Autor Tópico: Levar DSLR no Rio de Janeiro, é perigoso?  (Lida 9400 vezes)

thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Janeiro de 2015, 20:27:58
Caros amigos cariocas (ou não) do MF, terça-feira irei viajar pela primeira vez à cidade do Rio de Janeiro, e pretendia levar minha D7100. Porém já ouvi e li sobre muitos assaltos em diversos pontos da cidade, em vários horários.

Assim, como não tenho seguro na câmera (e não pretendo fazê-lo) gostaria de pedir a opinião de vocês, se acham por experiência própria se há muito perigo e tal.

Não pretendo fazer street photography, apenas utilizar a câmera nos pontos turísticos principais, Cristo, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, etc.

A ideia é levar apenas a D7100 com a 35 1.8 que fica um kit não tão grande e chamativo (penso eu).

Desde já agradeço pela atenção!  :worship:  :ok:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2015, 20:36:33
Acredito que ficando nos pontos turísticos principais, não terá problemas, pq tem muita gente fotografando nesses lugares com DSLRs e são lugares normalmente cheios e com mais segurança.

Se não vai fazer street, nem fazer fotos nas orlas das praias, acho que não terá problemas não.


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2015, 22:24:07
Nos lugares que você citou o risco de assalto é menor, porém tem que ficar ligado, procurar ficar no meio do povo...rs
Não aconselho em praias como Copabana, Arpoador e etc...  :eek:

Veja bem vindo ao Rio de Janeiro!!!  :D
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2015, 22:32:23
thiagomb, eu sou carioca mas não moro no RJ.

Quando vou ao RJ, SP ou qualquer lugar, considerado perigoso, em resumo, qualquer lugar. Utilizo de uma bolsa jeans, bem surrada, toda desbotada, que não lembra em nada equipamento fotográfico. Rapidinho, tiro a foto, recoloco na bolsa e saio andando, me misturado, para não dar bandeira. Cristo, Jardim e Pão, são tranquilos, quando dentro, o problema é o acesso.
Bom passeio e "toda atividade é pouca".
Abraço


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2015, 01:06:30
Não pretendo fazer street photography, apenas utilizar a câmera nos pontos turísticos principais, Cristo, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, etc.


Pão de açucar, J. botanico, Cristo Redentor, Parque da Catacumba (Lagoa)  são bem tranquilos.
Em Copacabana, tem duas fortalezas 100% seguras, o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias (que fica no Leme, no alto de um morro). Na Urca tem o Forte e lá dentro tem a Fortaleza de S. João, muito legal.
Na Urca (praia Vermelha) tem a pista Cláudio Coutinho que é em área Militar também, 100% segura.

Vista Chinesa só de carro, com gente que saiba andar por lá, pois tem meio milhão de bifurcações e é fácil de se perder.


Eu pensaria duas vezes no caso das praias, principalmente final de semana no Arpoador/Copa/Ipanema. Nas praias da Barra é mais tranquilo.

Evite o Aterro do Flamengo. Não aconselho a Floresta da Tijuca.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:29:22
Além de tudo que foi dito ai pra voce sobre lugares....se liga também em muita gentileza, do tipo: "Deixa eu fazer uma foto sua com sua câmera!"

Mesmo EU sendo carioca alguns espertos vem com essa achando que sou de fora >:(

O grande erro nisso não é só na pessoa em sí mas em quem tá envolta e voce não tá vendo, e fica só esperando pra dar o bote....e claro, voce nunca vai ter certeza se a pessoa "tão prestativa", tá macomunada ou não com o bandido.

Já ví roubarem compactas assim no centro do Rio e até celulares em locais de praia.

Fica esperto! :ok:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:31:08
Existe a modalidade de seguro de equipamento em caso de viagem, é muito barato e cobre tudo em caso de ROUBO, e depois do período contratado não tem mais vínculo :ok:
Fábio Pedro.


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:34:16

Pão de açucar, J. botanico, Cristo Redentor, Parque da Catacumba (Lagoa)  são bem tranquilos.
Em Copacabana, tem duas fortalezas 100% seguras, o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias (que fica no Leme, no alto de um morro). Na Urca tem o Forte e lá dentro tem a Fortaleza de S. João, muito legal.
Na Urca (praia Vermelha) tem a pista Cláudio Coutinho que é em área Militar também, 100% segura.

Vista Chinesa só de carro, com gente que saiba andar por lá, pois tem meio milhão de bifurcações e é fácil de se perder.


Eu pensaria duas vezes no caso das praias, principalmente final de semana no Arpoador/Copa/Ipanema. Nas praias da Barra é mais tranquilo.

Evite o Aterro do Flamengo. Não aconselho a Floresta da Tijuca.

Muito bem lembrado...
Esses lugares na Urca são lindíssimos...  :ok:
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2015, 19:54:24

Pão de açucar, J. botanico, Cristo Redentor, Parque da Catacumba (Lagoa)  são bem tranquilos.
Em Copacabana, tem duas fortalezas 100% seguras, o Forte de Copacabana e o Forte Duque de Caxias (que fica no Leme, no alto de um morro). Na Urca tem o Forte e lá dentro tem a Fortaleza de S. João, muito legal.
Na Urca (praia Vermelha) tem a pista Cláudio Coutinho que é em área Militar também, 100% segura.

Vista Chinesa só de carro, com gente que saiba andar por lá, pois tem meio milhão de bifurcações e é fácil de se perder.


Eu pensaria duas vezes no caso das praias, principalmente final de semana no Arpoador/Copa/Ipanema. Nas praias da Barra é mais tranquilo.

Evite o Aterro do Flamengo. Não aconselho a Floresta da Tijuca.

Obrigado pelas dicas, com certeza serão da maior utilidade!  :clap:

Existe a modalidade de seguro de equipamento em caso de viagem, é muito barato e cobre tudo em caso de ROUBO, e depois do período contratado não tem mais vínculo :ok:


Vou dar uma olhada nisso, achei bem interessante! Valeu pelo toque.

Obrigado a todos pelas dicas preciosas.  :worship: :D


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2015, 19:58:33
Existe a modalidade de seguro de equipamento em caso de viagem, é muito barato e cobre tudo em caso de ROUBO, e depois do período contratado não tem mais vínculo :ok:

Poderia citar alguma seguradora que faça esse serviço?


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2015, 23:04:44
Poderia citar alguma seguradora que faça esse serviço?
Porto Seguro.

Mas meu intermediário é a kertzmann: http://kertzmann.com.br/2013/

O meu corretor é o Diogo: diogo@kertzmann.com.br

Faz o pedido de orçamento do seguro de equipamento fotográfico no site, explicando que é só para um período de X a Y e que vai ser no Rio de Janeiro, depois passa tudo descrito que for levar e o preço de nota fiscal se tiver, se não tiver, dá o valor atual de mercado.

Importante é passar o serial de tudo, corpo de câmera, lentes, serial do Flash, tudo! até tripé se for levar.

Descreve por exemplo assim:

01 Lente Nikkor 50mm 1.8G Serial nº 12345678
01 Corpo Nikon D800 Serial nº 87654321

Depois de ter feito isso passa um e-mail para o Diogo avisando que vocè pediu um orçamento através do email tal, ai passa o email que voce cadastrou no orçamento, GERALMENTE ele olha no mesmo dia e no dia seguinte ele te manda o orçamento.

É dessa forma que eu agilizo meu seguro com eles! :ok:
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 23:05:37 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2015, 20:19:56
Porto Seguro.

Mas meu intermediário é a kertzmann: http://kertzmann.com.br/2013/

O meu corretor é o Diogo: diogo@kertzmann.com.br

Faz o pedido de orçamento do seguro de equipamento fotográfico no site, explicando que é só para um período de X a Y e que vai ser no Rio de Janeiro, depois passa tudo descrito que for levar e o preço de nota fiscal se tiver, se não tiver, dá o valor atual de mercado.

Importante é passar o serial de tudo, corpo de câmera, lentes, serial do Flash, tudo! até tripé se for levar.

Descreve por exemplo assim:

01 Lente Nikkor 50mm 1.8G Serial nº 12345678
01 Corpo Nikon D800 Serial nº 87654321

Depois de ter feito isso passa um e-mail para o Diogo avisando que vocè pediu um orçamento através do email tal, ai passa o email que voce cadastrou no orçamento, GERALMENTE ele olha no mesmo dia e no dia seguinte ele te manda o orçamento.

É dessa forma que eu agilizo meu seguro com eles! :ok:
Essa seguradora faz sem nota fiscal de boa? Comprei alguns equipos sem nota no final do ano...


AurelioSJC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2015, 11:00:07
Sou carioca, moro atualmente no interior de SP e pretendo passear no Rio em breve.
Não tenho coragem de andar com minha Olympus no Rio.
Comprei uma analógica Pentax PZ10, para usar quando voltar à minha terra natal.
Se roubarem, o prejuízo é baixo.
E dá pra fazer fotos tão boas com analógica quanto com uma digital..


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2015, 11:44:10
Fui ao RJ ano passado.
Apesar de já ter residido lá, é incrivelmente inseguro.
Fui alertado por pessoas de lá, várias vezes.
Você simplesmente não se sente bem, com uma Câmera nas mãos.
Acabei usando uma Olympus OM4 e uma Zuiko 35mm.
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


AurelioSJC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2015, 11:47:29
Fui ao RJ ano passado.
Apesar de já ter residido lá, é incrivelmente inseguro.
Fui alertado por pessoas de lá, várias vezes.
Você simplesmente não se sente bem, com uma Câmera nas mãos.
Acabei usando uma Olympus OM4 e uma Zuiko 35mm.

Mesmo estando com uma mochila velha, há o risco de levarem.