Autor Tópico: Câmera ~800 reais  (Lida 11896 vezes)

jader miane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #30 Online: 09 de Janeiro de 2015, 15:10:21
Exato, e é por isso mesmo estou dando preferencia para as compactas!

Acho que já fiz minha escolha pela Nikon S9700.

Falta só achar um bom preço. O problema é de manhã estava 809 no Extra e agora a tarde já esta 899.
Enfim, estou só esperando uma promoçãozinha para bater o martelo.

Aqui pra mim ainda está 809. Vou te mandar o link por mp.


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #31 Online: 09 de Janeiro de 2015, 18:53:04

Agora não tem mais como voltar atrás, bati o martelo e comprei a S9700  :D
Espero que ela não me decepcione..    Assim ela que chegar e conseguir estuda-la um pouco, vou postar algumas fotos para análise de vocês (mas não esperem muito, porque não tenho muita experiência e tenho muito ainda o que aprender)


jader miane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2015, 12:21:46
A minha dúvida ainda segue...


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #33 Online: 26 de Janeiro de 2015, 10:15:42
Pois então, minha Nikon S9700 finalmente chegou. Fiz alguns testes no dia em que ela chegou mas somente nesse ultimo sábado consegui utiliza-la para um teste de fogo, durante a comemoração do meu aniversário num bar com os amigos (inclusive, a câmera foi meu presente de mim, para mim...rsrs)

Tive uma certa dificuldade com flash , pois praticamente todas as fotos ficaram superexpostas. Claro que nessa ocasião não me preocupei em fazer ajustes, pois tinha convidados para dar atenção e deixei tudo no modo automático (algumas fotos inclusive foram tiradas por convidados etc) , mas notei que as vezes era necessário  tirar  duas fotos do mesmo objetivo para sair uma com a exposição correta... Algo meio chato... Algum segredo  ou conselho para evitar a tal superexposição nessas compactadas?

Além disso, o flash popup (que pula fora bem na hora que vc clica para bater a foto) é algo bem estranho e até assusta quem está tirando a foto. Já vi reclamações sobre a localização e funcionamento do flash, inclusive de outras marcas e é muito comum vc estar com o dedo bem em cima do flash  -  tem q prestar atenção e tomar cuidado para não acabar estragando o dispositivo  (não sei se a maioria das compactadas tem esse problema)

Sobre a qualidade das fotos, ainda não dá para avaliar.. Como a maioria das fotos ficou superexposta, não achei o resultado final bom. Tentei tirar algumas sem flash e o resultado ficou tremido (a agitação do momento não me permitia fazer muitos experimentos)

Enfim, depois vou fazer algumas fotos com mais calma para vocês avaliarem...


« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 10:17:46 por rejaine_sm »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #34 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:23:34
Rejaine acho que vc se precipiou na compra da camera. Como falei em outro tópico, comprei a SX50 (899,00), eu achei ótima camera, na mesma faixa de preço que vc pagou. Tenho visto outras cameras tambem nessa faixa: Fuji XF1 (887,00 sensor CMOS 2/3), Samsung NX3000 (999,00 CMOS mirrorless). Eu tive vontade de comprar, mas já tenho 2 cameras e não quero fazer coleção. Sua camera tem ajustes manuais?
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #35 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:36:26
Aprender a usar o modo manual vai ajudar bastante.  :ok:
É assim que se extrai o melhor desse tipo de câmera.


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #36 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:09:17
Oi Gilberto.

Sim , eu dei uma olhada de perto na SX50 e concordo que ela seria uma ótima escolha.. Mas o que 'pegou' era que eu queria mesmo uma camera bem compactada, para viagens, do tipo que cabe fácil em qualquer bolsinha  para ir pra praia, campo ou registar momentos do dia-a-dia. Em resumo, queria evitar câmeras do tipo uma slr-like ou de lentes intercambiáveis. Por isso acabei optando por esse modelo. E a S9700 tem ajustes manuais sim (permite ajustar modos de prioridade da abertura e da velocidade, ISO, etc)  Num futuro próximo quem sabe eu  pegue  uma máquina melhor (uma DSLR de entrada)  mas no momento eu queria uma compacta para uso geral mesmo...

Aqui vc poderá ver as características dela: http://www.cameraversuscamera.com.br/camera-digital/nikon-coolpix-s9700/review-3i.htm

Oi Helena,

Não usei modo manual pq estava no meio de uma comemoração onde todo mundo acaba operando  a máquina, aí não tem jeito, tem que deixar no manual mesmo e torcer para que as fotos saiam boas... Só não esperava que usar o AUTO com flash ligado daria tantos problemas com superexposição assim.. Eu já usei várias câmeras bem inferiores  no modo auto, e não percebi tanto esse tipo de "problema".. Se fosse uma foto ou outra eu entenderia, mas praticamente todas as fotos tiradas com flash ficaram com superexposição (mas também não sei se alguma outra compacta traria o mesmo problema )

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 13:11:04 por rejaine_sm »


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #37 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:21:44
Estava lendo alguns artigos com dicas sobre flash (como tentar aumentar o ISO e/ou aumentar o tempo de exposição, etc.. ) Inicialmente, achava que mesmo usando o modo AUTO eu conseguiria resultados razoáveis sem muito esforço. Mas lendo esses artigos,  já deu para perceber que parece inevitável usar o flash em ambientes pequenos ou pouco iluminados e não sofrer um pouco com o resultado (independente de qual camera compacta mesmo..)

Sei  que fazendo um ajuste manual é o ideal, mas ainda estou aprendendo a mexer com a câmera (é a minha primeira câmera
digital, antes usava só celular mesmo para fotografar)

E como a Helena disse, pra extrair o máximo dessas compactas , só mesmo "lendo o manual"...

Então, mãos a obra... Vou me dedicar nas próximas semanas a ler o manual, andar com a máquina na bolsa para fotografar bastante e entender melhor como a coisa toda funciona.

Agradeço as dicas..


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #38 Online: 29 de Janeiro de 2015, 19:05:23
Pessoal,

Ainda estou fazendo os primeiros cliques com a S9700 , mas existe algo que está me deixando preocupada..  Andei fazendo comparações de fotos tiradas com ela e meu LG L90 e estou achando as da Nikon muito "banais". Está certo que eu não esperava nada de excepcional  numa compacta digital, mas pera ai.. Eu esperava uma qualidade superior a de um smarphone!!  :shock:

Publiquei algumas fotos no imageshack (ambas tiradas no mesmo memento  durante o dia) Vcs conseguiriam distinguir quais foram feitas com um smartphone  LG L90 e qual foi feita com a Nikon S9700?

https://imageshack.com/a/MPoz/1

Nas fotos noturnas que fiz, a Nikon saiu (obviamente) ganhando, até por ter maiores recursos de exposição, modos de prioridades, melhor flash etc...  Mas em fotos diurnas estou me surpreendendo em ver que o smartphone está tal e qual a Nikon! Pode isso ou estou fazendo algo errado??




Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #39 Online: 29 de Janeiro de 2015, 21:53:48
Na verdade, a Nikon nunca se destacou no ramo das compactas.
Eu tive uma superzoom que passei pra frente com uns 2 meses de uso.
Mas a verdade verdadeira meeeeesmo, é que as compactas (de todas as marcas) estão cada vez piores. Os sensores continuam os mesmos (fora tecnologia que dá uma melhorada), mas os megapixels... Imagine só um sensor com tecnologia atualizada e 5 megapixels. Ia ser um desbunde.
Infelizmente a corrida pelo zoom e megapixels cagou a qualidade das compactas. Dentre essas de preço mais em conta, é realmente BEM difícil achar algo que se preze. E as menos piores costumam ser canon ou panasonic lumix.


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #40 Online: 30 de Janeiro de 2015, 10:14:13
Pois é, quando pensei em "superzoom supercompacta", fiquei na duvida entre a SX280 e a S9700. Fiquei com S9700 por encontra-la mais facilmente nas lojas (com NF, garantia etc)  e descartei a SX280 por causa do relatos de  problemas na bateria... Tinha também a  SX700HS , modelo mais novo mas que também ainda não chegou nas lojas (porque demoram tanto?!)  Achava que a Nikon, pela fama que tem, me deixaria satisfeita (mesmo levando em conta as limitações das compactas)...

Sobre as câmeras  Panasonic, me surpreendo muito com as fotos que vejo por aí, mesmo das compactas. Mas também são difíceis de serem encontrar nas lojas daqui  e costumam ser mais caras...  Eu vi vários reviews e exemplos de fotos tiradas com  S9700 antes de comprar  e tinha gostado, mas vai ver alguns reviews "mentem"   :no:

Dizer que estou com uma compacta que pouco acrescenta a um smartphone seria um certo exagero. Mas também não dá para dizer que fiquei muito satisfeita... Vou brincar um pouco mais com ela... Já fiz algumas fotos treinando alguns controles manuais e já deu para perceber que tenho muito recurso a mão para explorar... Mas se o hobby pegar mais forte, já já me vejo comprando uma outra câmera melhor...


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #41 Online: 30 de Janeiro de 2015, 11:38:39
Rejaine, tenho uma SX160 que é uma camera barata e dá bons resultados até ISO 200 (ideal é ISO 100) e razoável em ISO 400. Tenho também a SX240 que chega a dar fotos muito boas até ISO 1600. Vc tirou aquelas fotos no automatico? Usando o mais baixo ISO e lente mais aberta a qualidade melhora.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #42 Online: 30 de Janeiro de 2015, 11:42:29
Oi Gilberto

Sim, para fins apenas  de comparação entre a camera e smartphone, usei modo automático (já que usar os recursos da camera para melhorar a imagem e depois comprar com o smartphone não seria justo, deixei ambos fazerem o trabalho sozinhas só para comprar)
Depois vou fazer testes só com a camera mesmo, tentando trabalhar mais os modos de abertura, ISO e velocidade e posto aqui para análise e comentários. Só não levem muito a sério, pois ainda estou só começando a aprender sobre esses recursos..  ;)




Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #43 Online: 30 de Janeiro de 2015, 11:56:41
Acabei de criar 3 albuns no flickr, cada um de uma máquina, se quiser dar uma olhada. Tenho poucas fotos, pois a família (incluindo eu) não gosta de aparecer na rede. https://www.flickr.com/photos/105615078@N03/sets/
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #44 Online: 30 de Janeiro de 2015, 13:31:18
Oi Gilberto

Sim, para fins apenas  de comparação entre a camera e smartphone, usei modo automático (já que usar os recursos da camera para melhorar a imagem e depois comprar com o smartphone não seria justo, deixei ambos fazerem o trabalho sozinhas só para comprar)
Depois vou fazer testes só com a camera mesmo, tentando trabalhar mais os modos de abertura, ISO e velocidade e posto aqui para análise e comentários. Só não levem muito a sério, pois ainda estou só começando a aprender sobre esses recursos..  ;)

Não esqueça que nessa sala, fotos só para análise de equipamento, em tamanho original. Para análise e comentários sobre as fotos, o lugar é a Galeria de Fotos. Dê uma lidinha nas regras aqui da sala.  :ok: