Autor Tópico: Experiência com Ar Condicionado Portátil  (Lida 12295 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2015, 02:37:47
Quando eu comecei a ler até pensei na possibilidade, quando voce falou o preço... prefiro quebrar a parede aqui e comprar um Split pelo CustoXbeneficio.
@jacobfotografiacriativa


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2015, 09:01:41
Tbm tenho um Pinguino. É bom, mas só vale a pena para ambientes com até 9m².
E outra: deixo na sala, e a janela é grande. A tarde quando o sol bate diretamente neste ambiente, o aparelho não dá conta. Durante a noite a coisa fica melhor.




Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2015, 10:13:11
Escapei então...

Minha esposa quase comprou um desses portáteis, mas começamos a nos deparar com muitas reclamações referentes a eficiência, ruído, etc....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2015, 13:36:17
Escapei então...

Minha esposa quase comprou um desses portáteis, mas começamos a nos deparar com muitas reclamações referentes a eficiência, ruído, etc....

Meu teste em 8m² foi cerca que abaixou 3c a 5c a temperatura ambiente.
Se você não tem escolha e a faixa de 25c a 23c for OK para você, vá em frente, este PIU 12000 é o que tem melhor reviews frente aos concorrentes portáteis.
Agora se o ambiente for maior que 15m² etc... ae acho que a temperatura vai baixar muito pouco (depende de vários fatores... metragem... quantidade de pessoas... isolamento... aparelhos eletrônicos ligado... luzes ligadas... etc.. )
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2015, 13:37:12
Quando eu comecei a ler até pensei na possibilidade, quando voce falou o preço... prefiro quebrar a parede aqui e comprar um Split pelo CustoXbeneficio.

Se você pode quebrar a parede... não tem nem o que pensar... é Split na cabeça.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2015, 13:39:54
O que você está fazendo com a saída do ar quente? Normalmente estes aparelhos acompanham uma "régua" adaptadora para colocar na janela, e a vedação dessa saída é fundamental para o bom funcionamento do aparelho.
Sim, ele veio com uma régua (tosca) que isola a janela para que o tubo de ar quente jogue para o exterior.
Possui algumas pequenas frestas... não isolando 100%... vi em muitos fóruns a galera fazendo sob medida usando MDF, mas não sei até que ponto ajuda abaixar a temperatura, teria que testar.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, 13:40:44 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2015, 13:57:07


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2015, 14:14:18
Tenho um split no quarto e comprei um climatizador desses com água pra dar uma ajuda no escritório e sala de TV.
Ligo o ar do quarto, fecho as portas da sala/conzinha/banheiro e o ar consegue baixar a temperatura dos dois comodos (quarto e sala). Baixa a temperatura a ponto de incomodar.

Com o climatizador, o que acontece é que ele, como solta mini gotículas de água, abaixa a sensação térmica. Quando coloca-se gelo ou água quase congelada (é a melhor maneira), isso acontece mais rápido. Com certeza é melhor que um ventilador.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2015, 16:47:57
Eu, por não ter opção de split (apartamento) comprei um portátil da Elgin (9000 btus).
Uso ele exclusivamente no meu quarto, tem uns 11m2.
Ele fica no canto do quarto, em cima de um puff alto, ao lado da janela, coloquei a saída de ar quente bem vedada e pra mim funcionou.
Eu direciono o ar gelado pra cima, ligo nos 17 graus, deixo 1h mais ou menos assim, depois eu mudo pra 23 graus e deixo ele no meio, jogando o ar frio uns 30cm pra cima da cama, resolveu meu problema, durmo feito uma criança.
O barulho não me atrapalha.
O pulo do gato é colocar a saída do ar frio o mais alto possível, pois o ar frio é pesado e a tendência dele é descer, esses portáteis geralmente ficam no chão e não resfriam o ambiente, se você perceber os splits ficam beeem no alto.
Muita gente fica de olho somente no BTU do ar e esquece uma coisa que também é muito importante: a vazão.
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2015, 23:09:34
(...)
O pulo do gato é colocar a saída do ar frio o mais alto possível, pois o ar frio é pesado e a tendência dele é descer, esses portáteis geralmente ficam no chão e não resfriam o ambiente, se você perceber os splits ficam beeem no alto.

(...)


foi oq eu disse la atras :)

com o aparelho no chão não circula o ar.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2015, 23:22:21
Acho que nisso posso ajudar. Existe uma marca/modelo de ar de pIso portátil que Funciona bem. É o DeLongui Pinguino, de 12000 BTUs. Comprei um no trabalho de backup quando o ar do laboratório estava ruim e por mais de dois meses ele trabalhou 24h/dia 7x/semana em uma sala com uma dúzia de computadores e cerca de uma dezena de pessoas. Ele funcionou MUItO bem! O único problema é o barulho e espaço que ele ocupa, mas é uma opção excelente de backup. É a unidade que uso na minha sala desde que troquei o ar do lab. Na minha sala (no trabalho) ele tb funciona 24h/dia, 7dias/semana. Comprei mais um (modelo mais novo do mesmo fabricante) e achei ele bom também, mas com menos opções que o antigo. Este foi usado em uma sala de reuniões por alguns meses antes de eu emprestar para o lab de outro colega, onde está até hoje. Sei de,outras marcas funcionarem muito mal (em especial um da Ariagel, que alguém comprou e teve péssimos resultados), mas o da DeLonghi funciona. Se não queres qubrar parede, ou desejas a portabilidade, é uma solução viável, embora mais barulhento que split. É também necessário considerar que ele ocupa o espaço de um frigobar, mas ou menos. Sobre o fluxo de ar, se o direcionares para cima, ele espalha bem.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, 23:23:46 por jauvane »
JVc.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 16 de Janeiro de 2015, 07:47:12
O melhor eh comprar um daqueles com design quadrado e colocar na janela. Ai fica tudo apontado pra fora: Saída de ar quente, barulho de motor e saída do condensador.

Kkkkk...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2015, 08:33:05
O melhor eh comprar um daqueles com design quadrado e colocar na janela. Ai fica tudo apontado pra fora: Saída de ar quente, barulho de motor e saída do condensador.

Kkkkk...

Abcs
É bom também, instalação mais fácil (tirando o furo na parede rs...) porém entre este e o split eu prefiro o split.
Porém para quem mora em apartamento, com detalhes de "alteração de fachada" e "não pode furar a parede por que é alvenaria estrutural"... resta 2 opções neste calor de 40c de Campinas/SP

1) Comprar um portátil
2) Forrar a cama de gelo...

 :ok:

Interessante a questão da altura da saída de ar, uma coisa que não gostei no PIU 12000 foi a não possibilidade de alterar o direcionamento de ar  :ponder:
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 08:33:42 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 16 de Janeiro de 2015, 08:37:25
Meus pais moram em Campinas e tem o mesmo problema com o ar-condicionado. Tanto que o que está em casa hoje era deles.
Hoje eles tem um Midea portátil e a parada é sinistra. Refresca bem o ambiente, baixando mais que os tais 5ºC que você comentou. Ele deixou na sala de TV no fds, que tem uns 15m² ou talvez um pouco mais, com as aletas viradas para cima. Cara... é outra vida.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2015, 10:16:04
Sou de Campinas também ... no verão do ano passado eu prometi que compraria um ar condicionado, porque perdi várias noites de sono por conta do calor insuportável...
O sol se põe virado pra parede do meu quarto ... era triste demais ...
Como moro em apartamento e não tinha como colocar nem split nem ar de janela, coloquei o portátil ...
Salvou minhas noites ... agora durmo muito bem, coberto inclusive...
Mas o macete de colocar o ac no puff e direcionar a vazão do ar uns 30cm sobre a cama foi fundamental pra refrescar bem o meu quarto.
O trabalho que dá de erguer aquele peso todo (30kg mais ou menos) pra colocar sobre o puff, encaixar o duto da saída de ar quente na janela, drenar a água de dentro do ar, são compensados quando vou dormir e o quarto está fresquinho ...
Mas o fato é:

SPLIT > AR DE JANELA > AR PORTÁTIL > CLIMATIZADOR >= VENTILADOR

Eu tive um climatizador anteriormente, colocava água gelada, gelo, nitrogênio líquido (brincadeira), mas não refrescava nada ...
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos