Autor Tópico: Blu-ray vs DVD  (Lida 3238 vezes)

FERNANDO RODRIGUES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:36:11
Olá.

Faço algumas edições de DVDs, utilizando o Final Cut Pro X e posteriormente o Encore CS5 para gravação.

A qualidade quando exporto do Final Cut Pro (master file) sempre fica excelente, mas ao finalizar o DVD com o Encore, fica a desejar. Especialmente quando adiciono legendas no filme.

Utilizo mídias gravaas por uma camera Sony HDR Full HD e também da GoPro (já pocessada pelo GoPro Studio).

Minha dúvida seria: vale a pena investir em um gravador de Blu-ray para obter uma maior qualidade?

O meu problema não é espaço, tendo em vista que os filmes são bem pequenos, uns 5 minutos já editados. Mas sim, a qualidade. O Blu-ray manterá a mesma quadidade do filme?


Obrigado pela ajuda.
Abs
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 14:38:57 por FERNANDO RODRIGUES »


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:35:30
me corrijam se eu estiver errado, mas se a pessoa assistir em um dvd player (mesmo que vc finalize o dvd em fullhd usando programas atuais), dvd player só mostra resolução SD.
Então se quer a melhor imagem possível, vale sim um gravador de bluray
Sony A7II - Nikon D810


FERNANDO RODRIGUES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:40:48
Obrigado DanielVE!

Somente um detalhe que esquici de mencionar: a gravação faço em equipamento/mídia DVD, mas a reprodução em um Blu-ray player.

Ou seja, a perda é na hora que "gravo"  em DVD, certo?


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:46:11
Vou dar aqui o meu pitaco....

O DVD e o Bluray - podem ser vistos como a mídia física que são - sendo o DVD com capacidade de 4,5 a 9 GB e o Bluray de 20 a 50GB - pode se gravar o que desejar aí dentro - formatos de vídeo variados, fotos, etc....

O outro ponto de vista pode ser em relação à resolução presente nestas mídias em seu formato comercial:

 1- DVD - 720 x 480 em NTSC ou 720 x 576 em PAL.

 2- Bluray - 1920x1080 (1080p)

Os aparelhos de DVD de mesa não tocam arquivos com resolução acima do exposto no ítem 1.

As opções em caso de desejo de exportar o filme em formato HD (720p) ou full Hd (1080p) são mais referentes a qual leitor irá utilizar, se o PC, se um aparelho de bluray na sala ou um media player:

Por exemplo se for utilizar um leitor de bluray convencional pode salvar o filme e gravar o mesmo em um DVD ou pen drive em formato compatível com o referido leitor - mp4, mkv, m2ts, etc...

Acho desnecessário comprar um gravador de bluray para esta finalidade - a menos que o formato de saída necessite de grande espaço 20 a 50GB.

A maioria das TVs recentes aceitam pela entrada USB formatos em full HD e fazen a leitura a partir de HD externo ou pendrive sem problemas...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


FERNANDO RODRIGUES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2015, 16:33:29
Tentei no Encore, mas quando creio o projeto em Blu-Ray, ele não reconhece nenhum gravador para exportar o projeto  :(

********

Dessa vez, obrigado Ronaldo!

O projeto seria um dvd ou blu-ray, com a necessidade de um menu, e alguns pequenos filmes nele. V amos descartar o pendrive.

Pelo o que entendi acima, o que vai me dar a maior resolução seria o formato: mp4, mkv, m2t..., me corrija se não for isso.

Ainda como leigo, minha dúvida agora é se posso no Adobe Encore, criar um projeto em Blu-ray e gravar em um DVD?

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 16:53:47 por FERNANDO RODRIGUES »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2015, 07:34:17
Olá Fernando, não saberei te responder em relação ao Adobe Encore, não tenho experiência em edição...

Como necessitará de menus, etc... realmente não sei como fazer...
Se gravar nos formatos acima de mp4, mkv com resoluções em HD ou Full HD - precisará de um aparelho de bluray para ler os arquivos.

Somente uma dúvida, em qual formato e qual a resolução que o arquivo sai de sua máquina, e qual a aplicação - utilização do material?
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


FERNANDO RODRIGUES

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2015, 10:50:57
Obrigado Ronaldo.

Consegui resolver utilizando a sua dica! Muito obrigado!

Após o arquivo gerado pelo Final Cut Pro (.mov) - não há perda de qualidade exportando como master file. No Encore que é para automação de DVD e Blu-ray, salvei o projeto do Blu-ray imagem .ISO

Depois bastou gravar o arquivo em uma mídia DVD.

Abs a todos!


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2015, 11:56:48
Fico feliz que de alguma forma tenha te ajudado, abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/