Autor Tópico: Nova Nikon 300mm f/4E PF ED VR  (Lida 3899 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2015, 21:27:33
Eu amo a Canon e suas lentes mas a D810 é realmente tentadora! É a única FF do lado de lá que me chama a atenção, lembrando que a margem de crop é bem grande!

Só as cores da Nikon em luz artificial e flash me incomodam um pouco, não sei se seria o caso do uso de um ColorChecker Passport, nunca usei nenhum.

Vontade de ter uma de cada...  :shock:

O único caminho para a satisfação plena em termos de objetivas e usar mais de um sistema, não existe sistema ótico sem lacunas que são preenchidas pelo outro lado.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 21:28:48 por Claudio Rombauer »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2015, 22:20:03
Já saiu a pré venda na B&H: 1.995 dólares
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2015, 22:49:18
Esse PF no nome é a mesma tecnologia das Canon DO? Porque aí explica o tamanho e peso...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2015, 23:17:27
Esse PF no nome é a mesma tecnologia das Canon DO? Porque aí explica o tamanho e peso...

Espero que não, que eu saiba, este tipo de tecnologia degrada a imagem em relação às convencionais.

Opa, parece que sim, retirado do site do nikonzeiro mais famoso do mundo, KR:

"The 300mm f/4 PF uses one Fresnel element for less weight. It's the same idea as Canon's DO lenses, which also use Fresnel elements.

Fresnel elements have been used for hundreds of years in lighthouse condensers."
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 23:20:14 por Claudio Rombauer »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2015, 23:19:41
Parece que esse Phase Fresnel é algo que controla melhor as aberrações cromáticas, então seria algo com função similar ao DO mesmo!

http://nikonrumors.com/2015/01/06/nikons-phase-fresnel-pf-lens-explained.aspx/
D600 - E-M10


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2015, 23:24:38
O que eu sempre soube é que esta tecnologia ocasionava perda de contraste, nitidez, resolução, além de aumentar flare e produzir um desfoque meio fantasmagórico.

Mas com toda certeza, como qualquer tecnologia, deve ter evoluído a ponto de compensar pela diminuição de peso e tamanho.

Como sempre, é um jogo de perdas e ganhos.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 23:24:57 por Claudio Rombauer »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2015, 02:56:55
 Pelo que eu entendo o revestimento de fluorita nas Nikon serve para melhorar a passagem da luz e proteção da lente frontal, as lentes para controlar as aberrações cromáticas adotadas pela marca são com revestimentos de nanocristais e Phase Fresnel.

 Já a Canon usa um elemento inteiro propriamente ditas de fluorita de cálcio para controlar CA, porem é sensível a temperaturas, o motivo das lentes com este elemento serem brancas, e não suportam muita vibração, motivo pelo qual os astronautas usam Nikon, lentes com fluorita trincam com a vibração do lançamento.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2015, 06:51:53
O que eu sempre soube é que esta tecnologia ocasionava perda de contraste, nitidez, resolução, além de aumentar flare e produzir um desfoque meio fantasmagórico.

Mas com toda certeza, como qualquer tecnologia, deve ter evoluído a ponto de compensar pela diminuição de peso e tamanho.

Como sempre, é um jogo de perdas e ganhos.
E também não existe mágica em ótica... Para ser do tamanho de uma 24-70 2.8 tinha que ter alguma coisa diferente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2015, 06:58:52


D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
D600 - E-M10


Joao_R

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Janeiro de 2015, 21:15:36
Muuuito legal, e o preço?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2015, 21:33:40
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr