Autor Tópico: Substituindo a DSLR: 4/3? Micro 4/3? Mirrorless?  (Lida 4617 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2015, 14:09:26
Em minha opinião, para uso amador, quem vem de câmera diferente de "point & shoot" não se acostuma mais com lente fixa nem falta de visor. Vc deve estar querendo é reduzir volume/peso, e para isso existem opções de DSLR muito interessantes também, além das mirrorless.

Assim, para uma boa escolha, é bom considerar as câmeras com lente intercambiável, visor (eletrônico, óptico ou híbrido), além da disponibilidade de lentes e possibilidade de assistência técnica (especialmente se vai comprar de 2a mão). Isso limita bastante o leque de opções, pois não adianta comprar um conjunto com o qual vc vai se arrepender mais tarde.

Talvez vc, acostumado com Canon, devesse dar uma experimentada na SL1, considerada uma excelente alternativa: ela é realmente uma boa opção, pois o mercado está cheio de lentes e o reparo Canon está bem estabelecido por aqui. Em minha opinião, é a melhor opção se vc está querendo poupar investimento. Eu gostei muito dela, é impressionante como uma "mini T4i"...

Sony está bem estabelecida com as NEX usadas ou as Alpha novas, mas as lentes disponíveis no mercado são muito caras, exceto as que acompanham a câmera, mas não fazem jus à qualidade da câmera... Ou seja, vc terá de comprar lente cara...

Fuji, para mim, é XT-1 ou XE-2, pela atualidade e qualidade com os recursos de que falei. Mas elas estão carinhas... Alternativas relativamente baratas são as Panasonic e Olympus anunciadas aqui, mas a disponibilidade de reparo e acessórios/lentes é rara.

Fique de olho nos anúncios e tome sua decisão...  :ok:


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2015, 14:37:25
Também me chamou a atenção uma XE1 anunciada aqui no MF por R$ 1500,00. E uma X-Pro1 por R$ 2000,00.
Mas realmente dá um pouco de receio migrar para um ecossistema ainda pouco disseminado no Brasil.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2015, 09:30:07
Não resisti à promoção do Walmart e comprei a Fuji X-M1 por R$ 1600,00 em 10X sem juros e com 2,5% de devolução pelo Meliuz!  :D

Agora acho que vou comprar a 18-50 f/3.5-5.6 e a 50-230 f/4.5-6.7. O que vocês acham?  :ponder:

Será uma experiência bem diferente do que estou acostumado (Canon 6D + 18-135 e 24-105L). Talvez com menos qualidade, mas menos peso.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2015, 10:29:31
No meu caso, que não tenho como pedir pra alguém trazer de fora, há algum lugar mais interessante para comprar as lentes que o próprio site da Fuji?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2015, 11:41:21
4/3 eh reflex. micro 4/3 eh o mesmo encaixe, mas as lentes sao feitas para usar sem o espelho.

Pois é, eu já ia chamar a atenção aqui pra isso. EStavam tratando 4/3 e micro 4/3 como a mesma coisa, e não é. As 4/3 possuem sensor 4/3 em corpo de reflex (corpo grande - e se está querendo diminuir, não é a solução pra vc). As micro 4/3 são câmeras com sensor 4/3, sem espelho e com corpo menor.
Eu troquei minha Nikon D90 por uma Olympus OM-D (a mesma vendida pelo Mario, indicada aqui), e não me arrependo nem um milímetro. Há uma imensa gama de lentes para o sistema micro 4/3. Obviamente é chato de comprar aqui (basicamente só de segunda mão mesmo, em classificados de fóruns de fotografia), mas tendo quem traga de fora (ou podendo ir buscar), é só fazer a festa. E dá pra usar adaptadores para lentes mecânicas de outros sistemas, porém funcionando apenas com foco manual.
Já dentro do campo das "mirrorless" (que incluem as micro 4/3), tem opção a dar e vender. Já tem um quilo de dicas bacanas aí.  :D


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2015, 11:44:27
ops, acabei de ver que já pegou a Fuji. com certeza é uma EXCELENTE escolha.  :ok:
Eu mesma tinha vontade de experimentar esse sistema, mas os corpos são maiores e as lentes tbém, em comparação com o sistema micro 4/3 que tenho usado. Porém, são menores do que as reflex.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2015, 12:53:53
...há algum lugar mais interessante para comprar as lentes que o próprio site da Fuji?

A Portssar costuma oferecer à vista por um pouco menos que a Loja Fuji Brasil...

http://www.lojaportssar.com.br

 :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2015, 14:16:15

Em minha opinião, para uso amador, quem vem de câmera diferente de "point & shoot" não se acostuma mais com lente fixa nem falta de visor. Vc deve estar querendo é reduzir volume/peso, e para isso existem opções de DSLR muito interessantes também, além das mirrorless.

Assim, para uma boa escolha, é bom considerar as câmeras com lente intercambiável, visor (eletrônico, óptico ou híbrido), além da disponibilidade de lentes e possibilidade de assistência técnica (especialmente se vai comprar de 2a mão). Isso limita bastante o leque de opções, pois não adianta comprar um conjunto com o qual vc vai se arrepender mais tarde.

Talvez vc, acostumado com Canon, devesse dar uma experimentada na SL1, considerada uma excelente alternativa: ela é realmente uma boa opção, pois o mercado está cheio de lentes e o reparo Canon está bem estabelecido por aqui. Em minha opinião, é a melhor opção se vc está querendo poupar investimento. Eu gostei muito dela, é impressionante como uma "mini T4i"...

Sony está bem estabelecida com as NEX usadas ou as Alpha novas, mas as lentes disponíveis no mercado são muito caras, exceto as que acompanham a câmera, mas não fazem jus à qualidade da câmera... Ou seja, vc terá de comprar lente cara...

Fuji, para mim, é XT-1 ou XE-2, pela atualidade e qualidade com os recursos de que falei. Mas elas estão carinhas... Alternativas relativamente baratas são as Panasonic e Olympus anunciadas aqui, mas a disponibilidade de reparo e acessórios/lentes é rara.

Fique de olho nos anúncios e tome sua decisão...  :ok:
2x
Muito bem colocado.
Não o sistema quase perfeito. O ideal é tentar descobrir o mais adequado pra você.
O problema é que as opções são tantas que as vezes precisamos passar por alguns deles para tentar se achar e, quase sempre, caímos em dois gargalos: dinheiro e o fotógrafo que quase sempre é inferior às máquinas e lentes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2015, 14:54:12
Senhoras e senhores, boa tarde!
Decidido que estava por sair de DSLR, inclusive por subutilização, resolvi dar um voto de confiança para o sistema X da Fuji.
Com isso economizei um bom peso e uma boa grana.
Comprei a X-M1 no Walmart e as lentes 18-50 e 50-230 na Loja Fuji.
Vendi a 60D, a 18-135mm e o 430 EXII aqui no MF mesmo.
Vendi a 24-105 f/4L e a 200mm f/2.8L pelo Facebook.
Quando chegar a câmera e fazer os primeiros testes digo como está sendo.
Acho que a transição não vai ser traumática, pois tive duas point-and-shot antes da DSLR.
Mesmo hoje eu só usava a DSLR para astrofotografia e quando fazia passeios fotográficos já programados (ou seja, bem pouco).
Abraços a todos e obrigado pelas considerações.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2015, 06:10:51
 Para mim fotografia no uso particular a única dslr que talvez recomendasse seria a SL1, ainda assim é grande, pesada e ultrapassada comparado com mirrorless do mesmo preço, mas ela é apaixonante. O negócio é ir numa loja e pegar na mão para entender, agora com a lente 24mm f2.8 ficou mais interessante ainda.
 Eu no uso particular fiquei com o e-mount APS, achei interessante o custo x beneficio x tamanho. A única lente que eu sinto falta neste mount é uma 85mm clara, do resto já tem tudo. De qualquer forma mal tenho dinheiro para comprar as que eu preciso ...  :(
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 06:11:34 por NATTIS »