Autor Tópico: Uma Dúvida: Se Fotografia é Arte, Todo Fotógrafo é Artista?  (Lida 11899 vezes)

AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2015, 17:12:23
Toda fotografia é arte, mas não necessariamente uma 'obra prima'...
Uma 3x4 de documento? Um registro do bacurí apagando vela de bolo?
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2015, 17:43:24
Acredito que arte também esta relacionada ao valor que as pessoas dão para o trabalho, mas não apenas o valor financeiro, pode possuir valor sentimental, prático, funcional, e por ai vai...

É comum algumas pessoas olharem para algumas pinturas impressionistas ou abstratas e não considerarem arte, pois "seus filhos poderiam pintar algo igual", ou Funk na música que para muitos é considerado apenas barulho e bagunça.

Como disse, acho que cada um enxerga como arte aquilo em que percebe algum valor, e quanto maior o número de pessoas que atribuem ou consideram alguma atividade como possuidora de valor, maior é seu alcance como  arte.  :ok:
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, 17:44:51 por KoioZ »




AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, 20:59:25 por AdrianoQuatro »
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2015, 21:10:27
Passaporte é 5X7....  :D


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2015, 22:32:13
Que seja em RG então, se a diferença de tamanho tura o sentido da mensagem.
Passaporte é 5X7....  :D
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2015, 23:12:02
Vou assumir que fotografia é arte, senão fica muito abrangente.

Vamos para a parte do fotografo é artista.
Quem sabe tocar violão é automaticamente artista?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2015, 23:46:19
Minha fotografia é apenas uma geração de imagens técnicas, não acho que seja arte, mas se alguém considerar eu não fico bravo.



AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2015, 23:46:48
Pra iniciar o violão é bem mais dificil. Troca por um pandeiro.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2015, 23:50:30
Pra iniciar o violão é bem mais dificil. Troca por um pandeiro.

Ou contrabaixo, só tem quatro cordas, qualquer um toca.
Ah ah ah ah.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2015, 23:54:05
Que seja em RG então, se a diferença de tamanho tura o sentido da mensagem.


Estava brincando meu caro, existe passaporte 3X4, 2x2 polegadas...  :ok:  Abraço!

Vou assumir que fotografia é arte, senão fica muito abrangente.

Vamos para a parte do fotografo é artista.
Quem sabe tocar violão é automaticamente artista?

A diferença neste caso, e erroneamente muitos se deixam levar, é que ninguém deveria estudar para ser violonista, pianista, e demais. Deve-se aprender música primeiramente, neste contexto um músico é um artista pois exprime sua arte através da música. Isso é simples de entender. O instrumento que ele escolhe é o meio pelo qual ele faz música, sou músico antes de ser violonista.

A arte não pode ser enclausurada em parâmetros absolutistas mas o senso nos orienta a discernir o que é de nível de excelência e o da mediocridade. Funk carioca, ferindo todos meus conceitos pessoais, intrinsecamente é música e forma de arte. No meu ponto de vista e, acredito que mor muitos, é uma forma de arte medíocre.

Ser artístico não significa em tese ter excelência, se assim o fosse somente os virtuoses poderiam ser considerados verdadeiros músicos e artistas.

O mesmo vejo na fotografia, se ele é executada com o propósito artístico e cumpre determinados parâmetros já expostos neste tópico, sim, ela é arte.

Muitas vezes nós vemos no museu coisas que não entendemos ou julgamos pessoalmente feias; para muitos o mesmo contexto transmite emoções, trás consigo uma mensagem e chega ao observador. O ser humano não fica inerente, alguma reação é causada.

Quando escuto um excelente músico a música produzida através dele me emociona, transmite uma mensagem, realiza uma reviravolta interior que às vezes não sinto ao ouvir outro músico. Mas mesmo assim sou abordado de alguma forma e vou sentir algo. Por isso digo, há arte medíocre e de excelência e os seus meio termos.

Só minha opinião, se não postar este aviso daqui à pouco me chamam de sabichão...  ;)


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2015, 23:55:51
Pra iniciar o violão é bem mais dificil. Troca por um pandeiro.

Seus problemas acabaram!  :D  Conheçam o professor Armando Ferreira!!!  :ok:

https://facebook.com/professorarmando
https://youtube.com/aprendaviolaopopular
https://professorarmando.com.br

Garantindo o jabá das crianças!
:clap:


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Janeiro de 2015, 09:26:35
Vou indicar :post:
Seus problemas acabaram!  :D  Conheçam o professor Armando Ferreira!!!  :ok:

https://facebook.com/professorarmando
https://youtube.com/aprendaviolaopopular
https://professorarmando.com.br

Garantindo o jabá das crianças!
:clap:
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 09 de Janeiro de 2015, 09:38:02
A arte não pode ser enclausurada em parâmetros absolutistas mas o senso nos orienta a discernir o que é de nível de excelência e o da mediocridade.
Ser artístico não significa em tese ter excelência, se assim o fosse somente os virtuoses poderiam ser considerados verdadeiros músicos e artistas.

O mesmo vejo na fotografia, se ele é executada com o propósito artístico e cumpre determinados parâmetros já expostos neste tópico, sim, ela é arte.

Em muitos casos é até contraditório: uma foto bem executada, correta, estética boa, composição equilibrada em muitas situações é considerada só um "bom registro".
Enquanto que um doido faz umas fotos abstratas, borradas, tremidas, cortadas, tortas, sem "eira-nem-beira", que ninguém consegue entender....daí ele é chamado por muitos de "artista". Vai entender.....

Não que eu não gosto de fotografia abstrata, existem muitos trabalhos interessantes e bem executados.


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 09 de Janeiro de 2015, 13:32:32
Boa observação Ronaldo!
Acho que é fundamental conhecer a obra de grandes fotógrafos para criar essa "bagagem".
Mas como o próprio Ansel disse: "Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos."

E aí tem aquela coisa que o Karl disse sobre a técnica e equipamentos. "Por isso o enfoque e a energia recaem sobre aquilo que conseguimos dominar e estabelecer métodos." E é justamente isso, é isso o que eu penso!!!
Mas falando sobre o olhar ... hmm .. aí é complicado, e até certo ponto eu concordo ... até certo ponto.
A frase do Ansel me faz acreditar que: a gente fotografa aquilo que a gente É.
Então eu acho que seja possível desenvolver esse olhar.
Se eu estudar Biologia, vou entender o comportamento de um animal, e meu olhar sobre ele vai ser diferente. Vou ver coisas que antes eu não via, e assim eu consigo me preparar antecipadamente para captar aquilo que eu quero registrar. Da mesma forma, se eu estudar sobre determinada cultura local, vou conseguir ver determinada situação de outra perspectiva. Vou ver com mair profundidade.
Por isso eu acho que estudar algo além da fotografia é fundamental para desenvolver esse olhar. E, que de preferência, seja algo do nosso interesse, seja sobre moda, arte, politica, etc, ou até mesmo sobre a própria fotografia.