Autor Tópico: Substituindo a DSLR: 4/3? Micro 4/3? Mirrorless?  (Lida 4595 vezes)

paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Online: 09 de Janeiro de 2015, 17:30:40
Olá amigos.
Desde que comecei a estudar fotografia, a uns 5 anos atrás, passei por uma point and shot (Canon A470), uma ultrazoon (Panasonic FZ 28), uma DSLR middle range (Canon 60D) e uma DSLR full frame (Canon 6D).
No fim das contas, como meu uso era só hobbista, vendi a 6D e mantive a 60D.
Mas agora ando cansado do peso e do tamanho das DSLR.
Por outro lado também queria algo com mais qualidade e versatilidade que celular e compactas.
Que sistema vocês me indicariam?
Olhando minha galeria no 500px (link na assinatura) dá pra ver que tipo de foto faço com mais frequência: natureza (com destaque para paisagens, mas às vezes aves e outros animais) e passeios.
Nunca estudei sobre as opções disponíveis nos outros sistemas (4/3, micro 4/3, mirrorless) e parto do zero.
Agradeço a ajuda do pessoal com mais experiência que eu.
Grandes abraços!


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2015, 19:03:57
uma opção também é continuar com sensor APS, mas em cameras leves e compactas, tipo sony a6000, fuji X-t1, E2 etc. Não vai dar tanta diferença pra uma 4/3. Se for de 4/3 tem muita coisa boa no mercado também, eu particularmente gosto mais das olympus, mas tem a GM5 da pana que saiu agora e é MUITO pequena!
Sony A7II - Nikon D810


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2015, 19:04:17
Pretende gastar quanto?

Para unica camera, eu iria de em1 ou em5 mark 2 (a ser lancada dm breve). Camera complemento, em10 ou gx7 ou gx8 (a ser lancada em breve).
D600 - E-M10


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2015, 19:31:12
Eu tenho a expectativa de gastar menos que meu equipamento padrão atual (Canon 60D + 18-135), e continuar no sistema APSC seria interessante. Até cogitei uma Canon EOS-M com adaptador para lentes EF e EF-S, mas não sei se resolveria meu problema.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2015, 11:13:58
Vá de mirrorless. Tamanho e peso reduzido, crescente oferta de objetivas e qualidade de imagem equivalente às reflex.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2015, 11:35:56
O Marioneto está vendendo a EM5 dele aqui no MF por 1.700 ótima maquina.

Também tem o Fernando K que está vendendo um ótimo kit que é a GX7 + 20 1.7.

Em termos de qualidade de imagem o sistema Fuji é melhor mas ainda acho o sistema M4/3 mais completo como um todo. Depois compartilho aqui o link do tópico de qual Mirrorless comprar. Tem tudo lá.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2015, 11:55:59
Apesar de algumas APS-C terem um corpo relativamente pequeno, como a A6000 e XT-1, o que conta na pratica é o conjunto camera-lente. Esses modelos só fazem juz ao tamanho e peso com lentes pancakes, fim. Tente colocar uma 24-80mm, 10-300mm ou tele e confira: ficam trambolhos grandes e pesados, nao tem como escapar dessa limitação fisica.
Para quem fotografa natureza, paisagens principalmente, o range mais usado é o 24-80mm ou superior e para animais Teles acima de 300mm. Essas objetivas em APS-C e FF são gdes e pesadas, mesmo as de kit, comparativamente com as m4/3, o sistema que indico. A qualidade nao deixa nada a desejar para as APS-C, as diferenças dependerão basicamente do fotografo. Como esse sistema tem sensor com crop 2X, qualquer objetiva, que nao as do mount terão o fator sem perder luminosidade, por exemplo: uma tele 300mm FF f4, torna-se uma 600mm f4 no sistema, uma vantagem em tanto em termos de tamanho e peso (e preço) alem do que o sistema aceita lentes manuais de todos as baionetas via adaptadores baratos. Outra qualidade tipica: maior profundidade de campo do que os outros sistemas, perfeito para fotos de natureza, animais, macros. Quem prioriza retratos e aprecia DOFs curtos, o sistema ideal é FF mesmo, mas paisagens, animais e fotografia outdoor, o m4/3 parece o mais indicado. Modelos como a Olympus EM5 e EM1 tem corpo e lentes seladas…
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2015, 20:16:00
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2015, 20:16:39 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Georenato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2015, 18:47:38
Olá, Paul.

Eu possuo as determinadas câmeras. 2x GH3, 2x GH4, Canon 7D, Nikon D750, um Lumix LX100 e uma GF2 (por enquanto, pois acabei de vender.

Se você quer flexibilidade de eventualmente colocar uma grande angular ou uma tele, num corpo compacto e flexível, pode ir de GH3 ou GH4. Vai te dar resultados maravilhosos num corpo bem compacto e muito mais compacto que uma câmera APS-C, como 7D ou até mesmo uma t5i da vida. E ainda assim se der uma louca, você pode colocar uma Olympus 40-150mm  2.8 tirar fotos tal como uma APS-S. Agora se você quer imagens no nível de uma DSLR mas não quer se preocupar com lentes ou outras coisas do tipo, mas não abre mão de um resultado fantástico, vá de LX100. Essa câmera que eu levo comigo em 90% das vezes. Pode levar para uma pizzaria e ninguém vai ficar te olhando e mesmo assim o resultado é fenomenal, além do vídeo em 4k maravilhoso.

Qualquer coisa é só perguntar.

Abraços.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:52:40
Galera, o tópico e as sugestões estão muito interessantes!  :clap:
Estou acompanhando e estudando com muito interesse!
Agradeço toda a ajuda até agora prestada e com certeza retornarei mais vezes, conforme novas dúvidas e ideias forem surgindo.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:06:13
No sistema 4/3, para qual marca é mais fácil achar lentes? E qual tem as lentes mais em conta?


Georenato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2015, 00:34:35
A Panasonic e a Olympus são signatários de um acordo onde teoricamente, deve qualquer lente e corpo MFT funcionarem perfeitamente. A Kodak também entrou nessa dança. Então teoricamente, você pode comprar qualquer câmera mft com qualquer lente mft, ficando a seu critério. Eu por exemplo, tenho somente corpo da Panasonic, pois ela se destaca no quesito vídeo, já minhas lentes são maioria da Olympus. Da Panasonic só tenho a 14mm f/2.5 e a 20mm f/1.7. As duas lentes das quais pretendo comprar para esse sistema é a 7-14mm f/2.8 e 40-150mm f/2.8 da Olympus. Então analise a que se adéqua melhor aos seus critérios e compre qualquer combinação. Durante essa semana vou ver se tiro um foto colocando lentes com distâncias focais parecidas para você ver melhor a questão do tamanho.

Abraços.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2015, 08:58:44
Qual a diferença entre 4/3 e Micro 4/3?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2015, 09:18:28
4/3 eh reflex. micro 4/3 eh o mesmo encaixe, mas as lentes sao feitas para usar sem o espelho.
D600 - E-M10


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2015, 13:25:34
E o que vocês me dizem da Fuji X-M1, R$ 1800,00 nova no Walmart?