Autor Tópico: Uso de imagem para Portfólio, ajuda.  (Lida 6134 vezes)

Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Janeiro de 2015, 20:54:42
-Gente  tenho 3 duvidas, não sou fotografo, mas pretendo fotografar por esporte nas horas vagas e quem sabe um dia ser chamado pra fazer fotos pra algumas lojas de roupas da região. Bom a minha dúvida é a seguinte para fotografar (mini ensaios para Portfólio) amigos, amigas preciso de contrato? e a publicação de algumas fotos em redes sociais(Facebook, Instagram) para Portfolio, é necessário autorização do amigo? Se for necessário é por escrito?

-Agora para futuros clientes para ensaios, é necessário contrato e autorização por escrito para divulgação em redes sociais?

-E se for o caso de uma loja me contratar para fotografar uma modelo com as roupas da loja, sei que precisa de contrato, mas precisa de autorização no contrato por meio de clausulas, para eu publicar em meu Portfólio?

Até agora não encontrei um modelo de contrato de moda que tivesse uma clausula para publicação em redes sociais. Valeu gente  :ok:


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:04:44
Você não precisa de orientação fotográfica, permita-me dizer: precisa de orientação jurídica.
E a resposta é "sim", para todas as suas questões.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2015, 21:05:59 por Tupiniquim »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
JVc.


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:20:15
Quer dizer que preciso contratar um advogado pra elaborar um contrato pra mim prevendo o que eu quero? Valeu por responder :)


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:21:00
É o mais prudente!


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:30:04
Amigo, eu de novo, já que agora eu sei que pra todas as perguntas e resposta é sim, será que se eu achar um contrato prevendo a reprodução das fotos eu ainda preciso procurar advogado?


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2015, 22:45:14
A resposta continua sendo a mesma. Um contrato que você encontre foi feito para regular uma situação que pode até ser parecida com a sua. Certamente não é igual à sua.

O jeito certo de fazer é descrever os fatos e daí obter o instrumento de contrato. Jamais obter um instrumento que "sirva" para regular os fatos...

Seria, mais ou menos, como fotografar em automático.


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:07:46
O marido da minha prima que é fotografo disse que pra ensaio com amigos, e mesmo sendo profissionalmente basta fazer um release( model release) que é a mesma coisa que clausula de uso de imagem, preciso imprimir e quando for fotografar alguém mesmo sendo clientes diretos solicita a assinatura no release.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2015, 23:27:18
É muito melhor prevenir do que remediar depois.

Faça contrato mesmo se for para publicar no facebook!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2015, 00:16:56
Se tu ta fotografando alguém e essa pessoa está consentida, posta as fotos sem problemas. Ninguém chega metendo processo sem antes pedir para retirar a foto em questão. Isso é orientação até de advogados.

Eu já retirei inúmeras fotos de clientes e pessoas que não gostaram de estar ali exposto. É normal acontecer.

E outra, se for pedir autorização para cada foto que tu tirar, é melhor ficar em casa :)


Edit: Isso claro se tratando de material para portfólio. Se haver veiculação em qualquer lugar atrelando a alguma marca e etc, tem que ter release autorizando.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2015, 00:18:26 por C. Ferrari »


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2015, 01:13:51
Muito obrigado pessoal :) valeu mesmo.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2015, 02:28:34
Sobre a questão de ensaios para portfólio onde não há marca nenhuma envolvida: Acho que contratar um advogado só pra isso é exagero. Para usar no seu portfólio basta ter um modelo comum de autorização de uso de imagem sem fins lucrativos (se você buscar no Google por isso, achará até mesmo um modelo pronto, onde você só precisa inserir seus dados e os dados da pessoa que está sendo/será fotografada), mas se você estiver fotografando amigos e/ou conhecidos, muitas vezes isso nem é preciso, só é bom deixar claro para a pessoa, antes de mais nada, que você usará as imagens para divulgação do seu trabalho por meio de site, redes sociais ou coisa do gênero, mas esteja preparado para retirar alguma foto do site/rede social caso a pessoa não goste da foto que você postou, por exemplo, para evitar qualquer tipo de conflito com a pessoa em questão.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2015, 05:13:56
Eu tenho aprendido muito sobre fotografia neste fórum.
Sobre Direito, não.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2015, 07:52:49
para Portfolio você não precisa de autorização... pra qualquer outro uso além desse sim...

Veja bem, portfolio não é a mesma coisa que publicar centenas de fotos no facebook.. isso não é portfolio, é divulgação.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:36:58
Portifólio pode ser considerado uso comercial (especialmente os online) afinal, é através dele que um fotógrafo se divulga e eventualmente consegue trabalhos. Qualquer foto postada online precisa de autorização do fotografado, exceto se de pessoa famosa (vida pública) ou se a pessoa que aparece não é o foco da foto (foto de uma praça, onde aparece alguém ao longe, ou no canto). Tudo sendo questionável na justiça. Foto de uma modelo, de amigos, de gente de uma festa. Tudo precisa de aceitação da exposição na mídia escolhida). Se tens um contrato com um(a) modelo para que a foto seja usada em portifólio impresso e ao final decides usá-la online, precisarias de nova autorização para aquela outra mídia. Lembre que a/o modelo vive da sua imagem, sendo portanto justo que ela/ele seja recompesado por tal.
JVc.