Autor Tópico: Levar DSLR no Rio de Janeiro, é perigoso?  (Lida 9402 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2015, 19:58:48
Sou carioca, moro atualmente no interior de SP e pretendo passear no Rio em breve.
Não tenho coragem de andar com minha Olympus no Rio.
Comprei uma analógica Pentax PZ10, para usar quando voltar à minha terra natal.
Se roubarem, o prejuízo é baixo.
E dá pra fazer fotos tão boas com analógica quanto com uma digital..

Sim Gustavo, faz de boa....

Você deve informar o número de série e o valor dela, pode ser o valor que você comprou ou o atual valor de mercado, porque se houver sinistro o que eles vão pagar é o valor dela mais barato que tiver no mercado.

Mas é sempre bom ver direito com o corretor e formular as perguntas de forma clara quanto a isso, porque não pode haver dúvidas. :ok:
Fábio Pedro.


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2015, 20:53:30
Sim Gustavo, faz de boa....

Você deve informar o número de série e o valor dela, pode ser o valor que você comprou ou o atual valor de mercado, porque se houver sinistro o que eles vão pagar é o valor dela mais barato que tiver no mercado.

Mas é sempre bom ver direito com o corretor e formular as perguntas de forma clara quanto a isso, porque não pode haver dúvidas. :ok:
Show. Vou pedir uma cotação a ele. Obrigado!


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2015, 13:45:29
Porto Seguro.

Mas meu intermediário é a kertzmann: http://kertzmann.com.br/2013/

O meu corretor é o Diogo: diogo@kertzmann.com.br

Faz o pedido de orçamento do seguro de equipamento fotográfico no site, explicando que é só para um período de X a Y e que vai ser no Rio de Janeiro, depois passa tudo descrito que for levar e o preço de nota fiscal se tiver, se não tiver, dá o valor atual de mercado.

Importante é passar o serial de tudo, corpo de câmera, lentes, serial do Flash, tudo! até tripé se for levar.

Descreve por exemplo assim:

01 Lente Nikkor 50mm 1.8G Serial nº 12345678
01 Corpo Nikon D800 Serial nº 87654321

Depois de ter feito isso passa um e-mail para o Diogo avisando que vocè pediu um orçamento através do email tal, ai passa o email que voce cadastrou no orçamento, GERALMENTE ele olha no mesmo dia e no dia seguinte ele te manda o orçamento.

É dessa forma que eu agilizo meu seguro com eles! :ok:

Oi, Fábio!

Me tire uma dúvida...
Eu mandei meus dados e fotos do meu equipamento para esse corretor já faz algumas semanas e ainda não fui respondida... costuma demorar assim mesmo?
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2015, 13:46:36 por Sabrinab »
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 20 de Janeiro de 2015, 18:39:22
Oi, Fábio!

Me tire uma dúvida...
Eu mandei meus dados e fotos do meu equipamento para esse corretor já faz algumas semanas e ainda não fui respondida... costuma demorar assim mesmo?
Oi, Sabrina, não deveria demorar não...

Porém lhe pergunto, você PRIMEIRO, preencheu os dados nessa página?: http://kertzmann.com.br/2013/cotacoes

Acho que tudo começa por ela e logo em seguida você envia um e-mail avisando que já fez o pedido via formulário.

Te falo isso porque foi assim que eu fiz e fui atendido muito rapidamente, uma sugestão?, Envie outro e-mail avisando que já enviou os dados e diga que tem certa urgência e segurar o equipamento! :ok:

Algo ele tem que te responder, nem que seja para dizer que já viu e que tem que aguardar a avaliação.
Fábio Pedro.


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 20 de Janeiro de 2015, 19:15:07
Oi, Sabrina, não deveria demorar não...

Porém lhe pergunto, você PRIMEIRO, preencheu os dados nessa página?: http://kertzmann.com.br/2013/cotacoes

Acho que tudo começa por ela e logo em seguida você envia um e-mail avisando que já fez o pedido via formulário.

Te falo isso porque foi assim que eu fiz e fui atendido muito rapidamente, uma sugestão?, Envie outro e-mail avisando que já enviou os dados e diga que tem certa urgência e segurar o equipamento! :ok:

Algo ele tem que te responder, nem que seja para dizer que já viu e que tem que aguardar a avaliação.

Eu mandei um email direito para a ketzman pedindo o orçamento e me responderam rápido sim, me enviaram a proposta e devolvi prontamente com as fotos do equipamento e meus dados, inclusive dados bancários para débito em conta...
Me responderam dizendo que eu receberia a apólice via correio para assinatura, já faz quase um mês isso...
Hoje consultei minha conta e verifiquei que o desconto do valor já até foi feito no dia 14/01...rs
Eles descontam sem o cliente ter assinado a apólice mesmo?
Fiquei espantada....  :eek:
Amanhã vou ligar lá pra esclarecer tudo....
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2015, 19:16:27 por Sabrinab »
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #20 Online: 21 de Janeiro de 2015, 10:14:01
Eu mandei um email direito para a ketzman pedindo o orçamento e me responderam rápido sim, me enviaram a proposta e devolvi prontamente com as fotos do equipamento e meus dados, inclusive dados bancários para débito em conta...
Me responderam dizendo que eu receberia a apólice via correio para assinatura, já faz quase um mês isso...
Hoje consultei minha conta e verifiquei que o desconto do valor já até foi feito no dia 14/01...rs
Eles descontam sem o cliente ter assinado a apólice mesmo?
Fiquei espantada....  :eek:
Amanhã vou ligar lá pra esclarecer tudo....
É assim mesmo a apólice demora a chegar e não precisa assinar nada, eu pelo menos nunca assinei, mas o contrato já está valendo a partir do dia em que debitou da sua conta.

Todas as minhas renovações e inclusões foram assim, eu enviei os dados, paguei com BOLETO(minha garantia), e a apólice demorou a chegar.

O que eu recebia antecipadamente era um arquivo pdf da apólice que é o mesmo documento que chega firmado por eles com a vigência e tudo. :ok:
Fábio Pedro.


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 21 de Janeiro de 2015, 10:19:28
É assim mesmo a apólice demora a chegar e não precisa assinar nada, eu pelo menos nunca assinei, mas o contrato já está valendo a partir do dia em que debitou da sua conta.

Todas as minhas renovações e inclusões foram assim, eu enviei os dados, paguei com BOLETO(minha garantia), e a apólice demorou a chegar.

O que eu recebia antecipadamente era um arquivo pdf da apólice que é o mesmo documento que chega firmado por eles com a vigência e tudo. :ok:

Pois é, eu nem isso recebi até agora...
Obrigada pela ajuda, vou ligar lá pra cobrar minha apólice!!!  :ok:
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #22 Online: 21 de Janeiro de 2015, 14:04:57
Fora o problema material, tem o risco físico de sofrer violência na subtração do bem.
SP e RIO, é dar sorte para o azar andar desfilando com DSLR sozinho.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Janeiro de 2015, 14:06:05
Sem querer ser estraga prazeres , eu moro no Rio há cerca de 40 anos , entre indas e vindas e pelo mru conhecimento do Rio DE MODO ALGUM eu levaria uma DSLR em lugar nenhum . MESMO COM SEGURO  , voce se arrisca demais a se aborrecer . INFELIZMENTE é a realidade  :aua:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Janeiro de 2015, 14:08:49
Em SP tenho um grupo de amigos que saimos para fotografar , somos 7 no total . Nunca tivemos problemas . No RJ não adianta nem mesmo andar em grupo , porque a bandidagem TAMBÉM só anda em grupos ....
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 21 de Janeiro de 2015, 16:01:51
Se vc mantiver a câmera na sacola até chegar aos pontos turísticos não terá problemas. O povo por aqui está bastante paranoico, com razão, mas é só usar o bom-senso e não ficar ostentando câmera ou sacolas de equipo de foto que vc não chama a atenção.  :ok:



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Janeiro de 2015, 18:20:34
Sem querer ser estraga prazeres , eu moro no Rio há cerca de 40 anos , entre indas e vindas e pelo mru conhecimento do Rio DE MODO ALGUM eu levaria uma DSLR em lugar nenhum . MESMO COM SEGURO  , voce se arrisca demais a se aborrecer . INFELIZMENTE é a realidade  :aua:

Com todo o respeito pelo colega que mora no Rio há 40 anos, acho um pouco exagerado o comentário.

Perigoso é estar vivo! Você pode morrer a qualquer momento!

É claro que é perigoso dar sopa pro azar. No Rio de Janeiro, em São Paulo e até em cidades menores. Mas daí a dizer que é perigoso levar uma DSLR para o Rio, é um pouco exagerado.

Moro em São Paulo e também conheço bem os perigos desta cidade. Não levaria minha DSLR em "qualquer" lugar a qualquer horário. Minha filha mora no Rio e tenho estado com frequência por lá. Nas duas ultimas vezes inclusive, com minha DSLR dentro da mochila + lente 70-200mm + lente 35mm + Camera Sigma DP-2 + Camera Sony RX-100. Obviamente não fiquei dando sopa em Copa à noite, ou mesmo no aterro em qualquer horário. Alí os caras roubam bike o dia inteiro. Mas você ir ao Cristo, ao Pão, etc...não vejo nenhum problema.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, 18:21:27 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #27 Online: 21 de Janeiro de 2015, 18:33:52
Em qualquer lugar do mundo tem roubo... tem é que saber andar na rua! ;)

O que não pode é facilitar, foi até bem dito aqui: "ficar ostentando câmera", até mesmo se voce ficar andando com carteira e/ou celular na mão, vem uma das sementinhas do mal, te rouba e sai correndo feito capivara...
Fábio Pedro.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Janeiro de 2015, 19:37:52
Em qualquer lugar do mundo tem roubo... tem é que saber andar na rua! ;)

O que não pode é facilitar, foi até bem dito aqui: "ficar ostentando câmera", até mesmo se voce ficar andando com carteira e/ou celular na mão, vem uma das sementinhas do mal, te rouba e sai correndo feito capivara...
Me desculpe, Fábio.
Em BH você pode andar com sua Câmera, no centro e fotografar o que quiser. Principalmente durante o dia.
A possibilidade de assalto está dentro do aceitável.
No RJ (Que eu acho lindo e, inclusive, tenho um irmão carioca) isso não é, infelizmente, mais possível.
Simples assim.
Vai tomar "pulão", em plena Copacabana.  :( :( :(
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #29 Online: 21 de Janeiro de 2015, 21:59:09
Me desculpe, Fábio.
Em BH você pode andar com sua Câmera, no centro e fotografar o que quiser. Principalmente durante o dia.
A possibilidade de assalto está dentro do aceitável.
No RJ (Que eu acho lindo e, inclusive, tenho um irmão carioca) isso não é, infelizmente, mais possível.
Simples assim.
Vai tomar "pulão", em plena Copacabana.  :( :( :(

Isso é falta de informação cansei de andar em Copa e nunca fui assaltado, já ví pivete correndo, mas nunca fui vítima e se engana em dizer que em BH o índice de roubo é menor...porque nos sinais, principalmente ali perto de onde fica a rodoviária tem roubo pacas...fui lá em Setembro de 2014 e a primeira coisa de que fui alertado era pra isso, porém como de se esperar não fui assaltado...

Fui a Ouro Preto e fui alertado sobre os usuários de droga(Crack) que ficam por lá enganando turista dizendo que tem mina ali perto e tal....eles te levam em uma mina falsa e te roubam lá dentro...e isso não aconteceu comigo, fui na Mina do Chico Rei e o administrador de lá é quem me deu esse toque e ele me viu andando por lá em Ouro preto com a câmera a tira colo....voltei cheio de fotos e com a câmera e não esbarrei em 2 dias com nehum cracudo.

Lord isso é relativo....não é receita certa do tipo pisou ali vai ser roubado na certa...não é assim....a população anda muito assustada com tudo que ouve e vê e acaba perdendo o senso de realidade...

Como eu disse o que vale é ser esperto e não dar mole....em canto nenhum do planeta...
Fábio Pedro.