Autor Tópico: Foto do Sol  (Lida 2189 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2013, 17:19:20
Valeu ferdu!

Foi pelo final da tarde, pelas 17h30min +-, considerando que estamos no horário de verão e sou do sul do Brasil, o sol estava relativamente alto ainda. Quero tentar repetir a mesma foto no por-do-sol pra ver se consigo algo diferente.

show! estarei esperando vc postar esta outra. :D

Será que se fotografar sem filtro pode danificar o sensor?


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2013, 17:38:29
show! estarei esperando vc postar esta outra. :D

Será que se fotografar sem filtro pode danificar o sensor?

Já li opiniões diversas sobre apontar a câmera pro sol e fotografar, não sei te dizer com certeza se tem risco, a orientação do manual normalmente é "evite".

Usando a DSLR teoricamente não teria problema porque é muito pouco o tempo que o sensor ficaria exposto, já usando o modo live view teria um risco maior.

No meu caso eu usei o live view pra fazer a foto com o filtro na frente, isso porque tem que se ter muito cuidado com filtros ND, a grande maioria não filtra os raios infra vermelhos, então olhar diretamente para o sol através de um filtro ND pode causar danos permanentes na retina, apesar de vc não sentir dor.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


FelipeVieira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:24:05
Já li opiniões diversas sobre apontar a câmera pro sol e fotografar, não sei te dizer com certeza se tem risco, a orientação do manual normalmente é "evite".

Usando a DSLR teoricamente não teria problema porque é muito pouco o tempo que o sensor ficaria exposto, já usando o modo live view teria um risco maior.

No meu caso eu usei o live view pra fazer a foto com o filtro na frente, isso porque tem que se ter muito cuidado com filtros ND, a grande maioria não filtra os raios infra vermelhos, então olhar diretamente para o sol através de um filtro ND pode causar danos permanentes na retina, apesar de vc não sentir dor.

Galera não esqueçam que ao focar o sol você está fazendo que toda a imagem se concentre em um ponto (sensor). É como pegar uma lupa e usar o sol pra queimar uma folha seca, todo mundo já brincou disso quando criança. =P Por este motivo o manual não recomenda apontar a camera pro sol.

E lembrando que mesmo que o tempo de exposição seja bem pequeno (frações de segundo), é muito fácil danificar o obturador da câmera, pois é uma lâmina muito fina de metal preto.

Então se forem realizar, prefiram o sol da manhã ou do final da tarde e evitem o sol do meio dia ou próximo disso.

Desculpe, ressucitar um tópico antigo, mas gostaria de alertar futuros leitores deste tópico.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 16:27:41 por FelipeVieira »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2015, 16:34:47
Impressionante!

Juro que pensei que fosse sujeira no sensor  :hysterical: :hysterical:

brincadeira, ficou muito top! Você é bem corajoso!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."