema. Seja em um hotel, em um restaurante, etc. Quanto aos meus clientes, embuti a gratidão no valor do trabalho. Não precisam nem me agradecer.
No dia a dia eu costumo agradecer garcons, camareiras, etc. Mas o ideal seria aquela gorjeta extra, pois eles são mal remunerados.

Mas a falta de gratidão existe em todo lugar e pode não ser por mal, por muitas e muitas vezes eu contribuí com meu conhecimento em fóruns e nunca esperei gratidão. Apenas duas ou três vezes gentilmente me agradeceram por uma ajuda que dei.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, 13:01:12 por Claudio Rombauer »


Ralubur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Janeiro de 2015, 13:18:03
Isso mesmo Claudio, para quem gosta de fotografia, aqui é uma Faculdade que não se paga nada para aprender, como vc mesmo citou, existe muitas pessoas que contribuem com sua experiência sem se quer receber por isso, claro que é por vontade própria, mas eu e como muitos aqui devemos aproveitar o máximo de tudo isso.
Fuji XE-1 + Lente Fujinon 18-55 mm 1:2.8-4 R LM

“A Fotografia não fala o que não é mais, mas com certeza daquilo que se foi”