Autor Tópico: Levar DSLR no Rio de Janeiro, é perigoso?  (Lida 9458 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Janeiro de 2015, 22:35:12
É só não ficar em destaque com o equipamento no meio da rua, pois nos pontos turísticos é muito difícil acontecer. Venha tranquilo e discreto que não vai "tomar pulão dos mano, meu..."  :)


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 21 de Janeiro de 2015, 23:50:48
Claro que a decisão de levar camera ou não é do colega, mas se quiser minha humilde opinião... eu levaria, CLARO. Um lugar icônico como o Rio, eu não ia perder a chance de levar equipamento e principalmente usá-lo.

Enfim, a última vez que fui ao Rio foi em 2006, levei camera e fiquei andando o tempo todo com ela, dentro da mochila. Não sei o quanto mudou de lá pra cá, mas me pareceu muito tranquilo (zona sul e pontos turísticos), muito mesmo, mais até que SP. A Barra então, era como se fosse cidade do litoral de SP (da época). O único lugar que eu achei perigoso na época era a rodoviária e adjacências, de resto...

Aqui em SP eu não vejo problemas em andar com uma DSLR em lugar algum. Claro que, não vá querer andar com uma D800 com uma 24-70 f2.8 pendurada no pescoço. Mas dentro de uma mochila, sério, não tem lugar que não possa levar uma.

Recentemente fui vítima de uma tentativa de assalto na rua Barão de Itapetininga, no centro de SP. Eu tava com uma camera na mão tirando foto, bem estilo bobo alegre. Não deu outra, um nóia veio querendo que eu desse dinheiro (e não a camera, ele queria monies e só), eu não dei e saí correndo... provavelmente se eu não estivesse todo vacilão, nem ia saber da existência do fulano e ia tranquilo pra casa.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, 23:51:24 por lsd »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 22 de Janeiro de 2015, 00:27:50
Isso é falta de informação cansei de andar em Copa e nunca fui assaltado, já ví pivete correndo, mas nunca fui vítima e se engana em dizer que em BH o índice de roubo é menor...porque nos sinais, principalmente ali perto de onde fica a rodoviária tem roubo pacas...fui lá em Setembro de 2014 e a primeira coisa de que fui alertado era pra isso, porém como de se esperar não fui assaltado...
Engano seu, Fábio.
A Rodoviária de BH é no início da da Avenida Afonso Pena. Há um posto policial na praça, bem diante da Rodoviária. Não existe assaltos ali. Pelo menos durante o dia.
ATRÁS da Rodoviária é Zona Boêmia. Aí também é querer demais.
Cinco quarteirões depois da Rodoviária é a Praça Sete. Pode fotografar à vontade. Tenho centenas de fotos lá.
Savassi, Pampulha, Praça da Liberdade, Parque das Mangabeiras, Zoo, etc... Já fiz centenas de fotos, cenetnas de vezes. Pode perguntar a qualquer forista de BH. E eu saio geralmente sozinho. A sensação de segurança é completamente diferente.
Novamente: Eu adoro o RJ. E sinto muito por ter se tornado um lugar tão arriscado.
 ;)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 22 de Janeiro de 2015, 00:34:07
Aliás, ressalto: O problema nem é tanto a perda da Câmera, apesar do inconveniente financeiro.
É a agressão e a humilhação do fato acontecer em plena luz do dia, ao lado de um policial ou multidão e isso ser considerado "Normal". O Centro de BH não facilita a vida dos Ladrões. Eles não tem "Para onde correr". É meio impensável um ladrão sair correndo pela Afonso Pena com sua Câmera, bem no meio do dia. Em Copacabana não é.
Infelizmente.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #34 Online: 22 de Janeiro de 2015, 10:17:27
Bom Lord, isso nos levaria a mais debate do tipo: Bolacha ou Biscoito...

Só recomendo as pessoas visitantes aqui ou em qualquer lugar do mundo: Não saia ao sabor da sorte achando que não vai acontecer porque PODE SER que aconteça.

É mais ou menos quando se vai alugar ou comprar uma casa e você procura saber com os vizinhos se o bairro é tranquilo e quais são os problemas, e depois de saber de tudo, ai você faz a sua escolha e a base de sua escolha é quem determina o que acontece ou não.

Então é obrigação da pessoa se informar, e de posse de tal informação, tomar as medidas necessárias para minimizar algum ato de desagrado.
Fábio Pedro.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #35 Online: 22 de Janeiro de 2015, 10:45:58
Fui para Belo Horizonte em 2011 e fiquei hospedado no hotel Othon (em frente a um grande parque com uma placa do Atlético Mineiro).
Liguei para o hotel antes de sair de SP, perguntando se era seguro andar com câmera "grande", e a recomendação foi a de levar uma compacta, pois existia o risco real de ser assaltado ou furtado, mesmo na região da Savassi ou Pq da Independência. Obviamente, achei bem mais sossegado do que Rio e SP.
Na segunda vez, idem...fui em 2013 para assistir a um jogo da Copa das Confederações no Mineirão (Japão x México). Sorte q não levei minha DSLR...colocavam os torcedores num busão coletivo, cheio de gente achando q eu era estrangeiro. Dentro do estádio foi sussa (com dezenas de policiais)...rs

No Rio eu levei a DSLR pois fui pela CVC, com roteiro definido e praticamente saimos em grupo grande. Corcovado e Pão de Açúcar foi sem problemas. A van buscava o pessoal no hotel e seguimos para os pontos. Quando ia pras praias, deixava tudo de valor no hotel, seguindo a recomendação de conhecidos, da agência de turismo e do gerente do hotel.

SP tem regiões de pouco risco, moderados e os de alto risco. Andar sozinho ou em dupla pelo centro com uma câmera pendurada no pescoço é pedir pra ser assaltado. Mas andar na rua Jorge Miranda nas mesmas condições, a chance de ser assaltado é de menos de 0,1% (é a rua do batalhão da ROTA)...rs



lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.040
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 22 de Janeiro de 2015, 10:59:29
Eu não acho seguro andar perto da Rota não! :shock:

Eu andaria com camera dentro da mochila... até sacaria a camera pra tirar fotos, mas não acho seguro ali não!!!!!

"lugar seguro", muitas vezes depende da nossa conduta...

E tipo tem lugares em que vc provavelmente vai ser vítima de assalto, com camera ou não. Depende do dia, horário, e da sua cara/roupa (principalmente).

Mas isso é meio óbvio...

Aqui em SP, tem uma região muito feia, que é a parte de baixo do Minhocão.

Provavelmente muita gente não tem muita coragem de andar ali a pé (sem camera mesmo). E de fato, tem horas e trechos que é sinistro.

Mesmo assim eu sempre vejo uns loucos com DSLR na mão tirando foto por lá, de dia e de noite. Eu mesmo já fiz isso. Na época da copa então, tinha MUITA gente.

Fora isso eu noto que em alguns lugares tem um "clima de assalto". Tipo a praia lotada. Fica o vagabundo na pilha de roubar qualquer coisa, e as pessoas da praia apreensivas mesmo sem motivo. Dai mesmo que não aconteça nada, provavelmente a pessoa não relaxa. E se relaxar, pode vir a perder alguma coisa. Em vários lugares aqui de SP tem esse "clima", vc fica meio que já esperando a coisa acontecer...


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 22 de Janeiro de 2015, 12:19:22
Bom Lord, isso nos levaria a mais debate do tipo: Bolacha ou Biscoito...

Só recomendo as pessoas visitantes aqui ou em qualquer lugar do mundo: Não saia ao sabor da sorte achando que não vai acontecer porque PODE SER que aconteça.

É mais ou menos quando se vai alugar ou comprar uma casa e você procura saber com os vizinhos se o bairro é tranquilo e quais são os problemas, e depois de saber de tudo, ai você faz a sua escolha e a base de sua escolha é quem determina o que acontece ou não.

Então é obrigação da pessoa se informar, e de posse de tal informação, tomar as medidas necessárias para minimizar algum ato de desagrado.
Aí eu concordo.
Precaução nunca é demais.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #38 Online: 22 de Janeiro de 2015, 14:12:35
Eu não acho seguro andar perto da Rota não! :shock:

Eu andaria com camera dentro da mochila... até sacaria a camera pra tirar fotos, mas não acho seguro ali não!!!!!


Concordo, mas precisa prestar atenção a uma informação: o batalhão da ROTA ocupa quase um quarteirão inteiro. A rua João Teodoro é perigosa, pois não tem nenhuma entrada. Já a rua paralela (a Jorge Miranda) é muito mais segura, com 3 guaritas ao longo do quarteirão. Estudei lá no Liceu (que fica ao lado). Praticamente 5 anos frequentando esta rua, jamais ouvi relatos de roubos.
Quando ocorria alguma briga entre alunos, em 10 segundos já tinha policial separando...rs
Obviamente q o risco existe...mas era o único local que eu poderia falar ao celular, andar com um iPod, tênis caro e relógio, q nunca ninguém me incomodou.


Guilherme Ambrosio

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 22 de Janeiro de 2015, 14:48:25
Bem, eu sempre ando com a câmera na mochila, mas sempre olho em volta e só tiro da bolsa em locais fechados, seguros ou que me facilite acesso a algum estabelecimento em que possa me abrigar caso perceba atividade suspeita. Só me sinto seguro em fazer street em grupos grandes.

Nunca tiro a câmera no Centro do Rio, nas praias da Zona Sul ou nas ruas da periferia. Street só do carro!

No dia 12/12/13 às 23:20H fui abordado por quatro atupadsohlif, dois em duas motos e uma pistola apontada pra minha cara. Estava esperando o ônibus, voltando pra casa, só pediram a mochila. Minha 5D Coroa, cordão, anel, pulseira, celular, carteira, identidade militar... tudo na mochila (sem seguro).

Estava no lugar errado, na hora errada. Morei 15 anos naquele lugar e nunca vi nada do tipo. Tiveram uma boa surpresa mais tarde ao encontrarem a câmera. Espero que ela tenha ido parar nas mãos de algum jovem de alguma favela e que a fotografia o ajude a não cometer os mesmos erros dos caras que levaram.

Quanto aos quatro que me abordaram, espero que cada um receba o que merece.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

Mateus 6:22


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 22 de Janeiro de 2015, 15:04:11
A mochila dá uma certa falsa sensação de segurança.
Onde vocês acham que o ladrão acha que o cara todo arrumadinho guarda seus valores?  8-) 8-) 8-)
Parece que ladrão é bobo.  :) :) :)
Mochila, para o homem, é igual bolsa, para a mulher.
Chamam a atenção e instiga o ladrão.  ;)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 15:07:48 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Guilherme Ambrosio

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 22 de Janeiro de 2015, 15:12:26
Leve sua DSLR no saco do Guanabara, mas não esqueça de colocar outra por baixo pra dar aquela reforçada!

Prontinho! Quem precisa de Lowepro?
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

Mateus 6:22


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 23 de Janeiro de 2015, 18:34:41
Neste caso a apólice já está valendo. Débito em conta deste modo eu não faço de modo algum... Prefiro boleto...
JVc.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #43 Online: 25 de Janeiro de 2015, 09:33:23
Vou dar uns pequenos pitacos. É que minha formação é em Direito. E atuo, de certa forma, no sitema repressor, de segurança. Não quero dar mais detalhes.

Primeiro: cuidado com a falsa sensação de segurança, não só da mochila. Muitas vezes você está em um lugar bem policiado, seguro, mas é observado e seguido, ou "marcado" (o observador da a dica ao parceiro". Quando você estiver em um lugar menos policiado, pode vive a ser abordado e "perder"...


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #44 Online: 25 de Janeiro de 2015, 09:37:19
Segundo: se a apólice lhe der cobertura contra roubo (apenas roubo) não cobrirá furto. Se der contra furto e roubo (nem sei se existe) não cobrirá o golpe descrito antes, de se oferecer para tirar a foto e se mandar com o equipamento: isso é apropriação indébita, porque a posse inicial foi legítima.

Em síntese: apólices devem ser interpretadas restritivamente!
Cuidado com elas, portanto.