Autor Tópico: Foto Torta - Quando e como usar?  (Lida 5194 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #30 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 21:14:45
Nossa! Acabei de descobrir que sou muito certinha... minhas fotos tortas são as mais abstratas ou as de proxi de plantas, onde não há referência alguma sobre o alinhamento com o horizonte e enquadro da forma que ficar mais interessante no quadro... tirando isso, nada torto!  :shock:

 :assobi:

 :D

Sai dessa, Pris. Solte a franga.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


lcrc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 23:12:34
Eu já tive muito preconceito contra fotos "tortas". Mas estou começando a pensar diferente. Se o enquadramento tiver um propósito, tudo bem.

Eu costumo usar quando fotografo bebês, para dar a impressão de que estão mais inclinados mesmo, quase sentados. Acho que completamente deitados fica estranho.

_DSC4797 by Angelita Alves, on Flickr

Bem aplicado, gostei do resultado. :ok:
Luiz Cláudio Ribeiro                       
Câmera Sony ILCE A6000
Várias lentes prime antigas


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #32 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 10:19:34
Ótimo tópico! Os exemplos práticos ilustraram muito bem os conceitos.  :clap: :clap: :clap:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #33 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 11:04:33
aí é que tá coisa... até agora, pra mim, 90% dos exemplos que foram postados aqui eu achei que a inclinação favoreceu a fotografia...

Mas continuo achando que tem que se tomar muito cuidado com isso... a linha entre o que favorece e o que estraga é muito estreita...

A mesma coisa que a história da vinheta, da cor seletiva, do tratamento exagerado, etc..
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 11:12:01 por Luciano.Queiroz »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 11:15:55

aí é que tá coisa... até agora, pra mim, 90% dos exemplos que foram postados aqui eu achei que a inclinação favoreceu a fotografia...

Mas continuo achando que tem que se tomar muito cuidado com isso... a linha entre o que favorece e o que estraga é muito estreita...

A mesma coisa que a história da vinheta, da cor seletiva, do tratamento exagerado, etc..

Também acho,  e acrescento que isso vai mudando com o tempo, tem que tomar cuidado com coisas que não servem pra nada. A gente pensa que está melhorando a foto e vai ver anos depois e acha cafona, brega, desnecessário.

Volta e meia entro em catálogos antigos de fotos minhas e refaço alguns tratamentos, de forma mais simples, além de apagar um monte de fotos que eu achava boas e que vejo hoje que eram uma bela porcaria.

Impressionante como eu fiz fotos ruins achando que estavam boas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 12:17:21
aí é que tá coisa... até agora, pra mim, 90% dos exemplos que foram postados aqui eu achei que a inclinação favoreceu a fotografia...

Mas continuo achando que tem que se tomar muito cuidado com isso... a linha entre o que favorece e o que estraga é muito estreita...

A mesma coisa que a história da vinheta, da cor seletiva, do tratamento exagerado, etc..

Mas isso vale para tudo. Ate para a escolha entre cores e preto e branco, retrato ou paisagem, centrado ou regra do terco.

Imagem enclinada, nao se compara a efeitos de cores seletivas e tratamento. Mas sim a angulos, visuais. Faz parte de uma linguagem que se excluido seria o mesmo que excluir algumas palavras do vocabulario, ou alguns tons de expressoes da voz (mesmo que haja pessoas que nao usem tanto).

 O uso das imagens inclinadas eh muito vasto. A maioria dos filmes e imagens sobre acao, alta emocao, adrenalina, ou mensagem de expontanedade, vc vai ver muitas imagens inclinadas. E os mais distraidos podem mal perceber quando ve algumas imagens enclinadas, como tambem mal reparam se a foto esta em paisagem ou retrato, de tao difundido e comum.

Pegue por exemplo revistas em quadrinhos de super herois, revistas de em quadrinhos e desenhos japoneses, filmes e fotografia sobre acao, exporte, adrenalina, alta emocao, terror, etc. imagens enclinadas estao em todos os lugares.

Muito diferente de um efeito particular isolado para um fim em sua maioria somente estetico, como o caso da vinheta, cores seletivas e demais tratamentos feito por pessoas so olham a funcao estetica oubuscam o diferente.

O que vai fazer uma imagem enclinada ficar boa e ruim eh a composicao, seus pontos e seuas linhas. Exatamente igual as imagens nao enclinadas.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 12:24:11 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 12:31:23
Volta e meia entro em catálogos antigos de fotos minhas e refaço alguns tratamentos, de forma mais simples, além de apagar um monte de fotos que eu achava boas e que vejo hoje que eram uma bela porcaria.

Impressionante como eu fiz fotos ruins achando que estavam boas.

Isso eh comum ate entre os mestres e genios da fotografia. E o contrario tambem ocorre. Vc pode vascular seus arquivos e achar fotos que antes achava ruim e passar a ver como boas, e ver imagens com tratamenros mais simples e passar a querer algo mais elaborado.

Afinal, quando vc selecionou e tratou as fotos do passado vc estava em busca de algo. As vezes, a foto mesmo sendo ruim ou boa, ela nao fazia parte desse algo que vc buscava no momento ou epoca. E vice versa.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #37 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 14:47:25
Sai dessa, Pris. Solte a franga.  :D

:D

Bom te ver por aqui, meu caro... :)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #38 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 16:05:33
Eu uso quando eu percebo que a composição se beneficia disso.









Mas sempre procuro uma composição alinhada antes, quando ela não vem eu entorto, ou não faço a foto.

Aliás, quando disse no começo do tópico que somente inclino a cena pra ajudar a compor, não poderia ter colocado fotos melhores que essas...

Foto pra ser inclinada na minha opinião não pode parecer inclinada. Aí parece desleixo... Penso que composição inclinada na maioria das vezes fica suspensa, meio sem apoio, sem equilíbrio.. difícil explicar...

Mas veja nessas fotos do Claudio, lindas por sinal, que em todas elas, apesar de estarem "tortas", existe um elemento forte posicionado corretamente dando sustentação pra imagem... Mesmo que seja uma linha não presente, imaginária.

Penso nisso mais ou menos como na música. Quem é músico sabe que em diversas situações, mesmo que uma nota ou acorde não seja tocado ele está lá implicitamente.. É como se ouvissemos o que não é tocado...

Eu discordo um pouco do que o Marcio diz, que o uso das imagens inclinadas é muito vasto.. Eu não acho isso não. Acho que precisa saber usar muito bem esse artifício. Acho muito mais difícil acertar com uma foto inclinada do que com uma perfeitamente alinhada.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 16:09:15 por Luciano.Queiroz »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 16:32:19
Aliás, quando disse no começo do tópico que somente inclino a cena pra ajudar a compor, não poderia ter colocado fotos melhores que essas...

Foto pra ser inclinada na minha opinião não pode parecer inclinada. Aí parece desleixo... Penso que composição inclinada na maioria das vezes fica suspensa, meio sem apoio, sem equilíbrio.. difícil explicar...

Mas veja nessas fotos do Claudio, lindas por sinal, que em todas elas, apesar de estarem "tortas", existe um elemento forte posicionado corretamente dando sustentação pra imagem... Mesmo que seja uma linha não presente, imaginária.

Penso nisso mais ou menos como na música. Quem é músico sabe que em diversas situações, mesmo que uma nota ou acorde não seja tocado ele está lá implicitamente.. É como se ouvissemos o que não é tocado...

Eu discordo um pouco do que o Marcio diz, que o uso das imagens inclinadas é muito vasto.. Eu não acho isso não. Acho que precisa saber usar muito bem esse artifício. Acho muito mais difícil acertar com uma foto inclinada do que com uma perfeitamente alinhada.

Eh tao vasto, que qualquer foto feitas no angulo que o Claudio fez, sera "inclinada". Se ele nao quisesse inclinar, ele nao conseguiria.

As fotos do exemplo dele "nao parecem enclinadas", ou parecem tao confortavelmente inclinadas, pq elas tem linhas que nao estao inclinadas, ou melhor dizendo, inclinadas ao lado oposto de outras linhas enclinadas, anulado o efeito/sensacao de inclinacao entre elas.