Autor Tópico: Experiência com Ar Condicionado Portátil  (Lida 12215 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Online: 14 de Janeiro de 2015, 09:09:25
Fala galera

Com este calor "armagedônico" que está estes dias no estado de SP, me vi obrigado a comprar um ar condicionado.
Como moro em um apartamento compacto, não planejado para instalação de aparelhos de ar condicionado, seja Split ou Embutido... fui obrigado a comprar um portátil.

Depois de muito pesquisar constatei que o aparelho indicado com melhores reviews foi o Olimpia Splendid PIU 12000 BTU ( 850w )



Sobre o barulho no começo estranha mas depois torna-se suportável, este PIU 12000 é um dos mais silenciosos e econômicos, pelo menos foi esta conclusão que cheguei depois de muito pesquisar.

Comprado, fui fazer os testes.

Em ambiente de 8m² a temperatura estava 28c caiu para 25c com o aparelho ligado por cerca de 1 hora... deixei ele então ligado a noite toda às 05:00 AM constava 23c

Em um ambiente de 22m² a temperatura estava 29,9C abaixou para 28,07c.

Todo o apartamento estava 100% fechado.

Na especificação do aparelho diz que suporta ambiente de 25m²... coisa que para mim não é verdade.

Eu já tinha lido sobre que os portáteis não chegam nem perto da performance dos Splits, porém não sabia que seriam tão ruim assim.

De qualquer forma uma diminuição de 5c para dormir neste calor infernal é aceitável, porém este aparelho possui um péssimo Custo x Benefício (R$ 2.200).

Alguém tem experiência com ar condicionado portátil?
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2015, 09:15:24 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2015, 10:39:06
Jesiel, estive conversando com amigos esses dias exatamente sobre isso. A única coisa que tenho aqui é um ventiladorzinho Arno de 30cm rsrsrsrs.

Não pesquisei a fundo, mas ouvi o pessoal falar bem do Pinguino da DeLongui, mas nada muito concreto como sua experiência relatada.

Vou acompanhar porque também tenho interesse.  :ok:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2015, 10:50:54
ja tentou colocar em um local mais alto pra ver se melhora?


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2015, 11:10:43
Então só encontrei gente metendo o pau no Pinguino da DeLongui, até um vendedor comentou comigo...kkk foi engraçado...rs...

O mais recomendado que achei foi o PIU 12000, questões de dimensões, barulho e potência.

Rafael, colocar o aparelho no alto?
Ele é um caixote de quase 30kg rs... creio que seja inviável ;-)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2015, 11:14:38
em uma cadeira de repente, imagino q melhorando a circulação do ar no ambiente se torne mais eficaz.
talvez usar um ventilador pra jogar o ar frio pra cima. :)


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2015, 11:30:55
Já trabalhei em alguns locais que usavam esse tipo de ar condicionado e minha humilde opinião é que eles não servem para nada, a não ser ventilar o ar. Só que bom ventilador você compra com R$100 e ainda economiza energia. Não recomendo a ninguém!

Vou te dar uma outra sugestão. Se o seu quarto não é vazado (a maioria não é) e, portanto, não tem circulação de ar, tente instalar dois exaustores, um no topo da parede para jogar fora o ar quente e um no pé da parede para puxar o ar para dentro. Não estou falando daqueles exaustores de banheiro não, que são extremamente barulhentos. Acho que o nome é exaustor Axial, tem alguns bem silenciosos e o consumo é baixo. Dois de 30mm devem ser suficientes para o seu caso. Procure um monofásico. São feios, mas com um acabamento em gesso dá para deixar menos feio. Coloque no acabamento uma tela antimosquito também. Já vi essa solução em locais de grande movimentação e o resultado foi satisfatório. À noite, então, a troca de ar promovida vai baixar bastante a temperatura interna. É uma solução barata.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


Renan Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2015, 12:40:45
Bom saber estava pensando em comprar um. pq ta fogo e la em casa não tenho onde instalar um split.
Nikon D7100
Nikon 35mm 1.8G - Nikon 50mm 1.8G - Nikon 55-200 4-5.6 VR
YN 560 III - YN560II - YN 603N


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2015, 13:22:25
Já trabalhei em alguns locais que usavam esse tipo de ar condicionado e minha humilde opinião é que eles não servem para nada, a não ser ventilar o ar. Só que bom ventilador você compra com R$100 e ainda economiza energia. Não recomendo a ninguém!

Vou te dar uma outra sugestão. Se o seu quarto não é vazado (a maioria não é) e, portanto, não tem circulação de ar, tente instalar dois exaustores, um no topo da parede para jogar fora o ar quente e um no pé da parede para puxar o ar para dentro. Não estou falando daqueles exaustores de banheiro não, que são extremamente barulhentos. Acho que o nome é exaustor Axial, tem alguns bem silenciosos e o consumo é baixo. Dois de 30mm devem ser suficientes para o seu caso. Procure um monofásico. São feios, mas com um acabamento em gesso dá para deixar menos feio. Coloque no acabamento uma tela antimosquito também. Já vi essa solução em locais de grande movimentação e o resultado foi satisfatório. À noite, então, a troca de ar promovida vai baixar bastante a temperatura interna. É uma solução barata.

Entendi, interessante.
Tenho um bom ventilador de teto Aliseu Terral, mas depende da temperatura tem um limite que não faz mais diferença.

Legal a ideia de troca de fluxo de ar...porém o prédio aqui não permite que se mexa em nenhuma parede, pois é de alvenaria estrutural.
Por isto mesmo me vi obrigado a comprar o portátil.

Sobre o climatizador da Consul, sim o ideal é ter fluxo de ar, mas quando eu coloco água gelada + gelo tenho a sensação que refresca mais... pode ser psicológico... nunca cheguei a medir e comparar a temperatura.

Ele é bom para dias com baixa umidade relativa do ar.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2015, 13:23:09 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2015, 14:58:55
Sendo bom ou ruim, esse PIÚ foi o único que tinha na Leroy perto de casa e já melhorou MUITO a temperatura dentro do meu forno... digo, apartamento.

Solução simples e rápida pra quem não tem tempo ou não quer quebrar o apto todo pra colocar splits.

Na minha opinião valeu o investimento, pois ele também pode servir como aquecedor no inverno, já que a temperatura vai de 16º até 30º.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2015, 15:44:54
Eu tenho dois Midea Tango em casa (http://www.mideadobrasil.com.br/pt/modelo/descricao/16/tango) e que funcionam muito bem. Eles ficam nos quartos, que devem ter cerca de 10m2 cada um. Dá para dormir de cobertor nesse inverno em São Paulo.

O que você está fazendo com a saída do ar quente? Normalmente estes aparelhos acompanham uma "régua" adaptadora para colocar na janela, e a vedação dessa saída é fundamental para o bom funcionamento do aparelho.
Alexandre Rodrigues


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2015, 21:15:41
Tenho um portátil da Consul de 12.000 btus, até agora usei ele menos que o esperado... Ele é grande, pesado, meio barulhento e demora para gelar ambientes maiores, a vantagem é que você pode instalar ele em qualquer cômodo da casa que tenha uma janela, não precisa gastar com instalação e quando o frio chegar pode tirar e guardar em algum canto da casa.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2015, 21:41:09
Realmente eles não tem um bom custo benefício. Por 2.200 reais dá para colocar um Split de 18.000 btu e se negociar bem ainda consegue a instalação.
Minha casa nova tem preparação para todos os cômodos. Só não coloquei porque estou zerado de grana.

Acabei optando em comprar um segundo climatizador da marca Midea (299 reais) que acho que vale mais a pena do que um ventilador convencional por ser menos barulhento, opções de programação, portátil e o ar ser mais geladinho (uso sem adicionar água no reservatório).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2015, 00:49:33
Eu tenho um Piu desses, mas comprei o meu em 2011, paguei 1560 na época.

Eu gosto muito dele, uso no meu escritório, que mede 3,5x3,5m. Aqui ele consegue gelar bem, não cheguei a medir a temperatura, mas nesses dias de inferno em SP, ele abaixa a temperatura a ponto de incomodar (de frio).

Mas o meu, faz MUITO barulho, quando está gelando. Um barulho de motor de geladeira amplificado. Tipo, não dá pra dormir com ele ligado no mesmo ambiente (não sei se daria em um lugar maior).

Realmente split é muito melhor, mas não é todo mundo que tem como instalar um (aqui no meu apartamento só dá pra ter ar portátil).


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2015, 01:25:57
eu tenho um Pinguino da DeLongui e é a mesma coisa. Gela um quarto bem, mas qualquer coisa maior que um quarto já não rola não.....
e é um saco ficar colocando água nele. Dá pra usar sem água, mas não é a mesma coisa.
Sony A7II - Nikon D810


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2015, 01:41:37
No caso do Piu, não precisa drenar a água (isso é legal), ele se vira pra eliminar a água.

Quanto ao barulho... eu instalei um app de medição de som no telefone dias atrás, e óbvio que não é algo confiável nem nada, mas, o ar ligado no talo ficou em 75dB, pra efeito de comparação, o escritório só com o PC deu 50dB e com um climatizador ligado (com a função umidificar) no máximo deu 65dB, claro que os valores são provavelmente incorretos, mas dá pra ter +/- uma idéia de "proporção de ruído"...