Autor Tópico: Upgrade - NEX-F3 para Canon T5i  (Lida 3245 vezes)

leonardoquesada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 12 de Janeiro de 2015, 23:30:42
Prezados, boa noite. passei a última semana pesquisando sobre câmeras a fim de esclarecer se devo ou não fazer um update da NEX para T5i. Eu tenho a NEX há 2 anos mais ou menos. E já consegui excelentes fotos nela, usando em JPEG e em geral ajustes automáticos. Resolvi dar um passo além. Fazer curso, entender mais do assunto. Desde que comprei a NEX percebi que acessórios da mesma eram escassos e caros, no geral. E por isso acabei não investindo mais na câmera. Também brinquei um pouco com alguns filtros que ela possui, umas fotos no modo manual, mas nada muito avançado. Sei que ela possui alguns adaptadores para melhorar a oferta de lentes mas isso implica tb em foco manual, que num primeiro momento não me interessa. O kit que uso é o 18-55, que também não faz muito milagre para fotos macros, que gosto muito e um bom zoom para pegar algum detalhe a longa distância.

Nesse cenário me deparei com uma promoção da Canon t5i por 2,1k, lente igual a minha da NEx, 18-55. Fiz um boleto e pesquisei. Como seu corpo parece ter bons recursos e tudo mais, paguei o boleto e estou para receber. Entretanto continuando a pesquisa, vi tantos elogios para a NEX que fiquei na dúvida se deveria realmente investir nisso. Então vou resumir umas vantagens de cada uma q pesquisei e peço para vocês me ajudarem nessa difícil decisão.

Vantagens para NEX:
-equipamento atual;
-menor tamanho e peso;
-melhor foto no kit padrão

Vantagens para t5i
-maior disponibilidade de acessórios;
-preços melhores de acessórios;
-auto foco de 9 pontos parece sencacional
-lente 18-135 IS STM bem elogiada (mas precisaria comprar separadamente)
-maior agilidade e controle manual;
-melhores fotos investindo em outras lentes e flashes

Claro que comprando a t5i eu venderia a nexf3 para tb investir mais no kit. E pretendo fazer curso, inicialmente catando pelo fórum e outros cantos da internet. Posteriormente curso presencial.

Essas vantagens listadas foram algumas conclusãos/achismos meus pelo que li e só analisei os pontos que mais me chamaram atenção. O destaque q mais me chamou a atenção para a troca foi o auto foco de 9 pontos e versatilidade com os kits possíveis. Mas gastar 2,1k (menos preço da NEX) somente para isso, não me parece tão esperto.

Obrigado pela ajuda e grande abraço.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2015, 23:31:28 por leonardoquesada »


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2015, 23:45:18
Amigo, sem me estender muito na resposta, concordo com esse cara aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=75nBZwOKOdo

Quando ele fala que não entende como as DSLR de entrada ainda tem mercado. Trocar uma F3 por uma T5i não te traz ganho de qualidade nenhum, e vc perde a portabilidade..

Mas tu falou pouco do teu perfil.. Tu fotografa o que? É amador, ou tem pretensões profissionais futuras?
Eu acho que tu começou errado deixando ela no automático e fotografando em JPEG.. pode ficar com ela por mais um ano no manual e em RAW, que depois desse tempo a câmera provavelmente ainda não vai ser o limitador da qualidade das tua fotografias... Esse limitador ainda vai ser tua habilidade. No final a gente sempre quer justificar investimento falando na qualidade das fotos ou num controle qualquer que "precisamos e não temos", quando a real justificativa é se divertir com um equipamento novo.. rsrs.

Abss
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


leonardoquesada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2015, 07:08:52
Tarcísio, bom dia. Gostei do vídeo rapaz... E da sua resposta. Posso te falar q já penso em devolver. Realmente o meu maior ganho parece ser com foco. E usar outros kits me traria maior gama de lentes e perderia foco automático. Usando a t5i teria esse foco mais interessante dela mas a um custo em dinheiro e portabilidade que parece não valer a pena. Bem, continuo com dúvida mas tendendo um pouco a seu lado. Sobre meu perfil eu posso te dizer que ainda não tenho muito. Tiro fotos diversas, mas gosto muito de uma macro e fotos de paisagens. Nessa segunda um zoom melhor que o meu 18-55 viria a calhar bem, mas ai teria q pagar caro pelo kit Sony ou abrir mão do auto foco. Para fotos macro a 16 f2.8 traria melhor resultado que a lente atual?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2015, 08:03:22
Você precisa de foco mais rápido ou então de seguir assuntos em movimento? Em caso negativo, também acho que será donwgrade.
D600 - E-M10


leonardoquesada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2015, 09:54:00
Você precisa de foco mais rápido ou então de seguir assuntos em movimento? Em caso negativo, também acho que será donwgrade.

Não é uma grande necessidade, só queria ter uma versatilidade maior na hora de tirar uma foto. A NEX me passa uma sensação de limitadora, seja pelas opções ou pelos acessórios, mas repito sou limitado ainda em fotografia.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:13:33
Tarcísio, bom dia. Gostei do vídeo rapaz... E da sua resposta. Posso te falar q já penso em devolver. Realmente o meu maior ganho parece ser com foco. E usar outros kits me traria maior gama de lentes e perderia foco automático. Usando a t5i teria esse foco mais interessante dela mas a um custo em dinheiro e portabilidade que parece não valer a pena. Bem, continuo com dúvida mas tendendo um pouco a seu lado. Sobre meu perfil eu posso te dizer que ainda não tenho muito. Tiro fotos diversas, mas gosto muito de uma macro e fotos de paisagens. Nessa segunda um zoom melhor que o meu 18-55 viria a calhar bem, mas ai teria q pagar caro pelo kit Sony ou abrir mão do auto foco. Para fotos macro a 16 f2.8 traria melhor resultado que a lente atual?

Não. A 16f28 não tem nada de macro.. ela é ótima para paisagens, especialmente usando esses conversores (o grande angular e o fisheye).

Você precisa de foco mais rápido ou então de seguir assuntos em movimento? Em caso negativo, também acho que será donwgrade.

Concordo com o colega.. foco mais rápido para que? Sentia falta do foco rápido somente na hora de fotografar minha cachorrinha correndo..  :assobi: (eu tinha uma Nex 3N que é muito similar a F3, antes de comprar a A6000).
Sei lá cara.. eu gosto da Sony, acho que se monta um belo set com elas também. Pessoal fala de preço das lentes, que eu pessoalmente não acho mais caro não, quando se pensa em um conjunto de lentes.. Talvez a 50mm que perde para a Canon feio no preço, mas tirando essa não vejo uma diferença tão grande assim.

Em resumo: não acho uma boa troca pela T5i.. É um downgrade como o colega disse. Se tua opção será pelas DSLRs mesmo, visando seguir algo mais profissional, eu esperaria mais para pegar realmente uma melhor (70D, 7DII.. daí para cima..  ou alguma Nikon que eu não sei nem citar modelos específicos). Já se tu tem tua profissão estabelecida, e a fotografia é basicamente hobby, o caminho das mirrorless é bem bacana, já que te da qualidade boa e portabilidade. Aos poucos as lentes vão vindo...
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:14:46
Olá Leonardo, sou da mesma opinião dos colegas... não há um motivo objetivo que justifique a sua troca, exceto tenha demandas específicas como um foco mais rápido, fotografia de esportes, etc...
Realmente o sistema mirroless te dá menos opções em acessórios, mas será que isso realmente tem alguma importância no tipo de fotografia que você realiza? Você estará disposto e terá condições de arcar com os custos das novas possibilidades com o maior set de lentes ou acessórios da Canon?
Faço a pergunta pois passei por situação semelhante, porém comprei primeiro a T2i Canon - aprendi muito com ela... mas tinha a lente do kit + 50mmm 1.8... se quiser lentes melhores que a do kit pagará caro 1500,00, 2000, 3000,00 uma lente... não comprei flash utilizada o pop up da câmera...
Você mencionou gostar de macro, para ter uma lente 1:1 life size como a 100mm 2.8 USM - de 2900 a 3000,00 reais...
Não quero te desanimar é só para te dar uma idéia e refletir se realmente utilizará as novas possibilidades que o sistema lhe dará...

No meu caso comprei uma mirroless NX300 da Samsumg APS-C e me propus a utilizar lentes antigas M42 com foco manual/focus peaking - o resultado é que hoje utilizo lentes com qualidade ótica superior ao que eu utilizava no meu sistema prévio, voltei a ter um enorme prazer em fotografar e por um custo bem menor....

Abraços e boa reflexão....
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:17:33
Não é uma grande necessidade, só queria ter uma versatilidade maior na hora de tirar uma foto. A NEX me passa uma sensação de limitadora, seja pelas opções ou pelos acessórios, mas repito sou limitado ainda em fotografia.
hehe. Bacana tu ter consciência disso... agora coloca a F3 em manual e em RAW, e manda ver com ela.. quando tu não for mais a limitação do sistema 'fotógrafo+equipamento', aí troque!!  ;)
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


leonardoquesada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:36:32
Entendi o ponto de vocês. E agradeço pela ajuda. Já que a t5i esta na transportadora não posso mais cancelar pelo site. Vou tentar recusar a entrega e depois acerto com a loja. Não esta fazendo muito sentido essa troca mesmo, já estava sentindo isso pelo que li nessa última semana.
Aproveitando esse dinheiro que vai "sobrar", seria meu investimento em fotografia, pensando em gastar num acessório. Se fosse hoje gastar uns 1000 ou 1500 na nex seria melhor em lente ou flash? Eu realmente queria melhorar fotos em macro e paisagem. Esse kit 16 f2.8 com fisheye já vi por 899 en promoção na Sony. Mas acabei não comprando.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:39:45
O que faz falta para mim é o viewfinder e duas lentes e-mount - a meu ver, acessórios caros...
Mas para meu uso, fotografias esporádicas de filho e festas de família, está atendendo bem.
Tenho algumas lentes manuais, mas com estas não dá para entregar a câmera a terceiros para eu sair nas fotos  :hysterical:
O que acho f. é a Sony Brasil com apenas duas lentes a venda.
Mas voltando ao assunto principal, concordo com os colegas, tirando o foco mais rápido ou aquisição de várias objetivas Canon, não vejo motivos pela troca.
César L. T.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2015, 11:15:11
Entendi o ponto de vocês. E agradeço pela ajuda. Já que a t5i esta na transportadora não posso mais cancelar pelo site. Vou tentar recusar a entrega e depois acerto com a loja. Não esta fazendo muito sentido essa troca mesmo, já estava sentindo isso pelo que li nessa última semana.
Aproveitando esse dinheiro que vai "sobrar", seria meu investimento em fotografia, pensando em gastar num acessório. Se fosse hoje gastar uns 1000 ou 1500 na nex seria melhor em lente ou flash? Eu realmente queria melhorar fotos em macro e paisagem. Esse kit 16 f2.8 com fisheye já vi por 899 en promoção na Sony. Mas acabei não comprando.

A promoção da 16mm com conversores na Sony está boa, mas a lente não é um primor não.. ela é bacana, mas tem lentes mais interessantes para comprar antes dela. A 55-210 é bem bacana, e o preço é OK, principalmente com o Nelson Nakamura (é um importador que tem lentes bem em conta.. procure aqui no fórum sobre ele). Já tendo um kit razoavelmente grande de lentes, te digo que seria a primeira a comprar visando fotografia geral.

Uma fixa também faz a qualidade das fotos aumentarem bastante (a 50mm ou a 35mm, ambas 1.8). Seria a segunda compra em minha opinião.

Depois disso um upgrade de câmera, porque provavelmente estarás ávido por mais recursos e um viewfinder...

Não recomendo Flash antes das lentes não.. acho as lentes bem mais importantes para começo.. Flash é mais para evento a noite, lugares fechados, e a tua F3 nem comporta flash externo se não me engano.

E minha opinião é baseada em fotos normais.. não conheço quase nada de Macro, por isso é bom alguém mais experiência te responder. Talvez uma 50mm 1.8, e tubos de extensão seja uma boa para você, se isso existir em custo razoável..

Uma coisa que te digo para não comprar são aqueles 'filtros' que tu acopla na frente da lente, e eles aumentam a imagem visando fotos Macro.. Chamam de filtros close-up. Se acha no ebay e mercado livre, e é fácil encontrar no diâmetro certo para a lente do kit das Nex.. são uma merda, não vale os 15 dólares que cobram neles.

Resumindo minha recomendação de compra, baseado em fotos gerais (não macro):
55-210mm > 50mm ou 35mm 1.8 > upgrade de corpo > 16mm + conversores > Flash
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


leonardoquesada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2015, 11:39:29
A promoção da 16mm com conversores na Sony está boa, mas a lente não é um primor não.. ela é bacana, mas tem lentes mais interessantes para comprar antes dela. A 55-210 é bem bacana, e o preço é OK, principalmente com o Nelson Nakamura (é um importador que tem lentes bem em conta.. procure aqui no fórum sobre ele). Já tendo um kit razoavelmente grande de lentes, te digo que seria a primeira a comprar visando fotografia geral.

Uma fixa também faz a qualidade das fotos aumentarem bastante (a 50mm ou a 35mm, ambas 1.8). Seria a segunda compra em minha opinião.

Depois disso um upgrade de câmera, porque provavelmente estarás ávido por mais recursos e um viewfinder...

Não recomendo Flash antes das lentes não.. acho as lentes bem mais importantes para começo.. Flash é mais para evento a noite, lugares fechados, e a tua F3 nem comporta flash externo se não me engano.

E minha opinião é baseada em fotos normais.. não conheço quase nada de Macro, por isso é bom alguém mais experiência te responder. Talvez uma 50mm 1.8, e tubos de extensão seja uma boa para você, se isso existir em custo razoável..

Uma coisa que te digo para não comprar são aqueles 'filtros' que tu acopla na frente da lente, e eles aumentam a imagem visando fotos Macro.. Chamam de filtros close-up. Se acha no ebay e mercado livre, e é fácil encontrar no diâmetro certo para a lente do kit das Nex.. são uma merda, não vale os 15 dólares que cobram neles.

Resumindo minha recomendação de compra, baseado em fotos gerais (não macro):
55-210mm > 50mm ou 35mm 1.8 > upgrade de corpo > 16mm + conversores > Flash
Obrigado Tarcísio. Não quero muito mudar o foco do post. Para não poluir e tal. Mas me ajudaram bastante. E ainda com essa dica de up. Sobre a f3 ela tem flash embutido mas tb posso colocar un externo. Pensei nele tb porque imagino que para algumas fotos macro um flash bom não direcionado deve ajudar, caso a iluminação do ambiente não seja a melhor.
Sobre a primeira lente indicada, ela custa na Sony 1899, me parece bem salgado, mas acho que é isso mesmo né? Vou procurar no forum e outros lojas sobre esses kits.


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2015, 11:43:27
Olá Leonardo,

Concordo plenamente com o que o pessoal falou, não faz sentido a troca. Faz mais sentido você comprar alguns acessórios e se quiser no futuro pode trocar a câmera, indo para a nex 6 ou A6000 e pode seguir com os mesmos acessórios.

Sobre lentes procurando com cuidado sempre se encontra boas oportunidades no Mercado Livre. no caso da  Sel50f18, seguidamente aparecem boas oportunidades. Eu mesmo comprei uma em estado de nova por R$ 650,00. Aqui no MF também surgem boas oportunidades de compra de lentes, é só ter paciência.

[]´s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



leonardoquesada

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2015, 11:58:42
Aqui no Brasil realmente limite de lente é um problema, no site da Amazon e BH tem muita coisa.

Vi também essa lente aqui com vários acessórios:
http://www.amazon.com/Sony-E-Mount-18-200mm-3-5-6-3-Batteries/dp/B008LV5UOG/ref=sr_1_6?ie=UTF8&qid=1421156986&sr=8-6&keywords=sony+18-200+e-mount

ou ela pura:
http://www.amazon.com/Sony-18-200mm-F3-5-6-3-OSS-SEL18200/dp/B003M0D0PC/ref=sr_1_8?ie=UTF8&qid=1421156986&sr=8-8&keywords=sony+18-200+e-mount

Tem a indicada pelo Tarcisio:
http://www.amazon.com/Sony-55-210mm-F4-5-6-3-E-Mount-Cameras/dp/B005VM2GLI/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1421156871&sr=8-2&keywords=SEL55210

Tem essa sigma indicada tb:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/918899-REG/sigma_30mm_f_2_8_dn_for.html

Realmente não é tão limitada assim como imaginei. Nós que estamos com pouca oferta no mercado comum. Só no cinza mesmo conseguimos algo.

Um amigo vai lá para fora, pensando em pedir uma para ele.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2015, 13:18:57
É isso aí.. o mercado nacional oficial de e-mount é ridículo. Quase nada disponível, e o que tem e impagável. Se tiver oportunidade de alguém trazer dos EUA é o melhor caminho.. depois tem itens usados e o mercado cinza. Mas com paciência se acha o que quer.

Minha história é parecida: tinha a Nex 3N por quase 2 anos.. depois de muito pesquisar sobre DSLRs, resolvi investir na Sony mesmo, e planejei comprar a 55-210 e a 35mm F1.8...  encomendei uma 35mm de um amigo que estava vindo do Canadá.. me saiu uns R$1000. Quando ia fechar a 55-210 com o Nelson no mercado cinza, apareceu um colega aqui do fórum vendendo a A6000 + 16-50 (do kit) + 55-210 + 50f1.8 por R$3000.. fechei com ele e estava sossegado, até que a sony resolveu desovar as 16f2.8 com conversores por R$800.. Ou seja, meu equipamento todo saiu menos de R$5000.

Negócio é ficar sempre alerta, que aos poucos bons negócios aparecem.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal