Autor Tópico: Kit Básico Para Fotos de Paisagens  (Lida 3282 vezes)

dantogo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 10 de Janeiro de 2015, 18:44:47
Estou nos EUA (NY) e acabo de adquirir uma t5i com a lente do kit 18-55mm.
Sou iniciante na fotografia mas como tenho uma viagem próxima marcada para a Noruega gostaria de comprar alguns outros itens para aproveitar as paisagens deslumbrantes do local.
Gostaria de dicas de:
  • Um tripé, algo básico mas que após desmontado fique relativamente pequeno para caber numa mochila sem pesar muito.
  • Uma outra lente fora a 18-55 do kit talvez? Mas não pretendo gastar muito já que como disse sou iniciante no assunto.
  • Um filtro polarizador é uma aquisição bacana? Ou não vale a pena? Serve para qualquer lente?

Abraços


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2015, 20:08:36
 Na  minha opinião fotos de paisagem depende de composição e usar a configuração corretamente, qualquer câmera serve, inclusive a sua 18-55.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2015, 22:00:43
Estou nos EUA (NY) e acabo de adquirir uma t5i com a lente do kit 18-55mm.
Sou iniciante na fotografia mas como tenho uma viagem próxima marcada para a Noruega gostaria de comprar alguns outros itens para aproveitar as paisagens deslumbrantes do local.
Gostaria de dicas de:
  • Um tripé, algo básico mas que após desmontado fique relativamente pequeno para caber numa mochila sem pesar muito.
  • Uma outra lente fora a 18-55 do kit talvez? Mas não pretendo gastar muito já que como disse sou iniciante no assunto.
  • Um filtro polarizador é uma aquisição bacana? Ou não vale a pena? Serve para qualquer lente?

Abraços

Tripé é chato de carregar. Pense se valerá a pena carregá-lo com você. Eu tennho mas raramente levo.
Polarizador será muito útil em dias ensolarados ou praias. Vale muito a pena comprar para usar nessas situações.
Mas eu daria prioridade, sem dúvidas, na aquisição de uma lente grande angular. É incrível fotografar paisagens em 10mm.
Opções boas e baratas, com preço na Amazon e B&H:
sigma 10-20 f/4-5.6 por $399;
canon 10-18 por $299.

Procure na internet por fotos feitas com lentes grande angulares que você vai enlouquecer, principalmente na foto de paisagens.


gabrielpcg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2015, 22:17:05
Uma lente grande angular interessante pra paisagens é a 10-18, que lançou tem pouco tempo. A mais barata que você vai achar das GAs (com zoom), qualidade muito boa. Aqui tem um tópico dela, dá uma lida.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=101516.180

Mais barata que essa, tem a 24mm STM, lançou em novembro agora. Acho que seria uma ótima opção pra você, pra viajar. Essa lente seria interessante pra viajar! Muito pequena, barata, e serviria pra praticamente tudo na sua viagem. Também tem um tópico dela aqui. Essa lente será minha próxima aquisição, to doido com ela!

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105799.0


Tripé, o mais barato que encontrei, com qualidade boa, foi esse da manfrotto, que chama Mkcompactacn. Aguenta 1.5kg apenas, mas pra mim, não precisa ser mais que isso. Gostei muito desse tripé!

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1059028-REG/manfrotto_mkcompactacn_bk_compact_action_aluminum_tripod.html

Filtro polarizador não tenho muita experiência, pois não comprei ainda, mas é interessante pra paisagens sim! Cada lente tem um tamanho de filtro, é o número com o símbolo de diametro que fica no anel na parte da frente da lente.
Segue um link interesante para você entender um pouco mais:
http://www.dicasdefotografia.com.br/filtros-polarizador-e-outros-nao-substituiveis


E, para finalizar, também concordo com o NATTIS, que a fotografia de paisagens a composição é o principal, e com a lente 18-55, em 18mm, dá pra tirar fotos muito interessantes!
 :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2015, 11:38:40
Ta, lá vou eu dar pitaco denovo sobre esse assunto.

Tripé, se vai fotografar paisagem, seja chato ou pesado, é indispensável. Eu, particularmente uso tripé 90%. Você só precisa se habituar, mas eu digo que vale o empenho.
Principalmente se for pra usar filtros e fotografar o entardecer e amanhecer, coisa que para mim, que só fotografa paisagens é regra. Independente de ser clichê ou não, fotos de paisagens nesses momentos ficam muito melhores.

Se vc puder levar um filtro polarizado, ótimo, se puder levar um ND, bom tbm.

E ainda, se você puder levar um GA, bem legal. Algo com a milimetragem comentada, como 10 mm.
Uma tele, dependendo do lugar que você estiver tbm seria legal, para capturar cortes e detalhes interessantes da paisagem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2015, 12:00:08
Eu fotografo paisagem parando na estrada, ai sempre tem uma cerca entre eu e minha composição.
Então me toquei que as mid teles são as melhores companheiras para minhas viagens.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dantogo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2015, 16:13:47
Tripé, o mais barato que encontrei, com qualidade boa, foi esse da manfrotto, que chama Mkcompactacn. Aguenta 1.5kg apenas, mas pra mim, não precisa ser mais que isso. Gostei muito desse tripé!

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1059028-REG/manfrotto_mkcompactacn_bk_compact_action_aluminum_tripod.html


Gabriel, como não tenho o costume de fazer vídeos estou pensando em levar esse tripé:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/1059024-REG/manfrotto_mkcompactlt_bk_compact_light_tripod_black.html
É da mesma linha, suporta o mesmo peso e tem a vantagem de ser mais leve e menor quando fechado. O que acha?

Raphael, você tem alguma sugestão?


Estou quase certo que vou fechar com a T5i+18-55mm, Canon 10-18 e uma Yongnou 50mm (depois de ler alguns reviews afirmando que é comparável a Canon se não melhor, e pela metade do preço).

Ainda estou pesquisando sobre filtro polarizador. Sugestões de marca?


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:11:59
Ainda estou pesquisando sobre filtro polarizador. Sugestões de marca?

Hoya.


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2015, 00:32:07
Meu pitaco:

1- Lente wide - não precisa ser rápida, importante aqui é nitidez
2- Tripé - O mais leve que encontrar, mas de boa qualidade. Peso faz muita diferença aqui.
3- Filtro polarizador - Marca top = B+W = Tira o haze da foto, melhora o céu etc
4- Filtro ND - Pode ser um circular gradual (escurece quando gira) = Vai usar muito se for tirar fotos com shutter baixo
5- Lenspen - baratinho, pra manter a lente limpa
Sony A7II - Nikon D810


gabrielpcg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2015, 12:36:34
Gabriel, como não tenho o costume de fazer vídeos estou pensando em levar esse tripé:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/1059024-REG/manfrotto_mkcompactlt_bk_compact_light_tripod_black.html
É da mesma linha, suporta o mesmo peso e tem a vantagem de ser mais leve e menor quando fechado. O que acha?

Raphael, você tem alguma sugestão?


Estou quase certo que vou fechar com a T5i+18-55mm, Canon 10-18 e uma Yongnou 50mm (depois de ler alguns reviews afirmando que é comparável a Canon se não melhor, e pela metade do preço).

Ainda estou pesquisando sobre filtro polarizador. Sugestões de marca?

Esse tripé é mais leve, e quando fechado ocupa menos espaço pois esse "chifre" do meu ocupa mto espaço. Pra você viajar ele será melhor mesmo! Mas apesar de aguentar o mesmo peso, as dimensões deles são um pouco diferentes, repare isso no site da BH!

Com a 10-18, você estará bem servido!
O lenspen como o DanielVE disse, é interessante, antes de comprar minha DSLR já usava um pra minha gopro, ajuda bem a limpar sem danificar a lente!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2015, 12:53:35
Tripé é um lance complicado....

Tbm depende muito de até onde vc quer ir no ato fotografico dessa sua viagem.

Ficar carregando algo pesado e de volume é chato realmente, mais ainda no caso de vc estar viajando ou passeando em um outro pais.

Tem dois lados aí: ou vc vai pra curtir e fazer algumas fotos, nesse caso o mais leve, barato e prático que vc puder levar, melhor. Ou então as fotos são quase que o objetivo da viajem e nesse caso eu não economizaria nem no preço, nem no peso nem em nada. Tripés leves e baratos não são firmes e balançam ao vento ( já perdi fotos de expedições inteiras por causa disso ), escorregam milímetros dependendo da posição e acaba com suas fotos. Então esse é um detalhe que vc pode levar em consideração.

Mas se vc não curte fotografar em longas exposições e depois dessa viajem nem pretende fotografar paisagens, então um tripé meia-boca já serve sim.

Achei a sugestão da lente 10-18 ótima, o filtro roya ou Tiffen ou B+W ta de boa, com certeza com esses aparatos que vc colocou na lista vc tem condições de voltar com fotos incríveis.

Na minha opinião pessoal eu dispensaria essa 50mm. Mas veja bem, minha opinião. Não sei suas pretensões.
 


gabrielpcg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:17:13
Tripé é um lance complicado....

Tbm depende muito de até onde vc quer ir no ato fotografico dessa sua viagem.

Ficar carregando algo pesado e de volume é chato realmente, mais ainda no caso de vc estar viajando ou passeando em um outro pais.

Tem dois lados aí: ou vc vai pra curtir e fazer algumas fotos, nesse caso o mais leve, barato e prático que vc puder levar, melhor. Ou então as fotos são quase que o objetivo da viajem e nesse caso eu não economizaria nem no preço, nem no peso nem em nada. Tripés leves e baratos não são firmes e balançam ao vento ( já perdi fotos de expedições inteiras por causa disso ), escorregam milímetros dependendo da posição e acaba com suas fotos. Então esse é um detalhe que vc pode levar em consideração.

Mas se vc não curte fotografar em longas exposições e depois dessa viajem nem pretende fotografar paisagens, então um tripé meia-boca já serve sim.

Achei a sugestão da lente 10-18 ótima, o filtro roya ou Tiffen ou B+W ta de boa, com certeza com esses aparatos que vc colocou na lista vc tem condições de voltar com fotos incríveis.

Na minha opinião pessoal eu dispensaria essa 50mm. Mas veja bem, minha opinião. Não sei suas pretensões.
 

x2 , também dispensaria a 50mm se você for usar apenas na viagem... Mesmo que você vá comprar a 10-18, acho a 24mm mais interessante para sua viagem do que a 50mm.


dantogo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2015, 21:28:00
Tripé é um lance complicado....

Tbm depende muito de até onde vc quer ir no ato fotografico dessa sua viagem.

Ficar carregando algo pesado e de volume é chato realmente, mais ainda no caso de vc estar viajando ou passeando em um outro pais.

Tem dois lados aí: ou vc vai pra curtir e fazer algumas fotos, nesse caso o mais leve, barato e prático que vc puder levar, melhor. Ou então as fotos são quase que o objetivo da viajem e nesse caso eu não economizaria nem no preço, nem no peso nem em nada. Tripés leves e baratos não são firmes e balançam ao vento ( já perdi fotos de expedições inteiras por causa disso ), escorregam milímetros dependendo da posição e acaba com suas fotos. Então esse é um detalhe que vc pode levar em consideração.

Mas se vc não curte fotografar em longas exposições e depois dessa viajem nem pretende fotografar paisagens, então um tripé meia-boca já serve sim.

Achei a sugestão da lente 10-18 ótima, o filtro roya ou Tiffen ou B+W ta de boa, com certeza com esses aparatos que vc colocou na lista vc tem condições de voltar com fotos incríveis.

Na minha opinião pessoal eu dispensaria essa 50mm. Mas veja bem, minha opinião. Não sei suas pretensões.
 

Minha ideia na verdade é a curtir e aproveitar para tirar boas fotos, e não viajar para tirar fotos.
E quanto a 50mm na verdade pensei para utilizar em outras ocasiões, não na viagem, aliás talvez nem a leve...


dantogo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2015, 21:48:35
O lenspen como o DanielVE disse, é interessante, antes de comprar minha DSLR já usava um pra minha gopro, ajuda bem a limpar sem danificar a lente!
5- Lenspen - baratinho, pra manter a lente limpa

Obrigado pela dica! Já inclui na compra um kit que tem na Amazon por $15! http://amzn.com/B0081ER9KG


dantogo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2015, 17:26:25
Obrigado pela dica! Já inclui na compra um kit que tem na Amazon por $15! http://amzn.com/B0081ER9KG

Bom, eu estava quase comprando quando li alguma opiniões a respeito da Lenspen, e uma delas me chamou muito a atenção. Veja abaixo um review que está na amazon:

Citar
Often, something appearing trendy and cool can fool us. This is especially true when a respected company like Nikon puts its name on a product. After you review our test procedures and results, you can decide for yourself whether NLP-1 LensPen is worth the money (and the potential risk to lens surfaces), despite the majority of pundits that have praised this device.

If you've read this bio from another review, please skip it, no sense in boring you twice....For the record...My background after leaving the Military, as a photo wet lab instructor, with "several" hours of photo reconnaissance in the Far East, included a 20 year paid affiliation with a respected optical use and applications laboratory of a Fortune 50 Corporation. I am "retired" in Florida with a home grown photo testing lab and a reseller of Canon Gear.

Although, they've been around for a few years, I recently purchased 6 genuine Lens Pens and 50 "genuine" counterfeits to run some performance tests and comparisons. The "fakes" are covered in a separate review.

The ads for the genuine Lens Pen were always intriguing; a compact, 4 1/2" pen sized cleaning device, fits in your pocket, good for cleaning all lenses, filters, eyepieces, and according to their website, lasts long enough "to remove 500 fingerprints". Wow! All this from an "uncapped" retractable 1" by ½" synthetic bristle brush at one end, and a tiny screw capped ½" chamois pad, impregnated with carbon black, perched on a ½" flexible rubber platform at the other end.

My first skepticism started with the brush. Retractable yes, but fully protected, no. Why no protective cap to cover the brush tips? The tips of the bristles, the most critical part of the brush, were left exposed inside the tube. The uncapped tips not only can pick up dirt, dust and lint in a shirt pocket or a camera bag (also mentioned by other reviewers), they do! In my opinion, this is a careless design, for a $6-8 item so highly touted.

Secondly, the size of the ½" in diameter chamois "pad" (2/3rds the size of a dime) to clean common (D)SLR lenses having an average diameter of between 52mm and 77mm (2-3inches), (That's 4-6 X larger surface area than the pad itself), seemed to defy the laws of physics. Further, we are instructed by the LensPen Web Site NEVER to clean the pad with any cleaning solution, or even distilled water to remove the trapped soils collected from previous lens cleanings, allowing any soil residues to remain permanently on the tiny chamois pad or on the 1/2" X 7/16" foam plug the chamois pad rests against inside the tube.

The LensPen's method of claimed "cleaning replenishment" comes from screwing the cleaning head back into the cap, which nests against a ½"x 7/16" foam "plug" lightly impregnated with carbon black. Just about now, I began to lose my objectivity. All I could think of was how this procedure reminded me of, after finishing a meal, having to put the dirty silverware back into the clean silverware drawer, and even worse, taking these same dirty utensils the next day and reusing them. Nevertheless, I decided to finish the evaluation to see just how many of my fingerprints could be removed, before the pad "quit" and started to streak. The LensPen ads and Web Site claim this device will last through 500 cleanings or long enough to remove "500" of their "laboratory generated fingerprints".

Our test procedure was designed to be practical, and one you can run yourself, as follows:

I rubbed the side of my nose with my forefinger and rubbed the sebum (skin oil) on to a 52mm filter, covering an area the diameter of my forefinger, approximately 10/16".

The first attempt at removing this fingerprint with the Nikon LensPen NLP-1 went FLAWLESSLY...100% AS ADVERTISED, and done in under 10 seconds!

The pad was then placed fully into its cap for carbon black "replenishment", and the above procedure, repeated.. This time, however, the second fingerprint removal took almost twice as long, as some smearing was evident. However, after about twenty seconds, the lens was again sparkling clean, even under 60x magnification.

For the third time, the pad was once again placed fully into its cap for carbon black "replenishment", and the above procedure, repeated.
This time, however, the filter surface never got clean. The filter surface remained, streaked and smudged, even after 3 more attempts to renew the pad by screwing the cap into the foam plug with the carbon black refresher.

Conclusion....None yet!
To be fair, we need to rerun the test using a different new Lens Pen, which BTW is the "new design" and genuine.
The test was repeated with the new Lens Pen NLP-1. Results: exactly the same outcome, as the first. After the second wiping of the skin oil fingerprint, the Lens Pen could not clean streak free the third time.
Finally, we let the pens "rest" for a day, and the next day, tried each one on a totally clean 52mm filter, without any soil to be removed. I rubbed the first pen lightly on the clean filter, and as you probably guessed, the pad left a streaked residue from the retained oils from the lenses "cleaned", the day before..... same results with the second pen on the second clean filter.

Conclusion:
1. A bad batch of pens used for these tests?.. Not very likely this time, as this test was repeated a total of 6 times using 3 different vendor sources of NLP-1 LensPens.

2. The more likely conclusion is that the tiny Lens Pen cleaning pad could not absorb all the oil, and as a result, redeposited the unabsorbed oil right back on to the clean filter surface. My real concern, and perhaps yours as well, after this observation, was what if it wasn't just oil being re-deposited, but instead, retained micro grit from its previous use that could not only scratch the lens coating, but also scratch the lens itself?

3. In our test repetitions, the Lens Pen lasted through only TWO successive applications removing "real" fingerprints from skin oil, significantly underperforming the claim of "500" stated both in the LensPen ads and on the LensPen Web Site. However, on a relatively clean lens surface, or one with "laboratory generated finger prints", a new Lens Pen does a great job with no streaks. For that matter, under most circumstances, so will our breath and a clean split microfiber lens cloth or lens tissue.

Summary: For a lens surface that "really" needs cleaning, the classic, but less cool and safer method, in our view, still prevails...Begin by blowing, and or BRUSHING FIRST with a clean, natural hair lens brush (100% goat hair), followed by a "boringly effective" disposable lens wipe, made by Zeiss or Nikon, or a clean brand name micro fiber cloth and a lens cleaner, made by Zeiss, Nikon, ROR or Kodak. It may not be trendy, but will always do the job thoroughly and safely. And, if you are one of those that faithfully cleans their micro fiber cloth after each use, you need never worry about redepositing residues from lenses cleaned previously with that same cloth, a claim that the newest NLP-1 model LensPen cannot match, as evidenced in the tests detailed above....Steve