Autor Tópico: Uma Dúvida: Se Fotografia é Arte, Todo Fotógrafo é Artista?  (Lida 11878 vezes)

Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #45 Online: 09 de Janeiro de 2015, 19:49:03
Temperando o assunto, temos que acrescentar que NEM TODA ARTE É NECESSARIAMENTE ESTÉTICA, e que esses (arte e estéticas) estão (separadamente ou não) atrelados a diferentes "tempos" e diferentes culturas!!!

Ah! SEMIÓTICA, semiótica e semiótica ...se quiseres aprofundar, vais cair NELA !!!!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 09 de Janeiro de 2015, 20:06:59
NEM TODA ARTE É NECESSARIAMENTE ESTÉTICA
E nem todo 'artista' é excepcionalmente um 'gênio'...


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #47 Online: 10 de Janeiro de 2015, 14:47:38
Bem colocado Raphael.
Todo tipo de novidade sempre é recebida com criticas, desconfiança, etc .. acho isso natural do ser humano.
E quanto ao futuro, esse está cada vez mais difícil de prever. As mudanças são muito rápidas, e são aceitas de forma muito rápidas também.

E completando o que você falou Armando, se fossemos "puristas", não só não teríamos os gravadores portáteis, como não teríamos também fotografia digital, nem fotografia, nem mesmo uma sociedade como a nossa seria possível. Ainda estaríamos morando em cavernas e vivendo de caça.

Como você mesmo comentou, hoje "fazer" arte está muito mais acessível. Tanto o fazer arte como o distribuir esta arte.


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #48 Online: 10 de Janeiro de 2015, 14:48:05
spiderman

Eu gostei muito do que você disse, mas não tem como não classificar, separar e categorizar as coisas. É próprio do ser humano. É isso o que nos permitiu ser o que somos hoje. Se não o fizéssemos, repito, ainda estaríamos morando em cavernas e vivendo da caça. E não estou dizendo que isso seria ruim. Afinal, estaríamos simplesmente vivendo, não teríamos todas essas preocupações modernas e teóricas.

Você mesmo nos aconselha a tomar uma atitude que possivelmente seria mais adequada. E eu acho válido.
Mas eu reconheço que outras pessoas podem possuir outros valores, e eles não estão necessariamente errados. Hoje eu não vejo nada como sendo certo ou errado, melhor ou pior. Mas hoje eu sei o que ME agrada e o que ME desagrada. Eu sei o que eu quero PARA MIM e é nessa direção que eu sigo. Se isso agrada a todos? Certamente que não! Deveríamos nos preocupar com isso? Talvez .. Mas aí já não é mais possível "deixar-se fluir"

Quanto a minha fotografia ser "pior" do que a um ano atrás, eu quis dizer de forma irônica x)
Justamente porque hoje eu não fico mais tão preocupado com a regras e técnicas que me dizem como fazer uma boa foto. Minha fotografia sai borrada, tremida, torta, e é isso o que eu quero. Ela é cheia de "defeitos", mas eu não me preocupo, eu quero isso.
Mas pense na frustração dos meus pais: o cara faz faculdade de fotografia, 2 anos e meio, pra não conseguir nem fazer uma foto direito?! xD haha .. Aliás, eu sou o único lá da minha faculdade que segue essa linha. Pouca gente compreende onde eu quero chegar. Mas tudo bem, eu não tenho pressa, sou paciente ;-)

Minhas fotografias parecem essas gravações caseiras com gravadores portáteis xD haha

Não sei se é contigo também Armando, mas comigo acontece que, muitas vezes, eu gosto mais desse áudio improvisado, feito em casa e sem muita formalidade do que um som feito num estúdio, todo mixado e "melhorado". Sinto nessas gravações caseiras uma energia que muitas vezes parece se perder no estúdio.

Tenho um amigo músico que chegou a gravar algumas músicas dessa forma, algumas até com o próprio celular. Pedi para ele me passar as músicas, e eu acho o máximo. Ai esses dias ele gravou algumas daquelas canções no estúdio. Ainda assim, continuei gostando mais das músicas caseiras .. haha xD claro que eu não falei nada pra ele, enfim ... x)

 


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #49 Online: 10 de Janeiro de 2015, 14:58:27
Temperando o assunto, temos que acrescentar que NEM TODA ARTE É NECESSARIAMENTE ESTÉTICA, e que esses (arte e estéticas) estão (separadamente ou não) atrelados a diferentes "tempos" e diferentes culturas!!!

Ah! SEMIÓTICA, semiótica e semiótica ...se quiseres aprofundar, vais cair NELA !!!!

Pois é Welbi, você disse tudo!

p.s. Semiótica :no: Eu tive pesadelos com ela!! :D haha

E nem todo 'artista' é excepcionalmente um 'gênio'...

No século XXI, artista não consegue mais ser gênio. Antes de conseguir se tornar um, as pessoas o levam para um psicólogo para fazer um tratamento x) haha

Genialidade agora é exclusividade dos Mark Zuckerberg e Steve Jobs da vida!


pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Resposta #50 Online: 15 de Janeiro de 2015, 09:52:30
Nem toda foto é arte - um mero clique é arte?, nem toda pintura, nem toda música, nem toda escultura, dança, etc. O que faz destas atividades uma obra de arte depende do autor, circunstâncias da época, gosto público, do tempo, e muitos outros fatores até ilógicos.

Sendo bem clichê, não se preocupe em criar arte, aproveite ao máximo sua paixão por fotografia ou por qualquer forma de expressão pessoal, e fique orgulhoso em tentar ir sempre além. Lembre-se de que Wagner, Van Gogh, e tantos outros grandes artistas foram altamente contestados, e até ridicularizados em suas épocas. O que vai ou não se tornar arte? Não tem como saber.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #51 Online: 15 de Janeiro de 2015, 10:03:24
Pra mim, para que a fotografia seja arte basta que o fotógrafo que a fez a considere dessa forma... o resto é resto.

Eu considero meu trabalho como arte sim, não tenho dúvida disso.

Bem diferente é quando faço uma foto qualquer com o celular por diversão, quando não a encaro como arte.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, 10:13:10 por Luciano.Queiroz »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #52 Online: 25 de Janeiro de 2015, 01:26:36
nem li o post mas vou falar minha opiniao que é bem direta e simples.

Tenho uma porrada de fotografo amigo, muitos online, vejo muitos trabalhos nacionais e internacionais e de momento não lembro de nenhum que tenha sido realmente arte no meu conceito, talve um ou outro. Ao meu ver muita coisa escraxada como arte em galeria na verdade nao tem conceito real nenhum.

Explicando, pra mim arte tem que ter alguns parametros, tem que transmitir algo, questionamento, idéia, conceito, vejo como arte alguns projetos fotograficos bacanas que transmitem isso mas normalmente de fotografos nao famosos e isolados por ai. No mais, foto bonita pra mim é só foto bonita, assim como musica dançante é só musica dançante, livro bacana é só livro bacana e por ai vai. Quanto ao conceito de venda de arte e galerias, é muito mais referente a exclusividade da obra, a importancia que o artista criou num meio do que da produção artistica em si.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2015, 01:29:38 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #53 Online: 26 de Janeiro de 2015, 12:47:33
Vou ser muito sucinto apenas para não passar em brancas nuvens, já que esse assunto já foi repisado por mim (e vários outros) ao longo dos últimos anos aqui no MF (tem muitos tópicos sobre esse assunto e quem quiser se aprofundar é só dar uma escarafunchada na 'Pesquisa').

Fotografia é linguagem e, como tal, é apenas uma das formas de manifestação da arte.

Quem faz fotografia é fotógrafo e não artista. O artista usa TAMBÉM da fotografia para manifestar sua visão de mundo, podendo ser, ou não, um fotógrafo de origem, MAS SEMPRE dialogando e utilizando-se de outras linguagens para agregar ao seu fazer artístico e expor seu trabalho final.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #54 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 14:22:16
Assisti um filme ontem e acabei me lembrando desse tópico..

Já tinha lido algumas coisas e folheado o livro da Vivian Maier. Sempre gostei do vi, algumas fotos que considero excelente. Expressões idiomáticas, boa composição, espontaneidade, humor, senso crítico, etc..

Mas depois de ver o filme veio a pergunta. Até que ponto um artista pode ser fabricado ou nasce sozinho?

Hoje fico um pouco com dúvida se eu gostei das fotos dela porque soube primeiro da sua história, ou se realmente gostei das fotos pelo que elas são. Ou seja, se ela fosse uma fotógrafa comum, ainda viva, divulgando seu trabalho na internet, será que eu teria dado a mesma ênfase nas suas fotos? Até que ponto o trabalho é realmente bom, até que ponto ele só é bom com a história que o acompanha?

Será que o meio em que vivemos coma internet da mesma forma como facilita não acaba destruindo a chance de ser considerado artista? Será que se algum de nós, que pensamos a fotografia como arte, imprimisse as fotos e mostrasse somente em galerias pelas cidades não seria melhor que massificar tudo na internet, pra todos verem e poucos prestarem atenção?

Muitas dúvidas!!!

Pra quem não sabe do que se trata:

http://www.vivianmaier.com/

http://www.omelhordatelona.biz/a-fotografia-oculta-de-vivian-maier-2013-legendado/

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 14:27:21 por Luciano.Queiroz »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 17:52:23
Nao, nem todo fotografo eh artista. Muitos sao tecnicos, artesoes, empresarios (fazem trabalhos comerciais), hobbistas (passa tempo sem preocupacoes), turistas (registram suas viagens), jornalistas, assistente, professor, etc.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 18:05:08 por C R O I X »